Uma vida mais tranquila começa com a observação do que é realmente sua vida e caminha para a abertura de espaços, mantendo apenas o que agrega valor. Isso vale para espaços físicos, digitais e até espaços emocionais. Ao abrir espaço a energia pode circular, de forma a eliminar padrões que congelam as ações e abrindo-se novas oportunidades para que novas coisas possam acontecer.
A organização entra nessa equação da harmonia de vida simples e lidar com os impactos do mundo acelerado porque ter uma vida mais tranquila não isenta os problemas que podem acontecer, mas permite ter menos dúvidas, menos perturbações e mais espaço para agir quando os impactos da velocidade do mundo invadir o contexto.
Por isso, a organização é uma jornada de descoberta do que é essencial, a compreensão dos ciclos naturais, os quais geram uma (re)conexão com o eu, com o outro e com o tempo, a organização envolve também a gestão dos próprios recursos, de acordo com o contexto de cada pessoa, de forma que leva ao desenvolvimento de um modelo mental direcionado à organização autêntica, significativa e que estabelece pertencimento.
A metodologia que apresento tem foco nessa organização humanizada que conecta as pessoas ao que realmente importa para elas. As diretrizes que guiam a Jornada da Organização são direcionadas para o autoconhecimento e a ação das práticas organizacionais, pois é nossa missão facilitar a construção de comunidades mais harmônicas e essencialistas que valorizam os principais recursos da humanidade. Temos o compromisso com jornadas de organização que valorizam o movimento centrado no ser humano integrado à natureza. Valorizam disciplina como caminho para liberdade. Valorizam atitudes autênticas. Valorizam pessoas e seus tempos de ser. Valorizam o simples e o essencial.
Durante a Jornada de Organização você não aprende apenas ferramentas ou como fazer listas. Você entende como alinhar a sua maneira de ser com a sua maneira de fazer as coisas.
Nós seguimos mudando. Às vezes com uma frequência assustadora, mas sempre com um aprendizado a carregar. Se você tivesse todo o dinheiro que necessita e todo o tempo que sonha agora mesmo, o que mudaria na sua vida e o que não mudaria?
Organizar é fazer escolhas.
Nós não temos o controle sobre todas as opções. Mas a notícia boa é: sempre temos controle sobre o que escolhemos. Podemos buscar sempre menos, porém melhor. Podemos buscar por mais essência, por mais significado. É possível ao trilhar esse caminho.
A metodologia da Jornada de Organização (HCO) é fundamentada em estudos de caso junto a clientes de consultoria e alunos dos cursos de Organização ministrados por Gabriela Brasil desde 2013.
Na Jornada da Organização, os trabalhos são norteados pela linha de pensamento do essencialismo, dos ciclos da natureza, do mindset de organização e da (re)conexão com o eu, com o outro e com o digital. Porque acreditamos no processo holístico, na composição que envolve não apenas a ação final, mas também o autoconhecimento sobre o que tem valor nessa jornada.
Esses pilares norteadores geram a metodologia da Jornada, chamadas de HCO – Human Centred Organizing (HCO), que leva a trilhas do caminho a ser percorrido, que por fim, são praticadas por meio de um conjunto de ferramentas (métodos) que facilitam uma jornada significativa, autêntica e que proporcione sentimento de pertencimento dos exploradores da organização àquele caminho.
Apesar dos Pilares da Jornada da Organização estarem divididos em dois grandes campos, é um conjunto indissociável, pois se alocam em um caminho circular, integrativo e regenerativo. Em cada uma das partes há premissas que dialogam, inter-relacionam e agem de maneira transdisciplinar. Sendo assim, as premissas aqui são apresentadas em separado apenas para fins de melhor compreensão de cada uma delas, mas são um conjunto intrínseco.
Onde você pode aprender a metodologia da Jornada de Organização atualmente:
– Práticas na Comunidade Trilhas
– Curso Online Laboratório de Produtividade