O que eu mais gosto no Evernote é que ele tem tantas possibilidades, é um livro tão aberto, que quanto mais você usa e explora as possibilidades, mais você descobre o tanto que ele pode fazer por você. Se eu tivesse que escolher apenas um programa pra ficar, acho que escolheria o Evernote por conta de todas essas possibilidades que ele tem a oferecer.
Eu uso o Evernote em todos os meus dispositivos digitais: celular, iPad, computador. Fiz meu marido colocar todas as coisas dele no Evernote para ficar mais prático de compartilharmos projetos e notas diversas. Meus clientes vão pouco a pouco entendendo que é muito mais fácil falar comigo no Work Chat do que no Whatsapp, por exemplo. O Evernote fica sempre aberto por aqui. Eu não poderia dizer o mesmo de emails e redes sociais. O Evernote contém minha vida e é o aplicativo que eu mais uso todos os dias. Na verdade acho que ele nunca fecha. Eu exploro demais a memória desse elefante.
Quando eu conto para as pessoas de todas as alternativas que o Evernote tem, elas geralmente ficam impressionadas. Algumas coisas elas nem sabiam que poderiam fazer usando esta ferramenta. Como o app é um livro aberto, acho que todo usuário tem a liberdade de construir várias coisas bacanas dentro do elefante. É mais do que um espaço para guardar documentos, sabe? Você pode fazer do Evernote sua pequena central de comando digital.
No post de hoje eu venho compartilhar com vocês 10 dicas para organização da casa utilizando o Evernote. Vamos a elas.
1. Organize receitas
Ao organizar suas receitas no Evernote você encontrará qualquer coisa que precisa com bastante rapidez. Eu uso as etiquetas para classificar a que tipo de refeição se refere aquele receita (sobremesa, acompanhamento, prato principal, etc). Por conta da busca do Evernote ser tão eficiente, quando eu preciso de uma receita que envolva peixe, por exemplo, basta digitar “peixe” na busca que ele me mostra quais notas possuem essa palavra.

Confira o meu post como convidada no
Blog da Evernote contando como eu organizo a minha alimentação com a ajuda do app.
2. Compartilhe informações importantes com a família
Tem certas informações que preciso compartilhar com membros da minha família. Quando organizo uma viagem, por exemplo, já crio logo um caderno onde posso incluir todas as informações. Ao compartilhar cadernos ou notas você tem a opção de deixar o espaço disponível para leitura ou edição de quem você convidou, assim a pessoa também pode colaborar com conteúdo. Quando você compartilha algum item no Evernote ele passa a exibir esse ícone com bonequinhos para que você visualize quais cadernos são compartilhados.

3. Digitalize receituários médicos
Essa é uma das minhas dicas preferidas pra usar o Evernote. Sabe quando você vai a uma consulta e o médico te pergunta qual foi o último remédio que você tomou pra isso ou quando foi que ocorreu a última crise/infecção/problema? Pois é, a gente nunca lembra disso! Mas se colocarmos no Evernote ele lembra pra gente. ❤️ Meus médicos sempre ficam impressionados quando me perguntam algo e eu tenho no meu celular. Abaixo segue exemplo de um exame oftalmológico escaneado para o Evernote. E como você já deve ter percebido, eu simplesmente não guardo essa papelada em casa.

4. Crie uma nota para armazenar as artes das crianças
Já vi muitas pessoas que ficam na dúvida e acabam não se desapegando de desenhos dos filhos. Eu entendo bem que pode ser complicado se livrar das artes das crianças e que até elas mesmas cobrem que os pais guardem. Mas será que escanear não é uma boa alternativa? Você pode manter uma nota e usar etiquetas com os nomes das crianças e escrever sobre o que se trata o desenho. Assim dá até pra pesquisar melhor depois.
5. Arquive recibos para facilitar a organização para o imposto de renda
Já já é hora de declarar o imposto de renda e a essa altura um monte de gente está doida correndo atrás de recibos espalhados por pastas e gavetas em casa. O Evernote ajuda muito com isso. Basta escanear e identificar. Na hora de precisar fazer a declaração é só pesquisar pelo ano e juntar os recibos necessários.
6. Tenha uma nota com a lista de compras
Você nunca esquece o seu celular em casa. Assim como não esquece sua carteira e nem suas chaves. Mas a lista de compras você sempre esquece? Ao colocar a lista de compras no Evernote você pode sempre contar com a lista atualizada e não errar mais na hora de fazer as compras. Eu vou mexendo na lista durante a semana e a medida que compro, vou removendo os itens sinalizados.

7. Guarde seus manuais digitalmente e economize espaço em casa
Tem manual de tudo na nossa casa. Mas está tudo guardado de forma digital. Ao comprar um produto eu nem me preocupo mais em guardar o manual físico. Já jogo o nome do produto no Google e puxo um pdf do manual para salvar. E quando não tem o manual na internet, até uma fotinha tirada já é o suficiente.
8. Guarde informações pertinentes a reforma da casa
Ao reformar a casa tem uma série de detalhes e informações que precisam ser armazenados: a cor da tinta que usou, qual foi o filtro de ar que colocou, qual o tipo de vidro das janelas, qual o número da cerâmica, qual a cor da pedra da bancada, etc. Com o tempo sua memória não vai mais lembrar disso. É uma tarefa para o Elefante!

9. Salve cópias de documentos na nuvem
Alguns dos seus documentos precisam de uma cópia na nuvem para facilitar várias situações no seu dia a dia. Imagine que você precise de uma cópia da sua identidade para fazer um cadastro. Aí só tem a identidade em casa. Vai pedir pra alguém escanear e enviar pra você? Quando você já tem isso no Evernote é só mandar imprimir ou enviar por email. Muito mais prático!
10. Guarde referências de decoração
O Web Clipper é o único bookmark que você precisa. Com ele você pode ir encontrando referências e arquivando tudo facilmente no Evernote. Imagine que você quer decorar sua varanda. Então você poderá pesquisar todas aquelas referências que você armazenou para se inspirar e encontrar ideias.
Você usa o Evernote também para organizar itens na sua casa? Conta pra mim nos comentários!
Abraços e até a próxima.