1 de junho de 2019
Olhe a sua volta. Você consegue contar a quantidade de lugares onde você tem arquivos digitais armazenados? Pen drive, HDs, CDs, DVDs, cartões de memória, mp3, tablet, celular, câmeras, nuvem? Nossa memória tem se tornado cada vez mais digital com o passar dos anos. Comunicações, documentos, imagens e vídeos pessoais, tudo se tornou um arquivo digital. A tecnologia avança a cada dia na busca de armazenar e compartilhar cada vez mais dados. No entanto, em meio a tanta informação digital, é comum se perder e acumular pilhas de arquivos nos dispositivos, perder tempo navegando em redes sociais e se afogar em um mar de informações.
Hoje temos uma vida digital.
Estamos em contato frequente com um grande volume de arquivos digitais, sejam eles visualizados, reproduzidos ou compartilhados através de uma rede de informática ou pela internet. Dependendo da forma como esses arquivos são recebidos, processados e organizados, eles podem trazer benefícios ou prejuízos ao nosso cotidiano.
Uma das coisas que você com certeza notou aos longos dos últimos anos foi a diferença entre os dispositivos analógicos e digitais. Não faz muito tempo que a gente ainda usava câmeras analógicas, que tínhamos que comprar o filme para bater nossas fotos, o sinal de tv era analógico, os filmes eram assistidos em VHS. Você lembra disso? A verdade é que o ser humano busca automatizar atividades muito antes da criação do computador pessoal, passando pelas primeiras máquinas programadas para automatizar tarefas, tecer padrões de tecidos até as primeiras calculadoras eletromecânicas, muita coisa evoluiu em pouco tempo. E nós continuamos abismados vendo como evoluíram rapidamente os computadores da década de 90 até chegar aos smartphones e tablets que a gente vê por aí hoje.
Cristiano Nabuco, psicólogo e coordenador do grupo de Dependência Tecnológica do Programas dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo afirma que “estamos vivendo uma transformação que alguns comparam com a descoberta do fogo há 2 milhões de anos. Somos testemunhas oculares de uma mudança paradigmática em que cada vez mais a inteligência artificial se torna presente.”
Uma vida digital então nada mais é do que uma vida adaptada ao uso de computadores, telefone celular, smartphones, compact disc, vídeos digitais, internet, televisão digital, mídias digitais, jogos eletrônicos e informações digitais de toda sorte usadas para criação, pesquisa, manutenção e gerenciamento de projetos pessoais e profissionais.
O principal benefício da organização digital é permitir que você gerencie melhor todas as informações que chegam até você, possibilitando o melhor uso do seu tempo em tarefas e projetos. O tempo que você poupa com arquivos organizados e dispositivos voltados às suas necessidades lhe permitirá fazer as coisas que deseja fazer, mas você também tem outros benefícios:
Quando você cuida da sua vida digital você está criando espaço para cuidar de você. Ter o controle do tanto de tempo que você fica online, de como você deixa as coisas chegarem até você, permite que você escolha as coisas com mais facilidade e não fique apegado ao que te faz mal. Menos tempo em frente a telas digitais pode melhorar o seu sono, proteger sua audição e dar aos seus olhos o descanso que eles precisam. Imagine agora os efeitos no seu cérebro!
Quando falamos em organização digital, estamos pensando em colocar arquivos em ordem nos dispositivos e também fazer decisões sobre como filtramos e encontramos o que é importante. Share on XNão é necessário ser um expert em informática e tecnologia para ter seus dispositivos organizados. E mais importante ainda: não é porque você tem um smartphone e outros dispositivos digitais, que você precisa passar o tempo todo acompanhado de seus aparelhos. É possível usufruir dessas tecnologias de maneira benéfica, fazendo com que elas trabalhem a nosso favor. É possível ter ter uma vida digital mais consciente e com propósito, onde você saiba e conheça toda informação que você tem e como fazer para localizá-las, facilitando o seu tempo online e offline também! Quando você tem consciência do que é realmente importante na sua vida digital, você consegue reduzir o volume de informações que você processa diariamente, consegue administrar melhor a sobrecarga de informação e mudar seus hábitos digitais.
Deixei aqui pra você a primeira aula da Academia de Organização Digital, para que você possa compreender melhor o panorama da sua vida digital. A Academia de Organização Digital é o programa que vai te guiar no passo a passo da organização digital para que você ganhe mais tranquilidade e mais tempo no seu dia!
Assista a primeira aula da versão 3.0 da Academia de Organização Digital:
A Academia de Organização Digital é um programa completo, de 6 módulos, com mais de 40 horas de conteúdo power para você se tornar um craque em organização digital! Neste curso eu compartilho não apenas ferramentas, mas técnicas aplicáveis que você já vai começar a experimentar desde o primeiro momento do curso. O formato do curso é online, em vídeo. Todas as vídeo aulas estarão disponíveis na área de membros da Hotmart, sendo liberadas por módulos semanalmente, a partir do momento da compra. O aluno pode assistir as aulas quantas vezes quiser pelo período de 12 meses, a contar da data da compra. Minhas aulas possuem uma pegada super leve e dinâmica onde eu vou te mostrando o passo a passo para você organizar a sua vida digital. Vou te guiando através da metodologia que aplico em minhas consultorias de Organização Digital, de forma que você possa seguir este passo a passo e implementar sistemas de organização na sua vida de maneira simples e personalizada.
Academia de Organização Digital