19 de outubro de 2016
Eita, a senha do One Drive não é a mesma do iCloud? Nossa, já tem tanto tempo que não entro nesse email, será que é essa senha aqui? Calma aí, eu devo ter guardado em algum lugar aqui, pode ser que esteja nesse papelzinho…
Senhas de bancos, cadastros em sites, a senha da Amazon, do Dropbox, do Instagram, do Linkedin… sim, nós temos que gerenciar muitas senhas. Não, a nossa memória não precisa ser a responsável por essa tarefa. É claro que deve existir por aí alguém que consegue lembrar de todas as senhas de cabeça, mas aí eu pergunto: você precisa gastar seu software com isso?
Veja dicas de como criar senhas fortes e seguras.
Hoje quero convidar você a escolher um gerenciador de senhas para te ajudar a administrar todos esses códigos que você tem espalhados por aí no mundo virtual.
Os gerenciadores de senhas permitem que você guarde todas as suas senhas em um local seguro, salvando suas senhas em uma base de dados criptografados na nuvem. A nuvem parece assustadora, eu sei. Mas não é muito mais arriscado ficar aí salvando todas as suas senhas como 123456 ?
Algumas vantagens de usar gerenciadores de senhas:
Conheça alguns sistemas para organizar suas senhas:
Independente do gerenciador que você use é fundamental que você ative a autenticação por dois fatores nos seus dispositivos. Isso é importante não apenas para gerenciadores de senhas, mas para qualquer aplicativo que dê acesso a informações privadas.
E aí, já sabe qual gerenciador vai chamar de seu? Conta pra mim nos comentários! 🙂