19 de março de 2018
Nunca conheci uma pessoa que não reconhecesse o poder de bons hábitos. A gente sabe que é importante ter hábitos físicos saudáveis, hábitos de higiene, hábitos de alimentação. Mas construir esses hábitos não é a coisa mais fácil do mundo. Se você já tentou ir pra academia e não conseguiu ou luta há anos para acordar cedo sem sucesso, sabe como pode ser frustrante querer formar um hábito novo e se ver no mesmo lugar.
Um dos caminhos para formar hábitos novos é trabalhar com o desenho de novas rotinas. Lembrando que hábitos e rotinas não são a mesma coisa. O hábito é aquilo que fazemos de forma quase que automática, como lavar o rosto pela manhã ou estacionar sempre na mesma vaga. Não precisamos decidir ou pensar a respeito, só executamos. Já a rotina tem a ver com frequência, ou seja, quando você executa determinado comportamento diariamente, semanalmente ou mensalmente. Rotinas e hábitos podem se encontrar, é o que acontece com um comportamento que é realizado automaticamente e com frequência. É claro que existem alguns comportamentos mais automáticos do que outros, como amarrar os sapatos ou andar de bicicleta.
Como posso desenhar rotinas que ajudem a formar novos hábitos? Share on XVocê precisa treinar para que o comportamento fique automático e para isso você vai usar de três elementos básicos: motivação, habilidade e gatilho. Perceba que eu não incluí tempo nessa conta.
Por que? Porque você precisa de pouquíssimo tempo para trabalhar um hábito novo se você trabalhar na estratégia de hábitos minúsculos.
Para realizar coisas difíceis comece com baby steps. Quanto mais complicado for de realizar algo, mais motivação será necessária. Mas se você começar com pequenos passos, a sua motivação pode ser bem pequena. A verdade é que se você for fazer algo que seja complexo mas exista pouca motivação, você não sairá do lugar. Mas se a ação é fácil e a motivação é pequena, gradualmente você pode desenvolver habilidades para realizar coisas difíceis. O gatilho é algo que te chama a executar a rotina, mesmo com motivação pequena. E esse gatilho fica mais certeiro quando colocado no local certo no seu dia, ou seja, perto de um hábito já instalado.
Por exemplo, se você acha um saco passar fio dental e nunca conseguiu instalar esse hábito na sua rotina, experimente passar o fio dental em apenas UM DENTE logo após escovar os dentes. Faça isso por uma semana. Aumente para dois dentes. Aumente para três dentes na sequência e vá construindo um ritual. Com o tempo você vai estar passando fio dental em todos os seus dentes.
Essa técnica é apresentada pelo Pesquisador BJ Fogg e se chama Tiny Habits.
Se você quer praticar atividades físicas, comece apenas colocando o tênis e suba e desça os degraus do seu prédio. Por 5 minutos. No mesmo horário por uma semana. Depois aumente o tempo. Vá construindo frequência.
Você pode seguir a lógica dos baby steps pra tudo e construir hábitos minúsculos para todos aqueles comportamentos que você gostaria de inserir na sua vida.
Eu mesma sou super fã dos hábitos mínimos porque acredito na qualidade e não na quantidade. Por conta de hábitos mínimos hoje eu consigo incluir no mesmo dia: práticas de leitura, meditação, yoga, caminhada, cochilos, consumo legal de água, etc.
Quando a gente começa a dar um pequeno passo, todo dia, na direção do que queremos conseguir e persistimos nesse processo, a frequência vai deixando nosso corpo e nossa mente acostumados com o comportamento e assim, conseguimos incluir novos hábitos na nossa rotina.
Você consegue pensar em um pequeno passo para já praticar algum hábito que queira na sua vida?