23 de setembro de 2014
Você já deve ter reparado que as vitrines das lojas estão mudando. Isso mesmo, daqui a pouco vem uma nova estação por aí. É hora de guardar as roupas mais quentinhas e reorganizar o guarda roupa. Nessas horas sempre aparecem dúvidas sobre como armazenar e cuidar dessas peças para que elas se conservem até a próxima temporada de frio. Por isso, hoje temos um tira dúvidas para ajudar vocês.
Como conservar peças de lã?
Pequenos cuidados podem conservar e manter suas peças de lã sempre com aspecto de roupa nova. Para evitar ácaros, mofo, fungos, bolores e traças, existem algumas regrinhas que fazem milagres pelo seu guarda roupa de inverno.
Mantendo o armário organizado não há necessidade de arrumar as roupas todos os meses, mas apenas em mudanças de estações, para permitir melhor visualização e uso das peças.
No inverno, tudo que estiver armazenado deve estar limpo e seco: edredons, roupas de cama, casacos e peças de lã, botas, meias e sapatos. Cada item possui uma forma correta de limpeza e armazenamento, que conserva e mantém a durabilidade da peça.
Durante os meses quentes, como é indicado guardar essas peças? Em sacos? Como eles devem ser?
A primeira coisa a saber é que essas peças devem ser guardadas limpas. Com o tempo as manchas ficam mais difíceis de remover e podem se espalhar por outras peças. Além disso, a limpeza evita a proliferação de bactérias. As roupas devem ser guardadas sem passar, isso evita o amarelado. Prefira dobrar as peças. Ao pendurá-las, elas podem deformar.
Para quem tem pouco espaço em casa e muitas peças de lã, o Space Bag pode ser uma boa alternativa. O Space Bag é um saco de compressão a vácuo que além de proteger sua roupas contra mofo, ácaro e umidade, ainda reduz o volume em até 5 vezes. Um engano comum é armazenar roupas em sacos plásticos. Não faça isso! O saco plástico retêm umidade, não deixa o tecido respirar e isso favorece o aparecimento de mofo.
Organize usando malas ou caixas e aproveite o espaço. Na mudança de estação, guarde as peças em sacos de tnt ou algodão, se for preto melhor ainda, pois evita que a iluminação tire a cor da peça. Outra boa dica é guardar as peças do avesso, para evitar o aparecimento de bolinhas.
Lembre-se de separar algum agasalho de meia estação, pois ele poderá ser usado em outros momentos. Para combater as traças, é recomendável contratar uma empresa de dedetização uma vez por ano.
Sabe se existe algum produto que pode ser colocado junto a essas peças no armário para ajudar a mantê-las em bom estado? Qual? As peças devem ser separadas e guardadas por cores?
Para encontrar as peças de maneira fácil e rápida, é interessante setorizar o armário. Agrupar peças de mesmo contexto e tecido ajuda, assim como organizar por cores.
Para guardar, escolha um local fresco e arejado. Nada de armazenar as peças em locais com temperatura altas, pois isso resultará em danos às fibras. Também evite guardar em local que receba diretamente luz do sol, isso pode desbotar as peças.
Para ajudar a manter as roupas em bom estado, utilize potes antimofo (encontrados em qualquer mercado) em cada divisão do armário. Esse produto contêm partículas que absorvem a umidade e ajudam a conservar as roupas.
O que fazer para retirar as manchas amareladas da peça por conta do tempo que passou no armário?
Uma das principais causas do amarelamento das roupas é a utilização de produtos clorados, principalmente quando unidos a água quente. Quando usar um produto clorado, o correto é neutralizá-lo com outro ácido. Em casa, você pode incluir no ultimo enxágue da máquina um copo de vinagre de vinho branco ou de maçã, isso ajuda a neutralizar o cloro residual.
A lã branca é a que mais sofre com o encardido amarelado, mas dá pra restaurar o tom do tecido. Uma solução de vinagre branco e água destilada pode ser aplicada com um pulverizador em toda superfície encardida da lã. Esfregue com cuidado a água com vinagre para que penetre bem nas fibras. Na sequência enxague com água fria. Coloque a roupa na máquina em ciclo delicado e use um sabão líquido na lavagem. Caso o amarelado não saia, repita a operação. É importante manusear o tecido com cuidado enquanto ele estiver molhado. Deixe secar naturalmente.
Existe uma forma de evitar que a peça fique com bolinhas? Qual?
Para evitar bolinhas dê preferência sempre a lavar esse tipo de peça a mão e com água fria. Mas caso queira utilizar a máquina de lavar, fique atento a esses detalhes:
# Coloque as roupas de lã para lavar junto a outras roupas de lã. O atrito com outros tecidos é uma das causas do aparecimento de bolinhas.
# Deixe secar no tempo, a secadora pode estragar as roupas de lã.
# Na máquina evite colocar uma grande quantidade de roupa. Menos peças, menos atrito, menos risco de bolinhas.
# Na hora de guardar, deixe a roupa do lado avesso. O tecido fica menos exposto.
Quando a sua roupa já estiver com bolinhas, você pode usar alguns truques para remover:
# Enrole fita adesiva na mão, de forma que a parte do “grude” fique para fora. Dê leves tapinhas na roupa, grudando e desgrudando a fita. Isso vai remover bolinhas, fiapos, pêlos e outras coisas.
# Use uma gilete. Passe com cuidado a lâmina na superfície para remover as bolinhas.
# Com uma bucha de lavar louça, usando a parte áspera, dá pra remover bolinhas passando sobre a roupa em movimentos circulares.
# Adquira um Tira Bolinhas. Um produto super barato e que funciona de verdade. Hoje em dia você encontra com facilidade nos supermercados.
Qual é a melhor maneira para retirar o cheiro de roupa guardada, que muitas vezes fica nessas peças de lã? Vale colocar no sol ou é melhor lavar? Com qual produto? Tem algum truque?
Assim que você for organizar suas roupas de inverno, tire-as do armário e coloque para pegar vento e sol pela manhã. Mesmo limpas, as peças ficam sujeitas à poeira e umidade. Pegar um pouco de sol amenizará o odor causado pelo tempo. Eventualmente, lembre-se de abrir as portas do armário para ventilar. Isso também reduzirá o cheiro.
Para proteger as roupas dos insetos, você pode colocar sachês com pimenta do reino nas divisórias do guarda roupa.
Existe uma forma certa de lavar essas peças? Qual?
É importante lavar as peças de lã com cuidado e atenção, para manter sua durabilidade. Roupas de lã devem ser lavadas junto com outras roupas de lã e devem secar naturalmente, nada de secadora.
Verifique a etiqueta da peça antes de lavar. Caso permita lavagem em casa, faça a lavagem a mão e use detergente neutro. O sabão em pó é alcalino e pode causar encolhimento e endurecimento da peça.
Na máquina, coloque a peça para lavar pelo avesso, sabão neutro e água fria. A água quente e morna encolhem esses tecidos. Utilize protetores de roupas delicadas para lavagem na máquina e coloque sempre roupas de mesma tonalidade para lavar juntas. Sempre utilize a máquina no ciclo delicado, pois os outros processos podem danificar a peça. O mesmo vale para centrifugar.
Na hora de secar, não torça o tecido, pois isso o danificará. Você pode tirar o excesso de água depois de enrolar a peça em uma toalha. Deixa-a pendurada na horizontal, para evitar deformações. Deixe secar na sombra. Não use prendedores, eles deixam marcas nas peças.
Para passar, não deixe o ferro encostar na lã. O vapor do ferro já é o suficiente para que a peça vá alisando.
É hora de reorganizar o armário! Vamos lá?
Beijos e até a próxima.