30 de maio de 2023
Em maio de 2023, assumi a posição de Head of Community da 4 Day Week Global. Neste papel, minha missão é auxiliar na construção e manutenção de um relacionamento com nossa comunidade global de empresas e pessoas que estão adotando a semana de quatro dias pelo mundo.
Na 4 Day Week Global, encorajamos organizações, funcionários, pesquisadores e governos a criarem e implementarem uma nova forma de trabalho. Acreditamos que essa mudança aumentará a produtividade dos negócios, melhorará a saúde dos trabalhadores, fortalecerá famílias e comunidades e desafiará a questão da igualdade de gênero.
Para entender melhor nosso trabalho, oferecemos sessões de informação gratuitas onde explicamos o método 100-80-100™. Esse método envolve manter 100% do salário, por 80% do tempo, com 100% de produtividade. Os resultados de nossos últimos pilotos podem ser encontrados no site https://www.4dayweek.com/research-results, e qualquer empresa brasileira interessada pode se inscrever para receber mais informações (https://www.4dayweekbrazil.com).
Em Junho de 2023 começarão as sessões de informação para empresas brasileiras. As inscrições para participar do piloto vão até agosto e o período de planejamento para o teste começa em Setembro de 2023.
O experimento que será realizado no Brasil conta com a mesma estrutura de pesquisa, workshops, orientações de planejamento e políticas de produtividade que foram usados em outros pilotos.
O processo de implantação da semana de 4 dias é cuidadosamente planejado e envolve várias etapas para garantir uma transição suave e bem-sucedida para uma semana de trabalho reduzida. Nossa abordagem começa com um planejamento de três meses, durante os quais orientamos as empresas por meio de mudanças em sua comunicação, estrutura da semana de trabalho, gestão do tempo e acompanhamento de métricas.
Durante esse período de planejamento, fornecemos masterclasses e acompanhamentos em grupo para identificar as necessidades específicas e os desafios enfrentados pelas empresas. Com base nessa compreensão, fornecemos orientações e recursos personalizados para auxiliar na implementação da semana de trabalho de quatro dias de forma eficaz.
Uma vez concluída a fase de planejamento, as empresas estão preparadas para iniciar um piloto de seis meses de duração. Durante esse período, fornecemos suporte contínuo em parceria com a parceiros, nesse caso a Reconnect Happiness no Brasil. Essa colaboração garante que as empresas tenham acesso a experiências compartilhadas, melhores práticas e apoio de especialistas ao longo de sua jornada de transição.
Esse movimento rumo à semana de quatro dias de trabalho requer uma mudança estrutural, redefinindo normas e treinamentos para garantir que o foco dos colaboradores seja mantido. A forma como nos reunimos e ficamos disponíveis precisa ser totalmente redefinida, assim como a maneira como eliminamos e priorizamos atividades.
Toda essa mudança de cultura é um grande desafio. Ela exige repensar as estruturas de comunicação, organização e gestão da empresa. Por isso, estamos ansiosos para começar o experimento no Brasil, pois nos permitirá criar modelos em face de uma realidade tão recente e única, dada a diversidade cultural, econômica e social do país.
A lição mais valiosa que extraímos dos pilotos é que a mudança deve ser construída por todos os envolvidos, não apenas pela liderança. As equipes devem trabalhar juntas para revisar processos, repriorizar tarefas, repensar a comunicação e a utilização da tecnologia, de modo a melhorar a eficiência.
Na 4 Day Week Global, propomos um redesenho completo do trabalho, passando por quatro níveis de adaptação, que garantem que até mesmo equipes que precisam estar conectadas todos os dias possam se beneficiar da semana de trabalho de quatro dias. São eles: redesenho da semana, da comunicação, da tecnologia e dos processos.
Nosso objetivo na 4 Day Week Global não é aumentar a jornada diária de trabalho. Na verdade, pretendemos reduzir a jornada para 80% do tempo, mantendo 100% do salário. Isso significa, por exemplo, mudar de uma semana de 40 horas para 32 horas.
Particularmente, acredito que os desafios que as empresas terão aqui vão ao encontro com a cultura agitada de trabalho constante que está em todo lugar, a tal Hustle Culture, onde tudo tem que ser ágil e perfeito. Onde tudo é prioridade e trabalhar duro é prova de honra. A cultura do excesso de trabalho é super difundida, mas as pessoas não saem ilesas dessa. Sobrecarga e longas horas de trabalho estão adoecendo cada vez mais pessoas. Por isso vejo como tão importante a parceria com a Reconnect Happiness, organização focada em felicidade no trabalho.
Os gestores têm um papel crucial nessa transição, já que são responsáveis por guiar suas equipes através das mudanças necessárias. Eles também são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho que apoie a implementação bem-sucedida da semana de trabalho de quatro dias.
No final das contas, a semana de quatro dias é uma oportunidade para as equipes reconhecerem como trabalham e o que podem fazer para melhorar. É uma chance de superar os obstáculos da sobrecarga de trabalho e criar um ambiente mais saudável e produtivo.
Estou ansiosa para ver as mudanças que essa iniciativa trará ao Brasil e a todas as pessoas que fazem parte do piloto.
Para saber mais sobre como participar se inscreva em