23 de julho de 2021
Rotina é um processo que temos para otimizar nossa vida. Sim, minha gente, ela é necessária para fazer tudo caminhar. Engraçado que rotina tem relação com a natureza: ela tem ciclos, começos, meios e fins…
Só que grandes tempestades trazem com elas grandes decisões. Me divorciei ano passado, mudei de país e minha rotina foi toda impactada. Precisei repensar minha vida inteira: uma nova rotina para a minha casa, a gestão do meu tempo, das minhas finanças, do meu trabalho e da minha autoconfiança (porque sejamos honestos, é quando mais precisamos cuidar disso).
Entre as coisas que mais nos impactam na vida, o luto e o divórcio estarão sempre na lista. Mas, se você está nessa situação, tenho três coisas para te falar:
Quando comecei essa nova fase, olhei com compaixão para minhas rotinas e passei a me enxergar num lugar novo: passei a entender qual era a minha nova realidade.
A mentalidade organizada me fez perceber que eu precisava mudar meus planos. Não dava mais para ficar presa no passado e ficar dedicando energia ao que foi. Era hora de construir o que está por vir.
Onde colocamos a nossa energia, colocamos a nossa vida. Tudo que damos atenção cresce. Claro que passei pela fase dolorosa e acolhi esse momento. Sigo em acolhimento. Mas é preciso lembrar que a vida segue e cabe a nós caminhar buscando novos cenários, rotinas e a felicidade dentro da gente. Sem uma rotina, isso é quase impossível e ficamos presas nas memórias do que vivemos.
Esse é um momento que nos pede atenção para olhar e recomeçar a nossa vida. Não espere que as rotinas sejam como antes. O contexto da vida MUDOU. As rotinas vão mudar também.
Quando comecei a pensar na minha nova vida, criei um projeto no Notion (verdade, rs) chamado Moving On. Detalhei tudo que precisava fazer para seguir com a minha vida no Brasil. Comecei pensando na nova casa. Depois, pensei na rotina de trabalho e de tempo pra mim. Cuidar da mente, do corpo e da alma é o que nos ajuda a passar por processos dolorosos. E uma coisa é certa: se você cuida, eles passam mesmo!
Organizar as finanças é outra prioridade. Depois, veio o redescobrir a vida, o que quero, o que busco e quem quero por perto. Se cercar de boas pessoas (mesmo que virtualmente) é necessário sim. Pensar de forma organizada me ajudou a construir rotinas que me fortaleceram MUITO. Sem elas, eu não contaria essa história.
Conheço muitas pessoas que se divorciaram durante a pandemia e estão em processo de se reinventar no meio do que estamos vivendo. Organizar é algo que nos ajuda a seguir o movimento da vida.
Há 8 meses eu não estava realizando uma série de coisas que estou realizando hoje. Estou com um olhar diferente e aprendendo coisas diferentes. Não sei o que o Universo reserva pra mim, mas sigo fazendo minha parte. A vida é um milagre. Só posso celebrar.
Conto mais sobre as rotinas pós divórcio nesse vídeo:
A Comunidade TRILHAS é o lugar certo para você começar a sua Jornada de Organização.