16 de dezembro de 2019
Termino essa década entendendo que a maneira mais adequada de fazer um planejamento é observando ciclos, entendendo os projetos que a vida aponta, se organizando para transformar desejos em ação e revisando de tempos em tempos o nosso progresso.
De alguma forma, minha intuição em 2018 que apontava aprendizados no sentido de confiança e compaixão, estava afinada. O principal aprendizado desse ano de 2019 teve a ver com ser 1% melhor a cada dia (vídeo sobre o tema aqui).
A gente tem mania de achar que para transformar algo precisamos de um ato revolucionário, mas, na vida real, é o pouco que fazemos todo santo dia que realmente vira o jogo. Na teoria e na prática, senti isso profundamente em 2019. Depois de alguns anos plantando e praticando pequenas atitudes, a colheita é real. O que conquistei em 2019 é resultado de investimentos de uma década. Compartilho um pouco sobre os bastidores nas próximas linhas.
Em 2019 completo 4 anos de alimentação vegana. Estou há 4 anos praticando Yoga e meditando quase que diariamente. Voltei para análise. Ô dinheiro bem gasto. Deixei de tomar pílula há 5 anos e não uso mais absorventes descartáveis há 2.
Não como mais quantidades absurdas de açúcar como fazia antes. Em 2019, tirei a última medida e nem nas bebidas (pra dar aquela adoçada) coloco mais. Não bebo mais café desde 2015. Não bebo mais refrigerantes desde de 2011. Não sinto falta.
Cuido melhor do meu corpo e ele cuida melhor de mim. Isso não aconteceu de uma hora pra outra, é um investimento diário.
Termino 2019 com 15 meses praticando sábados offline (saiba mais aqui) e entendendo melhor como me conectar comigo mesma, valorizando meus momentos de introspecção. Comecei oficialmente a trabalhar apenas 4 dias na semana (explico aqui), para ter mais tempo para descanso e meus projetos pessoais e termino a década sem o peso da sobrecarga e da correria.
Aprendi a ter serenidade com o que não tenho controle. Busco todo dia agir com coragem para o que posso mudar. É fazendo minha parte que o milagre vem. Click To TweetHonestidade. Quando a gente não comunica de maneira adequada ao outro o que está no ferindo, nos machucando ou nos incomodando, a gente nega ao outro a oportunidade de entender e reparar. Pessoas que se alinham a esse pensamento continuam na minha vida, pessoas que não se alinham, saem.
Esta é minha filosofia para relacionamentos. Pessoas erram e decepcionam umas as outras, mas enquanto for possível conversar, ainda há relação, pode ficar tudo bem, mesmo que seja difícil de realizar as reparações e recuperar a confiança.
Em 2019, me sinto confortável com as parcerias que tenho em minha vida 100%. Não tenho nenhuma relação que me cause angústia, rancor ou ressentimento. Estou com o coração em paz.
Em 2019 eu aprendi a lidar com o tempo livre e sem dúvida, isso mudou toda minha relação com minha criatividade. Veja bem, lidar com tempo livre é uma questão bem complexa. Poucas pessoas tem tempo livre, na verdade. Hoje em dia o celular e as mídias digitais são tão presentes que o desafio constante é o de preservar o nosso tempo e nossa atenção. Mesmo quando temos espaço livre na agenda, o mundo continua gritando e a mente, já acostumada ao barulho, sussurra com culpa aos ouvidos sobre tudo que deveria estar fazendo e não está.
Fui a um show na virada de 2018 para 2019, assistir um artista que admiro muito. O domínio de palco e de entrega dele sempre foi algo encantador pra mim, mas naquela noite de virada, ele foi de uma transparência e autenticidade tão grande, que me senti inspirada. A energia dele foi contagiante e me lembrou que a verdadeira originalidade acontece quando nos damos a permissão de viver nosso verdadeiro eu. De ser criança, de se divertir, de brincar, de explorar e não ter hora. Foi com esse espírito que decidi levar meu 2019.
Em Janeiro de 2018, meu aniversário, me inscrevi em um curso para aprender a mixar músicas. De lá pra cá, alguns amigos se inspiraram e fizeram o mesmo. Somos 7 no total em processo de aprendizado, criação, experimentação e brincadeira. Dividimos experiências.
Da brincadeira surgiram as conexões. A criatividade não é apenas a hora da criação, é tudo que está ao redor dela. Tempo para fazer nada. Tempo para viver experiências. Tempo para processar. Tempo para criar. Tempo para compartilhar…
Uma agenda que contempla tudo isso é a a minha conquista da década!
Em 2019 completei 4 anos de negócio digital e depois de uma quebra de caixa que tive no ano passado, investi pesado na organização financeira e na estruturação dos processos de venda aqui da empresa esse ano. Fui colocando mais atenção aos atendimentos, consegui retornar ao fluxo de caixa da empresa e fecho o ano iniciando meu processo de inserção no mercado americano, com consultorias empresariais e pessoais. Para o ano que vem, a equipe vai continuar enxuta, trabalhando na estruturação do maior projeto que já tivemos, que deve ir ao ar apenas no ano de 2021. Esse projeto está na minha lista desde 2015. É um grande sonho que tenho.
When making plans, think big. When making progress, think small. - James Clear Click To TweetBoa parte das pessoas que acompanham meu trabalho também empreendem, ou desejam empreender. Nos últimos anos venho trabalhando muito para dar cada vez mais atenção aos meus papeis de gestora dentro do negócio e otimizando processos para vendas e também entrega dos produtos.
Este ano lancei o programa Negócios para Profissionais de Organização para outros profissionais que desejam começar e crescer em uma carreira no setor de organização. E auxiliei de perto mais de 70 empreendedores no processo de estruturação de seus negócios, em grupos de mentoria para PO e consultorias individuais. Para o ano que vem, aguardem uma mentoria em grupo voltada especialmente para empreendedores (de setores diferenciados).
Minha meta desse ano corrente empresarial é fazer com que cada vez mais pessoas concluam a Jornada de Organização, o processo proposto nos produtos que oferecemos. A verdade é que muitas pessoas entram em cursos, pagam para estar em grupos, mas poucas conseguem concluir o processo. Em 2019, consegui me alinhar com minhas expectativas e padrões em relação a produção de conteúdo. Minhas redes passaram (e continuam) passando por um imenso efeito sanfona (de gente indo e gente chegando).
Neste final de 2019, estou encarando tudo como um filtro. Quem estiver pronto para estar na Jornada, vai me encontrar. E será recebido com cuidado, atenção e estrutura, coisa que me esforcei muito nos últimos anos para construir.
Todo ano eu uso palavras como lema para me guiar pelos caminhos e desafios que me aguardam. Para mais um ano de ascendente em escorpião, escolhi as palavras EXPANSÃO e COMPAIXÃO como guias. Termino uma década de crescimento e melhoria contínua. Me percebo um ser humano diferente e muito mais consciente. Preparada para os novos desafios da vida, aberta para as novas perguntas que me deixarão cheias de dúvidas, com um entendimento maior sobre o que preciso preservar e dar atenção.
Expansão com compaixão, pois sinto que novos caminhos vão se abrir pra gente nesse próximo ano. Pra mim, minha família, meus amigos, as pessoas que acompanham a Jornada. Quando penso em expansão, penso de maneira coletiva. Sonho que se sonha junto, resultado que se comemora junto. Levo os meus comigo, seja pelo exemplo, pela mão estendida ou pelo compartilhamento de valores e ideias. Vamos juntos nessa Jornada, com um passo a cada dia em direção as nossas melhores histórias.
Estou animada pra 2020! Que seja doce!
Direcione o seu tempo para o essencial na Jornada de Organização