30 de novembro de 2022
No início de 2022, a 4 Day Week – Global iniciou um programa piloto na América do Norte e na Irlanda, orientando as empresas por meio de um teste de seis meses do modelo de trabalho de 4 dias por semana.
Juntamente com este teste, os parceiros e pesquisa na Boston College e Oxford University estudaram os efeitos da semana de 4 dias e como isso afetou a produtividade, a saúde mental, o engajamento dos funcionários e outras métricas.
Em Março, quando comecei a fazer parte da 4 Day Week – Global como mentora voluntária, já estava claro pra mim os benefícios dessa mudança de modelo de trabalho. Estava claro porque de alguma forma eu já passei pela transformação que é ter a jornada de trabalho reduzida, recuperando tempo para atividades pessoais, descanso e relações.
É claro que sentir os efeitos e ver na prática as diferenças já nos dá uma clareza sobre como esse caminho é poderoso. Mas quando temos dados que comprovam os benefícios, conseguimos ser muito mais assertivos. Seja para falar com o chefe sobre uma potencial mudança ou ainda para compreender novas métricas de produtividade, os dados são de extrema valia.
Hoje, sairam os resultados do primeiro programa piloto. E as evidências das pesquisas mostram que o futuro do trabalho é sem dúvida uma semana reduzida! Os dados mostram que depois do programa piloto:
Trabalhar 4 dias é parte de um estilo de vida mais sustentável!
Quando as pessoas adotam esse modelo elas passam a ter mais tempo disponível para atividades pessoais. Sendo possível cuidar melhor da saúde, espaços e relações. Mais tempo disponível permite escolhas que são boas para o meio ambiente e para si mesmo.
Com mais tempo livre a gente descasca mais do que que desembala. Um espaço a mais para preparar a comida ao invés de pedir comida. Aproveitando o tempo com a família. Pegando a bike pra ir no parque ao invés de dirigir. Passeando com o cachorro e passando no supermercado a pé.
Semanas de trabalho mais curtas reduzem as pegadas de carbono, meu povo!
É URGENTE caminharmos para modelos de vida que sejam mais sustentáveis. O planeta tem seus limites e a gente já cruzou a linha há muito tempo! Se uma semana reduzida de trabalho faz bem para o meio ambiente, acho que esse é um caminho que vale a pena trilhar.
As pessoas que trabalham menos tem maior probabilidade de se envolver com atividades de baixo carbono, como descansar, dormir, ficar com a família. Não é só pela produtividade.
É sobre cuidar de outra forma dos seres humanos, da natureza, do meio ambiente, da vida.
Confira os resultados na íntegra no site da Comunidade 4 Day Week Global