14 de novembro de 2013
O mal do século é a procrastinação. Eu procrastino, você procrastina, eles procrastinam, mas por que? Cientistas, psicólogos, sociólogos, todo mundo aí tentando achar a resposta pra pergunta. Aqui vai a minha humilde opinião.
Ao realizarmos alguma tarefa, seja ela de trabalho, estudos ou lazer, esperamos um ganho. O ganho pode ser financeiro, pessoal, físico, do tempo. E esta tarefa para ser executada deve ter um motivo forte, pois se não tem está fadada a entrar naquela lista de coisas sem prazo definido, sem planejamento, sem importância – procrastináveis.
Acredito que a organização é um bom caminho para evitar a procrastinação. Mas antes de explicar o porquê, é importante saber o que nos leva a procrastinar. Alguns motivos incluem:
Como a organização nos ajuda a enfrentar a procrastinação?
1. Organize os seus pensamentos
Separando momentos para anotar pensamentos e esvaziar a mente, seja no dia, no mês ou no ano, entendemos melhor as nossas prioridades, nossos objetivos de vida, nossos papéis, nossa missão.
Ter metas de curto prazo, médio prazo e longo prazo e acompanhar as tarefas que são necessárias para realização das mesmas, fazem com que a vida flua naturalmente, sem stress e sem a pressão de deixar tudo para “última hora”.
Por exemplo: Se você soubesse que ganhou na loteria agora, não sairia correndo pra buscar o seu prêmio? Agora, me diz a quantos anos você está trabalhando. Já pensou em fazer uma previdência privada? Já? E por que não foi ao banco ainda? A previdência é mais segura que a loteria, não acha?
Ao organizar os seus pensamentos, você consegue visualizar as tarefas que são prioritárias. Analisando suas metas, perceberá o que realmente você quer, o que realmente gosta, o que é necessário, e isto vai reforçando os seus objetivos e ações. Quando as metas são claras, a afinidade fica clara. E se você gosta do que está fazendo, já tem um motivo para não procrastinar.
2. Organize suas tarefas
Veja suas metas de curto, médio e longo prazo. Estabeleça objetivos para concretização dessas metas. O que pode ser providenciado nesse mês? E nessa semana? Se a tarefa for grande, faça uma divisão em tarefas menores. Identifique qual a primeira ação física que deve ser realizada e faça!
Organizando suas tarefas, você consegue visualizar melhor todo o andamento da sua vida, consegue focar nas prioridades. Isso reduz o problema em lidar com os prazos longos.
Ter tarefas organizadas também deixa a pessoa mais segura quanto as suas escolhas e responsabilidades. Ao ter tarefas agendadas, arquivadas, delegadas e fazer o acompanhamento das mesmas, a mente vai ficando mais tranqüila, pois sabe onde achará facilmente toda informação que precisa. Ao termos controle sobre nossas tarefas, somos capazes de dizer não ao que percebemos que não temos tempo/vontade de realizar e obtemos mais segurança ao dizer sim para realização de uma tarefa que é prioritária ou que dará prazer.
3. Organize sua rotina
Diariamente: Trabalhamos, estudamos, fazemos exercícios, cuidamos da casa, nos alimentamos, nos locomovemos. Isso e mais uma série de outras coisas. Mas o importante é que tendo essa rotina organizada, fica muito mais fácil lidar com imprevistos e também com a tal da “falta de tempo”.
Quando temos uma rotina organizada, as tarefas de trabalho são realizadas no horário de trabalho e não no horário da academia, já que quem acordou tarde, perdeu o horário da academia e chegou atrasado no trabalho.
É claro que tudo é maleável, então por isso: negocie com você mesmo. Há tempo para tudo se você se organizar.
4. Faça!
Levante a bunda do sofá e faça algo! Tudo que você faz com determinada freqüência vira um hábito, se torna uma dinâmica de vida. Procrastinar vai trazer conseqüências positivas pra você?
“Eu me organizando, posso desorganizar”
Quando você tem suas demandas, tarefas e rotinas organizadas, a vida se torna mais leve. É possível acompanhar as mudanças, visualizar uma rota, seguir um planejamento. Mas organizando também posso sair da rota, aproveitar o fim de semana pra ficar horas na internet, vendo televisão, filmes ou jogando vídeo game, porque eu gosto, quero e posso fazer isso. Organizando posso adiar, pois sei que terá nova data para ser cumprido. Organizando posso até deixar aquela tarefa mais difícil pro final do dia (não aconselho), substituindo este tempo com tarefas menores e mais fáceis.
Não procrastinar faz com que a vida ande. A louça não se lava sozinha, enfim. Se sua meta é emagrecer, pare de faltar a academia. Se sua meta é tirar férias, pare de enrolar nos seus projetos.
É fato que ainda sei pouco sobre porque procrastinamos. Mas sei que a organização pode ajudar a não procrastinar. Afinal por que deixar pra amanhã o que você pode fazer agora?
Beijos e até a próxima.