17 de agosto de 2015
Você já teve a sensação que usa as mesmas roupas com freqüência?
Isso pode acontecer com quem possui uma grande quantidade de peças que acabam sendo escondidas ou ficando em cima das demais. Ou seja, vamos usando as peças mais recentes e quando a roupa nova chega, escondemos a leva anterior e por aí vai o acúmulo de roupas.
É por isso que quando fazemos aquela limpa no armário acabamos encontrando determinados itens que amamos e que esquecemos.
Por que parei de usar isso mesmo?
1. Não faz mais o meu estilo
Se não faz mais o seu estilo, desapegue e doe para quem quer, goste ou precise. Não tenha dó de mandar roupas para doação, alguém vai fazer melhor uso do que o fundo do seu armário.
2. Não me serve mais
Se for cabível de ajustes, separe todos os itens e leve para uma costureira. Você pode recuperar várias peças que adora e isso vai te dar a sensação de comprar uma roupa nova. Mas não deixe esses itens separados no armário pra “um dia” levar para o conserto. Faça isso o quanto antes, senão as peças continuarão ali no seu armário sem uso.
3. Está velho, rasgado ou manchado
Desapega! O que puder ser aproveitado vai para doação. Use o seu bom senso.
4. É bonito, mas nunca tive a chance de usar
Se você não usou em um ano inteiro, qual a chance de usar no próximo? É roupa de estação e pode ser guardada em um space bag pra economizar espaço no armário?
Minha mãe já me dizia: roupa boa é aquela que anda sozinha do tanto que já foi usada. E é verdade. Quando gostamos de algo, usamos com freqüência. Reflita sobre o real uso de suas roupas.
O que eu preciso fazer para ter um armário organizado?
# Primeiro passo: Limpe e destralhe
Estabeleça uma rotina para limpeza do seu armário. Pode ser por mês, por estações, o que preferir. Eu dou uma geral a cada 3 meses no meu guarda roupa, seguindo os passos mencionados anteriormente: doação, conserto, descarte. Nesse processo você vai percebendo quantas peças realmente está usando.
Dica: Quando for organizar, deixe todos os cabides virados para um lado. Cada vez que usar uma peça, posicione o cabide do lado contrário. Passado algum tempo, analise aquelas roupas nas quais o cabide permaneceu na posição inicial. Por que você não usou?
# Segundo passo: Organize por setores
Categorize e deixe seus objetos de maneira que possam ser visualizados e localizados de maneira simples. Ou seja, um espaço para peças íntimas, outro para camisetas, outro para calças, mais um para camisetas dela, outro para camisetas dele e por aí vai.
# Terceiro passo: Arrume
Após seguir as etapas acima, basta colocar tudo em seu lugar. Dobre de maneira uniforme, use cabides iguais, utilize caixas organizadoras, seja criativo. Tente sempre manter ao alcance fácil tudo o que for de uso freqüente, para facilitar o seu dia a dia.
Mais algumas dicas:
# Utilize cabides de tamanhos e cores iguais. Isso dá uniformidade e deixa o visual do armário/closet mais bonito;
# Use cabides infantis para calças, assim elas não ficam sambando de um lado pro outro (funciona bem para as calças femininas, mas nem toda masculina pode caber);
# A medida que for organizando, tente separar as peças por modelo e cor e vá posicionando-as juntas;
# Utilize um gabarito para dobrar as camisetas. Uma revista dá conta do recado muito bem. Isso mantém gavetas e prateleiras com aquela organização de loja, pois todas são guardadas no mesmo padrão;
# Utilize colméias para roupas íntimas. Você pode colocar algumas divisórias com papelão mesmo, ou ainda caixinhas para separar as peças. Mais uma vez, vale a criatividade;
# Bijuterias podem ser colocadas em pequenos ganchos ou ainda em caixas organizadoras;
# Sapatos devem ser guardados separados das roupas. Deixe em nichos, prateleiras ou gavetas próprias para os sapatos.
# Gravatas, cintos, bonés, lenços e cachecóis podem ser pendurados ou guardados em caixas. Caixas são valorosas, substituem as gavetas e poupam espaços no armário;
# Roupas de cama podem ser guardadas em saquinhos organizadores e devem ter espaço separado no armário.
# Bolsas podem ser penduradas ou colocadas em prateleiras. Colocando jornal ou ainda tecidos dentro delas, elas se mantém em pé.
Desapegar não é fácil. Mas com o passar do tempo, você vai realmente perceber que tudo que estiver ali, está porque você realmente gosta e usa. Além disso, criamos uma conscientização maior sobre o que consumimos e o que de fato precisamos ou não adquirir.
Mantendo este hábito, é possível visualizar perfeitamente tudo o que temos e analisar onde é necessário investir ou não. Consumir de forma inteligente.
Invista algum tempo para deixar o seu armário de cara nova, com o que você já tem. E se quiser dar lugar a algo novo, abra espaço no armário pra isso. Como? Desapega!
Este post foi produzido para Enjoy|Natural do Rio e apareceu pela primeira vez aqui.