16 de dezembro de 2013
Eu adoro arrumar a mala. Adoro porque significa viajar e não há coisa melhor do que viajar, principalmente se for viagem de férias, certo?
Amanhã estou partindo do Rio de Janeiro para Brasília pra aproveitar o meu mês de férias ao lado de amigos e família. Nesse meio tempo vou passar 10 dias na Bahia pra descansar e acumular energias para este novo ano. Serão 30 dias, que incluem praia, festas de fim de ano e vários planos. Ou seja, foi necessário muito cuidado com a preparação da nossa mala de viagem. E eu aproveitei para registrar tudo, claro!
É necessário pesquisar antes de arrumar a mala.
# Escolha uma mala que tenha um bom espaço para alocar as suas peças de roupa sem amassá-las;
# Veja como está o clima da cidade para onde vai, isso ajuda na escolha das peças;
# Liste os seus planos para as férias e tente combinar as peças mais adequadas para levar.
Organizando a mala…
1. Comece alocando as peças de acordo com a ordem abaixo. Uma boa dica é começar com calças esticadas, deixar as pernas para fora da mala e depois ir alocando outras peças. Ao finalizar, volte as pernas da calça para dentro da mala. Isso evita que as peças amassem.
A dica da calça:
2. Você pode dobrar as roupas de diversas formas. Eu costumo dobrar camisetas e deixá-las em pé, acho essa forma ótima para roupas masculinas, por exemplo. Algumas roupas podem ser colocadas em tubinhos e não amassam. Roupas de ginástica podem ser dobradas em forma de envelope e colocadas nos cantinhos da mala. Para esta viagem, separei uma mala para mim e outra para o meu marido. Dobrei as peças de formas diferentes e ficou tudo em seu lugar. Olha só:
3. Para peças de roupa íntima, como biquínis e sutiãs, recomendo usar saquinhos diversos e separados. Eu tenho alguns saquinhos de organza onde guardo os meus biquínis. Na hora de fazer a mala nem precisei tirar eles de onde ficam originalmente. Costumo guardar saquinhos mais delicados das lojas onde compro lingerie, ou mesmo carteiras e acessórios. Eles são ótimos para utilizar em viagens.
4. Acessórios mais delicados como óculos e chapéus devem ir em estojos ou caixas apropriadas para não quebrar ou amassar.
5. Produtos de higiene, maquiagem ou remédios também devem ser separados. Lembre-se sempre que você pode levar frascos menores e economizar espaço na mala. Necessaires, organizadores e bolsinhas ajudam muito na hora de separar estes itens. Eu costumo separar uma bolsa para produtos de banho, outra para itens de cabelo, outra para pele, outra de maquiagem, outra de remédios e mais uma com kit de limpeza dental. Muita coisa? Sim, mas organizando nem parece.
Dica: Envolva os produtos que podem abrir e vazar com um papel filme na boca. Isso evita que o líquido se espalhe pela bolsa.
6. Coloque os sapatos em saquinhos. Deixe-os em espaço separado das roupas.
7. Escolha embalagens também para os itens diversos que precisam nos acompanhar em algumas viagens, tais como: secador de cabelo, ferro de passar roupa, tira pêlos, etc.
8. Leve sempre na mala uma sacola a mais para roupas sujas.
E a bagagem de mão?
Na bagagem de mão vão todos os itens eletrônicos, de maior valor, assim como documentos de identificação e documentos da viagem. Podemos incluir também na bagagem de mão um kit sobrevivência. Quem teve a mala extraviada alguma vez sabe como é bom ter uma boa bagagem de mão com este kit. Isso significa separar uma necessaire com escova e pasta de dente, roupas íntimas (uns dois conjuntos), lenços umedecidos, etc. Lembre-se que a mala de mão pode ter até 5kg e alguns itens não são permitidos, como frascos maiores do que 100 ml.
O que você pode ou não levar na mala de mão:
Recomendo também a leitura do post como organizar a bolsa para não esquecer nada.
Revise todos os itens antes de fechar a sua mala. Evite aquela sensação do “será que estou esquecendo alguma coisa?”, usando essa ótima tabela de artigos de viagem.
Quando a mala estiver pronta…
# Personalize suas bagagens. Coloque fitas, adesivos, tecidos, ou qualquer coisa que as diferencie na esteira.
# Identifique a mala com os seus dados. Geralmente as malas vem com um cartão para nome, endereço e telefone.
# Utilize cadeados para fechar a sua mala. Anote a senha em algum lugar seguro, para não ocorrer problemas posteriormente. Caso não tenha cadeados, lembre-se de pedir para fecharem as malas com os lacres da companhia aérea.
# Assegure-se que a sua bagagem não ultrapassará o limite de peso da companhia. Caso contrário você pagará por excesso de bagagem.
Não tenha preguiça na hora de organizar a sua mala. Ter tudo a mão evita stress e você pode aproveitar muito mais! Afinal, não é pra isso que servem as férias?
Organize-se e boa viagem!
Beijos e até a próxima!