• Home
  • Blog
  • Metodologia
  • Comunidade Trilhas
  • Para Você
  • Para sua Empresa
  • Na Mídia
  • Treinamentos para PO
  • Contato

NOVO LIVRO - Desacelera: Organizando a vida com humanidade e leveza.

  • Home
  • Blog
  • Metodologia
  • Comunidade Trilhas
  • Para Você
  • Para sua Empresa
  • Na Mídia
  • Treinamentos para PO
  • Contato
  • Home
  • Blog
  • Metodologia
  • Comunidade Trilhas
  • Para Você
  • Para sua Empresa
  • Na Mídia
  • Treinamentos para PO
  • Contato
Gabriela Brasil

3 de abril de 2020

Música e Home Office: 6 playlists para concentração e produtividade

Para cada bloco da sua rotina existe um mood musical, e ter consciência disso no trabalho pode ajudar você a melhorar sua concentração e produtividade.
 Mentalidade Produtiva,  Organização do Trabalho,  Vida Simples 
Shares

Nesse estudo feito por Teresa Lesiuk, com profissionais de tecnologia, foi apresentado que ouvir música no trabalho pode sim melhorar a produtividade dos funcionários, mostrando que estes, ao escutar canções, conseguiram realizar tarefas mais rapidamente e encontrar ideias melhores. Além de manifestar bom humor ao trabalhar com música.

Não é todo mundo que curte trabalhar com música. No entanto, sabemos como o fone de ouvido é um sinal para os colegas de trabalho ou famílias em casa que aponta “pessoa focada por aqui, não incomode!”. Conheci pessoas que colocam o fone de ouvido na orelha mesmo sem música apenas para não serem interrompidas.

A música pode ajudar então a eliminar distrações? Na minha humilde opinião, sim! Mas ela também pode ser uma distração. Músicas que possuem letras podem levar você a cantarolar e se envolver com a música, tirando sua concentração. Com tarefas mais complexas ou leitura, isso já entraria em um território de multitasking, onde você precisa dividir sua atenção.

Quando a música é mais estruturada, com muitos instrumentos, isso também pode causar distrações. Já se pegou super excitado ouvindo uma música e querendo sair pra dançar? Acontece comigo e sei que esse tipo de música não combina com várias das atividades de concentração que tenho que fazer no trabalho.

“A música ativa regiões emocionais do cérebro como concentração, bem estar e foco. No entanto, não existe uma fórmula musical, pois cada pessoa possui um histórico de repertório e os resultados podem ser diferentes para cada um.” – Wanderley Alvez (Musicoterapeuta)

Nem todo tipo de música vai combinar com seu trabalho. É preciso avaliar o seu gosto e se o som escutado realmente te proporciona mais concentração. Eu tenho listas específicas para alguns tipos de atividades por aqui que me ajudam muito. Como organizo o meu dia em blocos de tempo no trabalho e separo atividades de criação, atendimentos, deep work e burocracias, cada um desses blocos de tempo acaba encaixando em um mood musical diferente, o que me leva a focar nas tarefas e manter a minha concentração e produtividade.

É tudo questão de escolher a música certa!

  • Quando você precisar processar informações, realizar anotações ou produzir algum conteúdo, escolha músicas mais calmas, com poucos instrumentos e sem letra, ou ainda um ruído branco como sons de oceano, natureza ou ventilador.
  • Quando a tarefa que precisa ser realizada tem um cunho mais repetitivo, como por exemplo, emitir notas fiscais ou fazer a responder emails, você pode usar uma música mais animadinha que te dê motivação.

Eu uso o Spotify como ferramenta para streaming de música. Sou assinante Premium e tenho o aplicativo em todos os meus dispositivos, conseguindo salvar listas offline para diversas situações, e claro, elas vão variando de acordo com meu humor e com o momento que estou passando.

Para além do Spotify há muitas alternativas. Recentemente recebi a indicação desse artigo da Nature Sound Retreat que tem um canal muito legal no YouTube, onde você pode checar mais sobre os benefícios da música para saúde.

O que mais acho interessante em utilizar música como ferramenta para concentração é que colocar uma playlist pode ser um ótimo ritual para dar início a uma atividade. Se você quer malhar, coloca um upbeat. Se quer lavar a casa, manda ver na lista da faxina! No trabalho, não poderia ser diferente, dar o start na playlist já lembra do contexto de realização da atividade.

Playlists para concentração e produtividade em Home Office:

  • Modo Relax

Uma lista com músicas calmas, acústicas, que me inspiram na hora de escrever. Também me ajuda a realizar planejamentos e reflexões de longo prazo.

Bônus para essa lista para uso em momentos de autocuidado, contemplação e puro relaxamento na banheira depois de um dia cansativo.

  • Modo Foco Total

Quando estou criando algum material para um cliente, ou fazendo propostas e conteúdos que necessitam de uma maior atenção, eu dou o play nessa lista. Não se espante se você encontrar várias batidas eletrônicas aí no meio, o tuntz tuntz faz maravilhas no meu cérebro. Rs

  • Modo Leitura

Se tem um lugar que a minha leitura rende é quando estou na natureza e perto do mar (saudades morar no Rio de Janeiro). Então, pode parecer meio doido (meu marido riu quando me viu fazendo isso), mas eu leio com essa lista com os sons do mar. Isso me leva a uma memória que me trás satisfação e presença.

  • Modo Deep Work

Tenho um bloco para projetos que é direcionado para o meu trabalho mais significativo. Criação de aulas, pesquisa, materiais de curso e conteúdo.

Para essa momento eu uso a lista #brainfood que também tem uma pegada eletrônica e me deixa inspirada criativamente.

  • Modo Secretariado

Separo um bloco para atividades mais mecânicas, tipo montar a página do bullet journal, subir aulas, organizar sistemas, mandar mensagens e responder emails. Nesse bloco gosto de acessar essa lista #coffehouse que me lembra o sonzinho de uma cafeteria.

Essas são apenas algumas das playlists que tenho organizadas no Spotify. Conecte comigo por lá acessando este link.

Gosto de montar minhas próprias listas, mas estou sempre navegando pelas listas do Spotify para encontrar coisas novas. Nesse sentido, a playlist “Descobertas da semana” feita de modo automático pela ferramenta, me ajuda muito, pois é uma seleção feita de acordo com o que ando escutando. Já acostumei na segunda feira a colocar ela pra tocar enquanto começo a minha semana e assim, sempre vou alimentando as playlists com novidades.

  • Modo Gratidão

Aproveito para finalizar essa compilação com a minha lista preferida e que gosto de começar as manhãs – o nome dela é #gratitude e os sons me levam a esse estado de presença e agradecimento. Espero que possa inspirar você também!

Música com certeza já é uma ferramenta de conexão com você mesmo e com suas relações e ela pode ser também para o seu trabalho. Eu já percebi que ao acessar o som correto, consigo trabalhar algumas emoções e comportamentos. Além disso, consigo me sentir mais autêntica e livre quando tenho uma trilha sonora para me acompanhar. Todos passamos por momentos de ansiedade, distração, incertezas e frustração. Música é remédio.

Quais músicas ajudam você a chegar em um estado de presença, calma, concentração e foco?

Senta o play nisso! Coloca no volume máximo. ♡

Precisando de uma ajuda personalizada na organização?

A CONSULTORIA É PRA VOCÊ
A CONSULTORIA É PRA VOCÊ
Gabriela Brasil

Deixe o seu comentário:

Últimas do Blog

Outras postagens

Um olhar sobre a produtividade que buscamos

Um Ano de Semana de 4 Dias no Brasil: Os maiores desafios relatados pelos participantes durante o Piloto

Os dados chegaram: 4 Dias de Trabalho no Brasil

Conferência Internacional da Semana de 4 Dias no Porto: Conversas Abertas Sobre o Futuro do Trabalho

Desvendando a Semana de 4 Dias: Benefícios, Desafios e o Futuro do Trabalho

Descobrindo saúde mental e física através dos exercícios físicos

Harmonizando Ação e Reflexão: Chaves para Desbloquear a Criatividade

Transformando Resoluções de Ano Novo em Hábitos Duradouros

Um olhar sobre a produtividade que buscamos

13 de maio de 2025

Um Ano de Semana de 4 Dias no Brasil: Os maiores desafios relatados pelos participantes durante o Piloto

11 de setembro de 2024

Os dados chegaram: 4 Dias de Trabalho no Brasil

26 de agosto de 2024

Conferência Internacional da Semana de 4 Dias no Porto: Conversas Abertas Sobre o Futuro do Trabalho

4 de julho de 2024

Desvendando a Semana de 4 Dias: Benefícios, Desafios e o Futuro do Trabalho

10 de junho de 2024

Descobrindo saúde mental e física através dos exercícios físicos

24 de janeiro de 2024

Harmonizando Ação e Reflexão: Chaves para Desbloquear a Criatividade

16 de janeiro de 2024

Transformando Resoluções de Ano Novo em Hábitos Duradouros

11 de janeiro de 2024
Gabriela Brasil

newsletter

Quer receber minhas dicas de organização pessoal? Cadastre o seu e-mail.

Gabriela Brasil
@gabrielabrasil /gbrasil contato@gabrielabrasil.com
desenvolvido por

Pin It on Pinterest