Todo trabalho tem suas particularidades. Alguns profissionais precisam viajar muito, outros passam o dia inteiro na frente do computador. Alguns passam boa parte do seu dia respondendo emails e questões com equipe, outros possuem um processo de trabalho mais solitário. Todo trabalho também tem seus altos e baixos. Há épocas que é necessário investir mais tempo para terminar um projeto, por exemplo. Mas varar noites, fazer hora extra, levar trabalho para casa – isso está longe de ser o ideal!
Então como ter um dia de trabalho perfeito?
Se você segue um plano com certeza consegue executar mais e melhor durante o seu dia de trabalho, mas não apenas isso, você sente que está realmente fazendo algo funcionar! É claro que cada profissional precisa achar a receita do seu dia de trabalho perfeito e esse processo leva sim um tempo. É o tempo de planejar, de organizar os ambientes ao redor para poder trabalhar com mais tranquilidade e eficiência, é o tempo de observar e traçar estratégias, testar ferramentas que auxiliem na produtividade.
Visualize o seu dia de trabalho perfeito. Como ele seria?
Quanto tempo você passa no seu dia de trabalho perfeito checando o seu email? E suas redes sociais? Quanto tempo passa produzindo? E em reuniões?
Quando entendemos o nosso fluxo de trabalho acabamos planejando melhor. Planejando melhor, a execução também será melhor. Portanto, estruture o seu fluxo de trabalho perfeito. Considere que ele não envolve apenas o tempo que você está sentado na frente do computador. Um dia de trabalho inclui rotinas, inclui seu café da manhã (o que você comeu), a sua disposição física (como está cuidando do seu corpo), o sua energia (o seu descanso). É fundamental analisar todos os seus blocos de tempo para construir um dia de trabalho perfeito.
Veja este exemplo do The Huffington Post sobre como ter um dia de trabalho perfeito.
Uma das coisas que me ajudam a estruturar um bom dia de trabalho é trabalhar de acordo com meus blocos de tempo. Pensei neles ao estruturar o meu dia ideal. O dia ideal é aquele dia que você consegue se dar nota 10. No meu dia ideal eu trabalho com os seguintes blocos de tempo:

Estes blocos somam juntos 22 horas, me dando 2 horas livres que aproveito em atividades diversas. Estruturando o dia assim em blocos consigo orientar bem o planejamento de cada dia. É claro que há flexibilidade no processo, pois alguns blocos mudam de acordo com o volume de projetos ou com a época do ano. Há dias que não tenho atendimentos a clientes por exemplo, o que me permite negociar este tempo para outras coisas. Cada dia é diferente, por isso que é bacana ter uma estrutura modelo para basear cada planejamento diário. Mas há também coisas inegociáveis. Sei que para ter um dia bom preciso dormir 8 horas, por isso esse bloco é inegociável. Para manter o planejamento funcionando preciso das revisões, portanto esse período também é inegociável. Já o almoço não tem problema se rolar um sanduichinho no trânsito vez ou outra. Negócio é sempre adequar o dia às prioridades.
O dia ideal é um dia que você se dá um 10, mesmo que não tenha conseguido cumprir tudo, pois sabe que deu o melhor de você naquele dia e trabalhou de acordo com o seu plano. É apenas sobre isso que temos controle: das nossas decisões. E para ter um dia excelente muitas vezes você vai ter que abrir mão e dizer não a várias outras coisas legais. Para viver com propósito é preciso dizer mais nãos.
Descubra como é a sua “pizza do tempo” e lembre-se de reservar períodos para suas rotinas e atividades de lazer e descanso. Essa pizza vai de encontro com o seu dia de trabalho perfeito?
Até a próxima!