Com certeza você já passou por essa situação: sair com sua família ou amigos para um restaurante ou barzinho e durante o tempo que estavam no local, as pessoas checaram o seu celular mais do que interagiram com as pessoas na mesa.
Alguns vão dizer: “mas isso é normal”. É mesmo? Eu já sou do time que acha isso um saco! Veja bem: se você combinou com uma pessoa ou com um grupo de pessoas de estar naquele local, naquele momento, a atenção não deveria estar voltada para o momento? Pois é. Onde deve ficar o celular nessas horas? Quietinho na bolsa, na minha opinião.
A verdade é que muitas vezes quando alguém pega o celular para checar mensagens, redes sociais ou outras notificações, um certo incômodo das pessoas que estão na mesa ficará muito claro. O vício no smartphone chegou ao ponto da deselegância.
E foi pensando nisso que uma moda bacana surgiu nos EUA: o phone stacking.
O phone stacking é um jogo voltado para etiqueta social e funciona assim:
Ao chegar no restaurante, todo mundo é obrigado a colocar o telefone com a tela virada para baixo na mesa, formando uma pilha de celulares, um em cima do outro. O desafio é justamente manter as notificações, mensagens e alertas ativos, mas ninguém pode pegar o celular pra checar!
O primeiro que não resistir ao vício, perde o jogo e PAGA A CONTA!
Quem vence? Quem não se deixa levar pela tentação, pelo medo de ficar por fora, pela necessidade emergencial de checar uma notificação no smartphone.
O jogo na verdade começou como uma brincadeira em alguns
Tumblrs, sob o título de “Don’t be a Di*k During Meal With Your Friends” e hoje está se popularizando com vários adeptos pelo mundo afora, inclusive euzinha.
Algumas pessoas podem até achar que é um pouco triste saber que precisamos desses artifícios para mostrar quem é que manda. Mas gamificar pode ser uma ótima solução pra cair a ficha e notar o tamanho do vício em tecnologia.
No próximo almoço com sua galera, desafie os participantes a entrar na brincadeira!