4 de julho de 2024
Na última semana, tive o privilégio de participar da Primeira Conferência Internacional da Semana de 4 Dias, organizada pela Universidade do Porto. Este evento reuniu membros do nosso time da 4 Day Week – Global como Charlotte Lockhart MNZM – 4 Day Week, Dr. Dale Whelehan e Úna Harty, que compartilharam insights valiosos sobre o desenvolvimento da organização e nossas iniciativas globais. Foi uma grande alegria poder conhecê-los pessoalmente e poder estar junto a parceiros para conversas sobre a semana de 4 dias e além.
O apoio técnico ao projeto-piloto de Portugal foi oferecido às empresas participantes por nós da 4 Day Week – Global e eu tive o prazer de coordenar as sessões de orientação sobre gestão do tempo, comunicação e produtividade para este grupo com um modelo simples e ágil, que permitiu ao grupo aprender durante o processo e preparar o terreno para modelos mais ambiciosos no futuro.
Além dos líderes globais, contamos com a presença de nossos parceiros nacionais que trouxeram perspectivas dos seus respectivos países. Carsten Meier apresentou um panorama do próximo relatório do projeto alemão, enquanto Franco Zullo destacou a adoção da semana de 4 dias por grandes empresas na Itália, como a Lamborghini. Nossa diretora de comunicação, Karen Lowe, apresentou resultados promissores da África do Sul.
Os relatórios de resultados estão disponíveis em nossa página de pesquisa no site.
O projeto piloto em Portugal, iniciado em 2023 e coordenado pelos pesquisadores Rita Fontinha e Pedro Gomes, foi o ponto de foco da conferência. Com o apoio do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social do XXIII Governo, Portugal escolheu começar no setor privado, devido à sua maior representatividade e agilidade.
Foram 41 empresas envolvidas, abrangendo mais de 1000 trabalhadores. As empresas adotaram a redução da carga horária para melhorar a saúde mental e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de seus funcionários, e os resultados foram bastante positivos:
Os dados do estudo destacam melhorias significativas:
O evento também contou com falas importantes de figuras políticas, como Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho. Apesar das discussões sobre os desafios e as críticas, a conferência reforçou a importância de explorar e testar novos modelos de trabalho.
A ministra enfatizou que a semana laboral de quatro dias ainda não será regulamentada imediatamente, destacando a necessidade de mais tempo e uma amostra mais representativa.
Pessoalmente, destaco que é evidente que os benefícios da semana de 4 dias são significativos, especialmente para as mulheres. Apesar da fala de alerta da Ministra, que vale também conhecer. Mais nesse artigo aqui.
A semana de 4 dias promove uma melhor saúde mental e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de aumentar a eficiência das empresas. Convido todos a refletirem sobre esses dados e a importância de continuar explorando e testando novos modelos de trabalho.
Para mais detalhes, acesse o relatório completo aqui.
Aproveito para deixar a gravação da minha apresentação completa no evento. Foram poucos minutos, a gravação tem suas falhas de áudio, mas achei que valia a pena compartilhar porque mostra um pouco do meu trabalho na 4 Day Week – Global e do meu posicionamento sobre o tema.
Quer saber mais sobre a semana de 4 dias?