8 de novembro de 2013
Seja para graduação, pós graduação, cursos de especialização ou línguas, sempre acabamos nos deparando com um enorme volume de informações e responsabilidades, que deve ser processado para que os nossos estudos se mantenham em dia.
Abaixo deixo algumas dicas que podem ajudar você a organizar os seus estudos:
1. Organize seu tempo
Verifique seus objetivos e estabeleça quanto tempo de estudo será necessário para alcançá-los. Divida este tempo em proporções semanais e mantenha a rotina. Minha meta de estudos é de 10 horas semanais, ou seja, 2 horas diárias. Dependendo da minha agenda da semana o horário para estudar varia, mas sempre mantenho as duas horas por dia.
2. Faça um plano de estudos
O tempo investido em um planejamento de estudos pode render muitas horas lá na frente. Ao fazer um plano de estudos, reflita sobre como é o seu processo de aprendizado, como que você costuma assimilar melhor os conteúdos. Eu geralmente sigo as etapas abaixo:
Feita a análise do conteúdo de cada matéria, encaixo em um cronograma no Wunderlist e vou seguindo as demandas do mapa mental. A sequência – leitura, fichamento, revisão – sempre me ajuda muito e vou com muito mais segurança para etapa dos exercícios, trabalhos e provas. Com a data estabelecida para cada matéria, vou seguindo as etapas de estudo naturalmente. A minha demanda de estudos é pequena, mas estas etapas são perfeitamente aplicáveis em demandas maiores.
Exemplo de cronograma no Wunderlist:
3. Use um calendário
Anote no calendário datas de entregas, provas e lembretes. Tenha esse calendário sempre a mão e crie o hábito de revisá-lo. Você pode manter esse calendário no smartphone. Para trabalhos e provas, é recomendável inserir lembretes na véspera.
4. Organize a papelada
Processe toda a papelada assim que ela chegar até você. O ideal é que você tenha pastas para poder arquivar seus materiais de estudo, de forma a localizá-los rapidamente quando precisar. O segredo para ter o controle da papelada é processar de imediato todo conteúdo recebido. Outro aspecto importante é tentar manter a organização virtual com a mesma categorização da organização física. Para estruturas físicas, você pode usar poliondas com pastas L categorizadas dentro ou ainda pastas sanfonadas.
Um exemplo de estrutura de pastas:
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Diversos aplicativos já possuem ferramentas para contabilizar horas, formular planos de estudos, anotar lembretes, arquivar conteúdos, e acompanhar cronogramas semanais. Alguns deles:
– Calibre: converte arquivos para .mobi (o formato do Kindle);
– Kindle4rss: permite de forma gratuita, a assinatura de até 12 feeds com artigos por edição;
– Feedly: pra deixar em um só lugar todos aqueles sites que você costuma acompanhar;
– Dropbox: para manter suas pastas como espelho, servindo como backup;
– inClass: para anotações de conteúdo da aula, podendo inserir fotos, vídeos e áudios. Tem lista de tarefas, visualizador de horários semanais e programação de alarmes;
– Evernote: ótimo aplicativo para cadernos, notas e lembretes de aula. Também permite inserção de arquivos, fotos e áudio.
– School Assistant: reúne datas de provas e trabalhos e lembra o estudante de seus compromissos. Mostra gráficos de desempenho.
6. Evite distrações e desconfortos
Separe o seu material de estudo diário antes de começar. Encontre um local bem arejado, confortável para sentar, sem interferências externas. Muita gente gosta de estudar ouvindo música ou com a TV ligada, e muitas rendem bastante mesmo com as interferências. É sempre bom avaliar se os seus métodos estão funcionando e tentar aprimorá-los.
7. Foque!
Seguindo um plano de estudos e mantendo a organização de seus arquivos, a ação de estudar é favorecida. Mas para que o estudo renda o importante mesmo é ter foco.
Para estudar eu utilizo a Técnica Pomodoro. O nome Pomodoro tem como referência aqueles timers de cozinha que geralmente possuem 30 minutos. A idéia é dividir seu tempo em intervalos de 25 minutos de concentração total, seguidas de 5 minutos de descanso. Nesses 5 minutos de descanso é permitido a escapadinha para olhar o Facebook, checar o email, ou tomar um cafezinho rápido. Após 4 Pomodoros, que somariam um ciclo de 2 horas, o descanso recomendado é de 30 minutos. Nesses 30 minutos você pode realizar um exercício, fazer um lanche, ver um vídeo, alongar, etc. O foco é o caminho para o sucesso nos estudos. Recomendo muito a Técnica Pomodoro, pois ela é extremamente simples de ser seguida e ótima pra quem tem dificuldades de concentração. (Quem sabe não vira tema de outro post por aqui?)
8. Para cada hora de aula – duas horas de estudo.
Essa matemática é ótima para fixar conteúdos e manter o cronograma em dia.
Essa é a maneira que eu organizo os meus estudos. E você? Como organiza o seu?
Beijos e até a próxima.