30 de dezembro de 2015
Sol, calor, praia e férias. As altas temperaturas já estão rolando no Brasil e a medida que o verão vai passando precisamos adequar a nossa alimentação para ajudar o nosso organismo a regular a temperatura interna do nosso corpo.
Muitas vezes deixamos de cuidar da nossa alimentação por conta da correria e da falta de tempo. No verão, com a chegada das férias, principalmente as escolares, a rotina pode mudar e com isso a rotina alimentar pode sair prejudicada. Manter uma alimentação saudável é possível quando organizamos e preparamos refeições práticas, incluindo alimentos frescos, nutritivos e simples de fazer.
Para estabelecer uma nova rotina de alimentação que não consuma muito tempo, é preciso começar fazendo um cardápio que atenda as suas necessidades diárias. Aqui vão algumas dicas para ajudar você a organizar sua alimentação no verão.
1. Comece o dia com um café da manhã equilibrado. Mesmo em viagem, dê atenção a essa primeira refeição do dia, ainda que você tome o seu café da manhã mais tarde. Aposte em sucos naturais que são ricos em vitaminas. Deixe o açúcar de fora. Inclua frutas, fibras e sais minerais.
2. Tome muita água ao longo do dia. Com o calor o corpo perde muita água e a reposição de líquidos é fundamental. Além disso, ingerir água evita a desidratação e refresca. Se você não tem o costume de beber água, deixe a tecnologia ajudar você. Baixe um aplicativo no seu celular que mande lembretes na hora de beber água. Você pode configurar por horas ou por quantidade, fica a seu critério. Alguns aplicativos com essa função são o Tecnonutri e Beba Água.
3. Hidrate o corpo ingerindo alimentos de 3 em 3 horas. Além da água, procure ingerir água de coco, sucos naturais, frutas ricas em água como melão, melancia, laranja, maçã, sorvete de frutas ou salada de frutas.
4. Organize o cardápio semanal com as refeições principais da semana. Estabeleça quais serão os pratos da semana e faça uma lista de compras. A unidade semanal é boa porque é um bom período de tempo para manter os alimentos frescos e criar uma boa dinâmica na cozinha, estabelecendo pratos variados.
O cardápio semanal também ajuda a economizar e manter a alimentação saudável. Você pode fazer uma lista e colocar na geladeira, com um imã. Fica fácil de visualizar e seguir. Procure receitas novas na internet e salve no celular, tablet ou email. O hábito de comer coisas diferentes pode estimular o prazer de comer bem.
5. Evite alimentos muito pesados e de digestão difícil. O corpo precisa de energia para manter o equilíbrio da temperatura, como no verão o calor é alto, melhor não fazer com que o corpo perca energia com digestão. Evite carnes pesadas, creme de leite, maionese e outros alimentos que podem gerar intoxicação alimentar. Evite frituras, excesso de carboidratos e alimentos industrializados. Invista em saladas e alimentos frescos.
6. Evite alimentos não refrigerados, principalmente se for comer fora, como na praia. Queijos, camarão e sanduíches podem ser arriscados se estiverem muito tempo fora do ambiente de refrigeração.
7. Faça lanchinhos. Tanto a tarde como a noite eles podem ser soluções leves e saudáveis para o verão. Ao invés de pão de forma, varie usando baguete, pão francês e pão sírio, principalmente as versões integrais. Deixe os pratos mais saborosos com uma salada de folhas, tomate cereja, cenoura, atum ou um bife grelhado. Lanches são rápidos de serem feitos e compõem um cardápio saudável. A noite opte por um lanche bem leve para não dormir com o corpo pesado.
Por fim, lembre-se que o mais importante na alimentação é o equilíbrio. Comer o que gostamos, com prazer e saúde. Organizando e planejando sobra mais tempo pra curtir a família e disposição para aproveitar os lindos dias quentes de verão.
Beijos e até a próxima.