11 de novembro de 2015
Você deve se lembrar daquele trecho onde a Alice, no país das Maravilhas, está perdida sem saber para onde ir. Aí ela conhece o Gato e ele diz pra ela que o caminho depende do lugar pra onde se quer ir. Alice responde que não importa e o Gato voando por aí exclama: “Então não importa que caminho tomar…”
Nós precisamos tomar decisões o tempo todo. É como se estivéssemos em uma estrada e precisássemos decidir se pegamos a curva, se vamos pra lá ou pra cá. Muitas vezes ficamos perdidos e muitas vezes erramos o caminho. E quando a gente erra o caminho perdemos um recurso muito precioso: o nosso tempo.
Hoje eu quer falar um pouquinho sobre como que a organização pode te ajudar a diferenciar boas oportunidades de desperdiçadores de tempo. Quando a gente se organiza, nós fazemos um mapa. Uma sequência, ordem, planejamento do que virá pela frente. É claro que esse plano pode falhar, mas é muito mais fácil pegar a estrada quando você tem um mapa, certo?
Quantas vezes você já usou um GPS e ele te levou para o lugar errado? Nossa, comigo acontece direto. Então nem sempre o seu plano vai funcionar, assim como o GPS muitas vezes não funciona. Mas aquilo vai te dizer que aquele não era o caminho e aí você não pegará ele mais, entende?
Organizar é traçar o caminho. Organizando você identifica prioridades e consequentemente perde menos tempo. Então para saber se você está aproveitando boas oportunidades você precisa primeiro traçar o seu mapa. Faça o seguinte: pegue um papel e caneta e escreva seus objetivos de longo e de curto prazo. Parece difícil de pensar a longo prazo né? Mas busque estas respostas dentro de você. Onde você quer estar? Com quem? Como? Escreva isso. E mais importante: seja honesto. Este é o seu mapa e de mais ninguém. Anote o que você quer pra SUA vida.
Escreva suas metas de curto prazo, o que você pretende alcançar no próximo ano. Pode ser concluir a faculdade, aumentar sua renda, abrir um negócio, emagrecer, se alimentar melhor.
O que estas listas dizem pra você?
O que você está fazendo hoje está de acordo com estas metas de curto e longo prazo que você tem? Caso você esteja cumprindo tarefas que não estejam relacionadas as suas metas é hora de rever o seu plano, porque você pode estar desperdiçando o seu tempo vivendo uma vida que não é a sua.
Se você está usando o seu tempo em projetos relacionados a estes objetivos que você anotou, parabéns! Você está aproveitando boas oportunidades, está seguindo o seu mapa, está correndo atrás dos seus objetivos.
Quando nós temos um mapa fica muito mais simples de fazer a caminhada. E o melhor: este mapa pode sempre ser ajustado de acordo com suas prioridades. Com ele em mãos fica muito mais fácil de tomar uma decisão. Eu vou por aqui porque eu sei que este caminho é o que me leva rumo ao meu objetivo.
Então faça o seu mapa, trace sua rota e boa viagem!
Beijos e até a próxima!