12 de outubro de 2014
Na primavera e no verão deixamos de lado as roupas com tecidos grossos e pesados e damos lugar às roupas mais leves, de tecido fino e geralmente mais delicadas. Dentre essas peças estão as famosas malhas, mas também as roupas de seda, renda, organiza e cetim.
Para te ajudar a aumentar a vida útil dessas peças de primavera e verão, hoje falaremos sobre como cuidar desses tecidos super delicados. Vamos lá?
1. Como lavar
A primeira coisa a se saber é que roupas de tecidos mais finos precisam de cuidado extra na hora da lavagem. A melhor opção para peças delicadas é sempre lavagem à mão com água fria, pois temperaturas altas podem danificar as roupas, especialmente as de seda. Fique atento ao símbolo que vem na etiqueta da roupa. Este abaixo, por exemplo, indica que o tecido não pode ser colocado na água.
Outro detalhe importante: nunca coloque roupas de renda em máquinas. Opte por lavar também a mão. Roupas com renda são frágeis e a máquina pode danificar a renda. O mesmo vale para outras roupas que possuem detalhes frágeis, como pinturas, lantejoulas, bordados ou aplicações. Lavando a mão você evita puxar fios, quebrar pedras ou desmanchar a costura.
É claro que algumas peças você pode lavar na máquina. A cada dia as máquinas de lavar estão mais modernas e a maioria possui um ciclo para roupas delicadas. Quando for colocar roupas no ciclo delicado lembre-se de usar um sabão para roupas delicadas. Você encontra facilmente em qualquer supermercado.
Dica: Use um saquinho especial para lavagem de roupas delicadas. Eles também ajudam a preservar as peças. Na falta desse saco, uma boa dica é usar uma fronha com um lado aberto e colocar as roupas dentro da fronha antes de jogá-las na máquina.
2. Como secar
A secagem é outro ponto que merece atenção. O modo centrifugação deve ser evitado quando se trata de tecidos delicados. A melhor forma de secar essas roupas é colocá-las já posicionadas em um cabide no varal, de preferência na sombra. O calor compromete a cor e pode afetar também a elasticidade dos fios do tecido.
Um outro truque para não deformar as roupas é colocá-las para secar em cima da superfície de uma toalha e deixar até secar.
Evite ao máximo torcer essas peças para remover a água. Como a maioria dos tecidos delicados não demoram a secar, não se preocupe em deixá-las sem torcer. De qualquer forma a água vai evaporar rapidinho, mesmo na sombra, afinal, o clima está quente, lembra?
3. Como passar
Para passar roupas delicadas, o ferro deve estar morno e sem vapor. Temperaturas baixas sempre. Se você tiver um steamer, use-o para estas peças. Os fios delicados podem enfraquecer com o calor.
Use uma toalha na superfície quando estiver passando este tipo de roupa.
4. Como guardar
Proteja as peças rendadas ou com detalhes em sacos ou capas de tnt. Proteger as roupas é fundamental para que elas durem muito tempo. Sempre guarde tudo em lugares secos e assegure-se de colocar um anti mofo no armário.
Coloque roupas mais leves em cabides com fendas, como por exemplo as blusinhas de alça de seda. Esse tipo de cabide permite que a peça não escorregue e não deforme. O mesmo vale para vestidos, saias, calças e shorts.
Para não cometer erros, lembre-se sempre de conferir a etiqueta da roupas com as instruções na hora de lavar. Muitas vezes não damos atenção a este detalhe, mas é o que faz a diferença em se tratando da conservação.
Vida longa às roupas delicadas!
Beijos e até a próxima.