• Home
  • Blog
  • Metodologia
  • Comunidade Trilhas
  • Para Você
  • Para sua Empresa
  • Na Mídia
  • Treinamentos para PO
  • Contato

NOVO LIVRO - Desacelera: Organizando a vida com humanidade e leveza.

  • Home
  • Blog
  • Metodologia
  • Comunidade Trilhas
  • Para Você
  • Para sua Empresa
  • Na Mídia
  • Treinamentos para PO
  • Contato
  • Home
  • Blog
  • Metodologia
  • Comunidade Trilhas
  • Para Você
  • Para sua Empresa
  • Na Mídia
  • Treinamentos para PO
  • Contato
Gabriela Brasil

13 de abril de 2021

Meu trabalho mudou e estou investindo no modelo de comunidades agora

Essa semana estou colocando no mundo a comunidade TRILHAS, o espaço de prática do processo de autoconhecimento e ação que gera um estilo de vida organizado e conecta as pessoas ao que realmente importa pra elas. Nesse texto explico porque resolvi investir no modelo de comunidades.
 Comunidade,  Organização,  Produtividade,  Trilhas 
Shares

Desde criança eu tenho uma grande atração pelo ambiente escolar. Gostava de brincar que era professora e gostava também de me colocar no lugar de aluna. O início do ano era sempre uma época muito esperada, para adquirir novos cadernos, encapar os livros, conhecer os novos aprendizados que me aguardavam.

Tenho casa 5 em Gêmeos, o que significa que gosto de aprender e de adquirir informações contínuas a respeito de mim e do mundo que me cerca. A minha diversão sempre teve uma relação muito forte com compartilhamento de ideias e me sinto feliz ao ver que hoje, em meu trabalho, consigo fazer isso acontecer.

No início do meu negócio tinha um objetivo muito claro: construir uma escola de organização. Tudo que realizei nos últimos anos, foi pensando nesse objetivo. Os atendimentos individuais, estudos do mercado de organização, formatação de cursos, entendimento do processo de marketing digital… tudo foi importante para eu entender modelos de ensino e formas de ajudar as pessoas a se desenvolverem no tema organização e produtividade, como eu me desenvolvi.

Em 2018 cheguei a um Burnout. Me estafei trabalhando com o que gostava. E decidi que ia seguir um ritmo de trabalho que não me adoeceria. Pisei no freio. Trabalhei minha ansiedade e tomei decisões que me levariam ao crescimento, mesmo que de maneira mais lenta. Foi aos poucos que meu trabalho chegou no ponto que está hoje e sei que como profissional, ainda tenho muito campo de crescimento. Muitos empreendedores do meu círculo já comentaram comigo sobre fórmulas de lançamento e como eu poderia já ter alcançado muito mais pessoas se tivesse feito isso, aquilo ou aquilo outro. Eu entendo. Concordo com muitas coisas. Mas hoje, depois de 3 anos da minha decisão de construção de um trabalho sustentável, percebo que tenho saúde, tenho estabilidade e liberdade. Sou grata por ter escolhido esse caminho.

No ano passado, entendi que já tinha recursos e confiança para dar o próximo passo. Os recursos na verdade eu já tinha há algum tempo, mas o timing não estava batendo ainda. Com tudo que começou em nossas vidas em 2020 me senti meio maluca em pensar em mudar de modelo de negócio, mas a intuição apontava que era o momento certo. Eu achava que construiria uma escola, mas a verdade é que ensinando organização nos últimos anos eu construí uma comunidade de pessoas que querem se reconectar com a vida. Quero estar cada vez mais perto em caminhada com elas.

Essa semana estou colocando no mundo a comunidade TRILHAS, o espaço de prática do processo de autoconhecimento e ação que gera um estilo de vida organizado e conecta as pessoas ao que realmente importa pra elas.

O meu trabalho mudou!

Desde Setembro de 2020, quando começo um novo ano de planejamento, estou fazendo ajustes de conteúdo e organizando um espaço onde seja possível aprender, trocar, compartilhar e descobrir o seu próprio ritmo quando o assunto é organizar a vida.

Percebi junto com o time que desenvolveu comigo o projeto da comunidade que o desejo que eu tinha de construção de uma escola tem a ver com esse ambiente de integração onde as pessoas se encontram e aprendem umas com as outras.

Vários dos meus clientes nos últimos anos continuavam acompanhando os novos conteúdos, adquirindo novas aulas, participando de encontros e eventos ao vivo, justamente para continuar participando do movimento de organização.

Estar em comunidade nos ajuda a aprender. É por isso que o ambiente de troca é tão importante. Tem muito conteúdo disponível online, muita informação a respeito de organização e produtividade. Esse ambiente não é apenas sobre consumir mais coisas. É um local para as pessoas trocarem sobre as vivências durante a caminhada de organização.

Por isso, o novo modelo de trabalho que estou começando é um modelo de recorrência. A comunidade vai funcionar com uma assinatura. Os membros farão um investimento super amigo mensalmente (R$ 38,00) e poderão ter acesso a todo o meu conteúdo de aulões, lives e encontros ao vivo, às pessoas que estão em diferentes jornadas, mas dispostas a compartilhar isso e a experiências únicas que serão criadas só para os membros da comunidade.

Hoje em dia eu trabalho essencialmente com cursos e treinamentos, consultorias e produção de conteúdo. Todos os programas estão passando por uma reformulação por conta dessa mudança de modelo para comunidades e ainda tem muita novidade para sair. Mas vamos com calma… Uma coisa de cada vez. 🙂

O que são comunidades e o que esperar da Comunidade TRILHAS

Podemos chamar de comunidade um grupo de pessoas que tem uma identidade em comum, que compartilham similaridades, como histórias, objetivos, localização e práticas.

Existem comunidades virtuais, presenciais, escolares ou acadêmicas. A comunidade TRILHAS é uma comunidade que se une em torno de uma identidade compartilhada de organização, tranquilidade e conexão com o essencial da vida. Somos uma comunidade online.

TRILHAS é o espaço de prática do processo de autoconhecimento e ação que gera um estilo de vida organizado e conecta as pessoas ao que realmente importa pra elas. A comunidade serve para co-construir conhecimento, gerar conversas e provocar movimento e ação rumo às maiores contribuições dentro e fora da comunidade.

Acreditamos na contribuição da organização para construção de comunidades mais harmônicas e essencialistas que valorizam os principais recursos da humanidade. A nossa comunidade TRILHAS existe para reunir, aproximar e dar suporte àqueles que estão passando pela jornada de descoberta e ação presente na Jornada de Organização, respeitando seus próprios ciclos e ritmos.

De alguma forma, essa comunidade já existia antes. Ela estava espalhada por aí nas redes sociais, interagindo aqui e ali de alguma forma. A diferença é que agora teremos um ambiente organizado para que nossas interações sejam mais fortes. Estamos no ambiente da plataforma Circle, que é super simples e intuitiva.

Essa plataforma terá espaços de conversas, eventos regulares de conteúdo (ao vivo e gravados) e biblioteca organizada. É uma plataforma de discussão fácil e convidativa. Ela pode ser acessada por um aplicativo no celular.

Porque resolvi investir no modelo de comunidade

Empreendedores precisam desenvolver múltiplas capacidades em um tempo limitado de tempo. The struggle is real! Além de realizar o nosso trabalho e prestar serviço para nossos clientes, ainda cuidamos de lançamento de produtos, campanhas de marketing, conteúdo pra redes sociais, administração de pessoas, capacitação técnica, comunicação, atendimento… a lista é longa e cansativa!

O mais importante em um negócio, no entanto, são as pessoas e o fluxo de caixa. Formação e engajamento de audiência é algo que trabalhamos para ter porque isso possibilita que a audiência se torne fã do seu trabalho e passe a se tornar cliente da marca. Manter essa galera engajada é o desafio master da parada toda!

Acontece que manter o engajamento em redes sociais como Facebook e Instagram está se tornando cada vez mais complexo. As redes mostram conteúdo para quem paga a conta do impulsionamento. Eu decidi não fazer mais parte dessa rodinha, como escrevi nesse último texto aqui. As redes são ótimas para formar audiência, comunicar posicionamento, encontrar novas conexões, mas o aprofundamento naquele mundaréu de informação me parece cada vez mais distante.

Nos últimos anos os cursos online e experiências educativas trouxeram junto a opção dos grupos de interação, como grupos no Facebook, canais no Telegram, no Discord ou Slack. Muitas pessoas vendem o acesso a esses canais como comunidades, o que pelo conceito está certo sim, mas na minha opinião esses canais ainda são limitados para interação em comunidade porque os ambientes limitam a formação de relações mais aprofundadas e discussões mais aprofundadas.

Mensageiros instantâneos podem trazer o sentimento de FOMO (fear of missing out) e os membros dos canais se sentirem perdidos com as discussões acontecendo em tempo real. Foi por isso que escolhemos a Circle para ser nosso ambiente de comunidade.

Circle é uma startup e o produto de comunidades é bem novinho, foi lançado em Agosto de 2020 em Nova Iorque. A plataforma foi desenhada para oferecer uma experiência de comunidade onde seja possível desenvolver esse engajamento, entregando 100% do conteúdo para 100% dos membros, em formato assíncrono, do jeitinho que a gente gosta na Jornada. 💙

Resolvi investir nesse modelo de comunidade para que a entrega de conteúdo fosse mais organizada, mais acessível e mais dinâmica para quem participa das caminhadas de organização conosco. O modelo de comunidade vai permitir:

  • O acesso a um ambiente seguro, intuitivo e simples onde você poderá achar facilmente todos os materiais de lives, aulões, webinários e encontros ao vivo
  • Propostas de desafios mensais e orientações direcionadas aos membros sobre temas pertinentes a Jornada de Organização
  • Eventos ao vivo regulares dentro da comunidade com arquivo de todas as gravações
  • Troca com toda a rede de pessoas com mentalidade de crescimento e abundância que já passaram pela caminhada
  • Um canal de perguntas e respostas direto
  • Chat interno onde é possível contatar os membros da comunidade diretamente
  • Ambiente seguro e organizado para você se envolver com os conteúdos no momento que quiser

Como fazer parte da comunidade TRILHAS

Essa é uma comunidade para todos os meus alunos e pessoas que estão cansadas de uma vida corrida e estão no processo de busca por uma vida mais essencialista, conectada ao que importa, com mais tempo para as relações, para si mesmas e para os projetos importantes

Os membros podem interagir entre si para caminharem juntos. TRILHAS é o espaço de encontro de todos. Cada um pegando um rumo diferente, com velocidade diferente, mas com um propósito similar: viver conectado ao essencial.

A comunidade abriu as portas essa semana para os membros beta, alunos que estão ativos em ciclos dos programas atualmente. Foi bastante trabalho pra botar a casa prontinha pra receber os membros beta, então nos próximos dias estaremos testando esse ambiente com eles para que seja possível receber novos membros.

No dia 22/04/2021 abriremos a comunidade para inscrição de novos membros. Acesse essa página para receber mais infos sobre o nosso Happy Hour de abertura da comunidade. Evento gratuito! Te vejo por lá?

Inscreva-se para o Happy Hour de Abertura da Comunidade

Clique aqui para receber o aviso no seu e-mail
Clique aqui para receber o aviso no seu e-mail
Gabriela Brasil

Deixe o seu comentário:

Últimas do Blog

Outras postagens

Um olhar sobre a produtividade que buscamos

Um Ano de Semana de 4 Dias no Brasil: Os maiores desafios relatados pelos participantes durante o Piloto

Os dados chegaram: 4 Dias de Trabalho no Brasil

Conferência Internacional da Semana de 4 Dias no Porto: Conversas Abertas Sobre o Futuro do Trabalho

Desvendando a Semana de 4 Dias: Benefícios, Desafios e o Futuro do Trabalho

Descobrindo saúde mental e física através dos exercícios físicos

Harmonizando Ação e Reflexão: Chaves para Desbloquear a Criatividade

Transformando Resoluções de Ano Novo em Hábitos Duradouros

Um olhar sobre a produtividade que buscamos

13 de maio de 2025

Um Ano de Semana de 4 Dias no Brasil: Os maiores desafios relatados pelos participantes durante o Piloto

11 de setembro de 2024

Os dados chegaram: 4 Dias de Trabalho no Brasil

26 de agosto de 2024

Conferência Internacional da Semana de 4 Dias no Porto: Conversas Abertas Sobre o Futuro do Trabalho

4 de julho de 2024

Desvendando a Semana de 4 Dias: Benefícios, Desafios e o Futuro do Trabalho

10 de junho de 2024

Descobrindo saúde mental e física através dos exercícios físicos

24 de janeiro de 2024

Harmonizando Ação e Reflexão: Chaves para Desbloquear a Criatividade

16 de janeiro de 2024

Transformando Resoluções de Ano Novo em Hábitos Duradouros

11 de janeiro de 2024
Gabriela Brasil

newsletter

Quer receber minhas dicas de organização pessoal? Cadastre o seu e-mail.

Gabriela Brasil
@gabrielabrasil /gbrasil contato@gabrielabrasil.com
desenvolvido por

Pin It on Pinterest