Usamos cada vez mais os dispositivos eletrônicos para nos auxiliar no trabalho. No entanto, uma imensa quantidade de papel insiste em aparecer diariamente em nossas mesas. A verdade é que mesmo com o auxílio digital, ainda precisamos utilizar papéis para correspondências, protocolos, arquivos, atas, pautas, contratos, autorizações, notas fiscais, entre outros documentos importantes. Esses arquivos precisam estar no papel e devem ser armazenados e organizados de maneira adequada.
No entanto, outros tipos de papelada podem ser evitados, diminuindo a quantidade de papel para organizar e também eliminando a bagunça e acúmulo de coisas em nossas mesas. Além disso, ter uma vida com menos papel, pode trazer muitas vantagens, como por exemplo o acesso fácil a informações de qualquer lugar através da nuvem. Além de demonstrar nosso amor pelo meio ambiente consumindo menos papelada também.
Para diminuir a quantidade de papel, adote essas 6 atitudes simples no seu dia a dia.
1. Pare de imprimir e-mails. Se eles forem grandes e difíceis para ler, aumente a fonte de visualização. Caso o email precise ser arquivado, experimente salvá-lo em um pdf ou usar marcadores em seu email. Só imprima o que for realmente necessário.
2. Escolha com cuidado a papelada que você arquiva para o futuro. Em meio a uma grande quantidade de papéis desorganizados pode-se perder muitas informações. Experimente escanear os documentos e salvar como pdf. No digital a busca é mais fácil.
3. Opte por receber suas faturas e extratos por email. Pague contas usando o número do código de barras. Você pode salvar o comprovante digitalmente também. Receba recibos do cartão no SMS e pare de acumular papeizinhos.
4. Faça assinaturas de revistas online. Muitas vezes assinamos revistas que vão apenas se acumulando. Se você tem um tablet, experimente fazer assinaturas digitais. Além de ser mais barato, é mais interativo e você pode ter extras como vídeos demonstrativos em algumas edições.
5. Opte por não imprimir informações da web. Ao invés de imprimir receitas ou roteiros de viagem, artigos, etc, guarde os arquivos em uma plataforma como o Evernote.
6. Use livros digitais e ferramentas como Kindle, Kobo, Lev. Deixe para comprar apenas aqueles livros que você ama e que quer ver realmente na prateleira da sua casa.
Pronto para eliminar uma boa quantidade de papel da sua vida?
Você não precisa chegar em casa e já sair escaneando tudo. Pode ir com calma, selecionando, analisando o que você quer manter no digital e eliminando a papelada extra. Use o App Scannable para te ajudar nas digitalizações.
Aqui vai uma lista de materiais que você pode tranquilamente guardar no digital para consulta:
1. Digitalize folhetos de delivery;
2. Digitalize matérias de jornal;
3. Digitalize receitas;
4. Escaneie os manuais da sua casa;
5. Digitalize cartões de visita;
6. Digitalize cadernos antigos, diários, cartas;
7. Digitalize papeladas do médico e exames;
8. Digitalize certificados (guarde os originais);
9. Digitalize carteira de vacinação dos seus filhos e dos seus pets;
10. Digitalize boletos e contas pagas
Go green!