2 de outubro de 2015
Este pode não ser o primeiro post que você vê sobre a crise, tampouco será o último. Crise é o assunto da vez. Não tem como fechar os olhos para a atual situação econômica, prudência e planejamento são fundamentais para que você e sua empresa saiam bem de qualquer turbulência que possa vir por aí. Por isso o que veremos hoje serão algumas dicas de organização que podem ajudar a passar por este período de forma mais tranquila.
Dito isto, qual é a recomendação para empreendedores hoje? Se preparem para tempos complicados! Não estou falando para você desanimar, porque afinal momentos de crise podem ser muito proveitoso para os negócios. Este é o momento ideal para rever seus objetivos, pensar nos investimentos, reavaliar decisões estratégicas e organizar sua empresa e sua vida para continuar obtendo bons resultados mesmo neste momento mais complicado.
Como muita gente quebra na crise, quem consegue se organizar sai fortalecido.
Veja agora 5 passos para você se organizar neste período:
1. Organize suas finanças.
Em tempos de crise os juros aumentam. Se você já tem uma dívida, um empréstimo que conta com taxa de juro variável por exemplo, pode sofrer mais com os juros altos. Se você não tem um empréstimo, se organize para não precisar de um! Converse com o gerente do seu banco, verifique se este é um bom momento para investir em uma poupança, por exemplo.
Saiba mais sobre Organização Financeira.
2. Reveja seus hábitos.
Já estamos passando por reajustes em valores básicos da economia, como combustível e energia elétrica. É claro que outros itens da lista correm o risco de sofrer reajuste e este pode ser um momento excelente para você rever seus hábitos de consumo.
Estes são só alguns exemplos do que você pode aproveitar e mudar nos seus hábitos diários, que podem te trazer uma boa economia no fim do mês.
3. Seja criativo
A crise é uma abertura para possibilidades. Ao invés de desanimar com o cenário, seja criativo. Explore as redes sociais e o seu conteúdo para atrair a atenção de clientes se você for um empreendedor autônomo. O que as pessoas estão precisando e você pode ajudar a obter?
4. Invista na sua produtividade
Em cenário de instabilidade, quem se destaca fica com o cliente ou com a vaga na empresa. Como mostrar mais resultados para que as pessoas continuem confiando no seu trabalho? É simples. Sendo fiel a sua produtividade. O assalariado mais produtivo e que obtêm mais resultados dentro da empresa, vai ficar. O empreendedor que continua mostrando seu trabalho de forma ativa, alcança mais visibilidade e por consequência mais clientes. Mas produtividade não é algo que se consegue num passe de mágica. Depende muito do seu planejamento, foco e organização.
5. Priorize
Talvez esse seja o momento de investir em publicidade, talvez seja hora de retardar determinado projeto, talvez seja o momento de procurar por novos clientes. Você deve saber as prioridades da sua empresa. O Brasil não vai parar, mas podemos verificar sim uma redução no nível de atividade econômica. Não deixe essa sensação bater como um furacão a sua porta.
Organize agora. Colha resultados lá na frente.
Um beijo e até a próxima.