Organize-se para estudar em casa

 In Destaque, Organização Pessoal

Não está conseguindo estudar em casa? Descubra o que pode estar te impedindo.

Estudar nas escolas ou em instituições pode ser chato e bastante entediante para algumas pessoas. Porém, muitas dessas pessoas não conseguiriam estudar em casa, que é exatamente o que acontece com a grande maioria dos alunos. O fato é que em casa, o aluno tem muito mais distrações que no ambiente escolar e, se estivermos falando de alguém com histórico de indisciplina, isso tem um impacto ainda maior. O estudante que é indisciplinado deixa os estudos para depois e não está muito a fim de ficar enfurnado no quarto para absorver o que está nos livros. Celular, música, fome, vontade de ir ao banheiro, ansiedade para fazer outra atividade… Tudo isso faz parte das distrações da grande maioria das pessoas que deixam para estudar em suas casas. O segredo para conseguir evitar todas essas problemáticas e ser capaz de absorver o que está sendo aprendido em casa se chama organização. Veja nossas 3 dicas!

  1. Busque silêncio e conforto

Ao contrário do que muita gente pensa, estudar não é o simples fato de sentar-se e pegar no livro. Na realidade, é preciso muito mais do que apenas isso. O estudante que estiver em busca de maior concentração precisa estar em um ambiente silencioso e longe de possíveis distrações – TV, celular, rádio, cachorros, pessoas, telefone – para não ser perturbado pelos fatores externos. O conforto também é um ponto que tem extrema importância na absorção do conteúdo, visto que se você não está se sentindo confortável em sua cadeira ou poltrona ou se está com fome, sede, sono ou preocupação excessiva com outras coisas, não irá absorver nem 60% do que foi proposto. É preciso estar presente, e para estar presente você precisa ter sensação de bem-estar. A luz ambiente também precisa estar de acordo para não forçar os olhos. Recomenda-se ainda uma pausa de 5 minutos a cada meia hora de estudo.

  1. Exercite o que sabe

Você pode fazer isso de várias formas! Chamar seus colegas de classe e rever o conteúdo não é uma má ideia. Existem ainda os aplicativos para celulares, sites e as próprias plataformas online. Na Preply, por exemplo, você vai poder encontrar um professor de matemática em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e em todos os demais estados do Brasil através de uma única plataforma. Você só precisa acessar https://preply.com/pt/Salvador-BA/professores–matematica e já pode dar início às aulas com um dos professores brasileiros ou estrangeiros. Como você faz tudo isso através do Skype, você economiza tempo e tira todas as suas dúvidas com quem domina o assunto, além de estudar de uma forma mais dinâmica.

  1. Qualidade não é quantidade!

Uma mania que muitos estudantes têm é a de estudar de forma compulsiva com a ideia de que saberão mais coisas. Eles, de fato, irão absorver grande parte do que estudarem, mas tudo isso será esquecido com a mesma rapidez. É preciso ter bom senso e avançar de forma íntegra, isto é, só passar para a próxima matéria quando realmente tiver absorvido tudo.

O ideal é estudar até, no máximo, 2 horas todos os dias e tirar um ou dois dias da semana para rever o conteúdo que foi estudado anteriormente. Além disso, você pode tirar o fim de semana de folga para relaxar, caso o estudo tenha acontecido todos os dias da semana, uma vez que, estudar demais e de forma ansiosa causa estresse e piora os quadros de ansiedade naqueles que já têm alguma predisposição a desenvolvê-la. Estude sem pressa e estabeleça um horário do dia em que não esteja correndo ou preocupado com suas atividades. Lembre-se de que, quanto mais concentrado estiver, melhor irá absorver o conteúdo estudado.


* Este post é um publieditorial. Quando uma marca faz uma proposta legal e que eu acho que vai trazer conteúdo de valor para os leitores do blog eu topo abrir o espaço. Todos os publieditoriais são revisados por mim. (Gabriela Brasil) 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search