In Mindset Produtivo

Me deparei na timeline do Facebook com um post compartilhado por alguns dos meus contatos, entitulado: Se o seu marido faz estas 15 coisas nunca se separe dele. Eu como fanática que sou por listas (nunca neguei) acabei entrando no post pra conferir e brincar com o meu marido que estava ao meu lado no momento. Fui lendo os tópicos até chegar no número 13, que dizia:

  1. Ele lhe ajuda nas tarefas de casa: Ele lava a louça e lhe ajuda com as crianças mesmo sem você pedir.

     

    Então, gente. Eu vou tocar nesse assunto porque tem tudo a ver com organização. Estamos em pleno 2017, já chega desse negócio de reforçar que tarefa de casa é coisa da mulher, ok? A mulher não tem que pedir pro companheiro lavar a louça ou cuidar dos filhos, porque a louça também é dele e os filhos obviamente são filhos dele também. Me controlando aqui pra não rodar a baiana, mas né. Para tudo tem limite.
    Tarefa de casa é tarefa de todo mundo que mora nela! Click To Tweet

    Fico impressionada com o número de comentários que recebo de mulheres quando digo que o meu marido realiza as tarefas aqui em casa também.

    “Que bom um marido que ajuda.”

    Ajudar? Não. Ele está cuidando do mesmo ambiente que nós dois vivemos! Valorizando o espaço onde se come, dorme, descansa, namora. Cuidar da casa é dever da esposa, do marido, dos filhos e de quem mais vive sob o mesmo teto e ponto final.

    Neste sentido, uma coisa é certa: alguém tem que ficar responsável pelo planejamento. Aqui em casa, por exemplo, eu sentei com o meu marido pra entender como poderíamos dividir as tarefas. Ficou assim:

    1. Eu sou responsável pelo destralhamento e limpeza diária dos cômodos (faço um pouquinho a cada dia);
    2. Eu cozinho, ele lava a louça. Diariamente. Sim, a gente troca muitas vezes os papeis.
    3. Ele cuida de lavar a roupa e o banheiro no final de semana;
    4. Eu dobro as roupas e as organizo no guarda roupa.
    5. Ele cuida do pagamento das contas.

    6. Eu monto o menu semanal e faço a lista de compras.

    E por aí vai. Assim é o nosso acordo. É claro que cada casa possui uma necessidade e cada família é diferente. Às vezes uma das pessoas trabalha fora e a outra não, portanto terá mais tempo para as tarefas domésticas. Minha intenção aqui não é criticar o jeito que cada um faz, é aumentar a reflexão sobre o assunto. Vamos parar de ficar colocando em potinho o que é tarefa de homem e tarefa de mulher e alterar nossa comunicação e ações no dia a dia, parando de reforçar esteriótipos?

    Que tal estipular um acordo na sua casa, com os filh@s e companheir@s? Família com mindset organizado aproveita melhor os espaços e o tempo juntos, pode confiar.

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search