In Vida Simples

Ano novo, vida nova? Sempre escutei um ditado que diz que o quê você passa o ano novo fazendo é capaz que você leve para o resto do ano inteiro. Não acho que precise ser tão radical assim, mas concordo. O que está vivo na sua cabeça no momento que o ano começa, faz uma diferença danada na forma que você leva o restante do ano.

Hoje mesmo minha coach comentou que já estava se sentindo em 2017, já que estava fazendo coisas relacionadas com o novo ano dela, como pensar nos objetivos para 2017. Eu acho espetacular começar o ano já em movimento.

Não espere o ano virar para começar a mudar

Dezembro é um mês meio ritualístico pra mim, e depois que mudei pra cá pra Califórnia onde o clima é super frio, é uma época que eu fico bem mais introspectiva mesmo. Então nesse mês eu tenho algumas atividades que me ajudam a entrar no ano com o pé direito.

Gosto de deixar minha casa organizada e limpinha para receber o novo ano. Geralmente eu faço uma faxina semanal e destralhamento a cada três meses, onde envio coisas para doação, venda ou conserto. Gosto de fazer o destralhamento a cada estação porque como o clima muda, me baseio muito nisso para troca de roupas, compras novas etc. No final do ano eu faço o último destralhamento do ano e uma faxina mais pesada, onde lavo cortinas, janelas, carpetes. O bom de fazer essa faxina mais pesadona em Dezembro é que me ajuda a deixar a casa mais aconchegante e preparada para o inverno.

Organizar minhas finanças e detalhar os investimentos financeiros que desejo fazer pessoalmente e profissionalmente. Nós empreendedores individuais corremos risco de misturar as contas pessoais com as contas da empresa, então no final do ano eu gosto de fazer uma previsão de gastos e recebimentos tanto para o negócio quando para gastos pessoais. No planejamento também gosto de incluir viagens e eventos que pretendo realizar durante o ano para incluir no budget. Nessa época insiro também as datas para pagar impostos que tem data específica, como imposto de renda.

Organizar a papelada que tem em casa. Escaneio o que é necessário ir para o Evernote e organizo as pastas para o ano que vem, onde coloco a papelada do ano corrente.Gosto de zerar a caixa de entrada física e processar todas as anotações que deixei em caderninhos ou post its espalhados por aí.

Fazer o planejamento do ano seguinte. Deixar pra janeiro jamais! Uma das coisas que mais gosto de fazer na virada do ano é lembrar das minhas metas mentalmente, isso me dá uma segurança enorme de pensar que comecei o meu ano focando no que é importante pra mim.

Organizar o material de papelaria que vou precisar no ano. Isso significa ajeitar cadernos, comprar novas canetas, mudar estojo, reorganizar materiais de estudo. Eu adorava fazer isso quando era criança antes da volta às aulas. Gostava tanto de fazer isso que hoje em dia não consigo mais terminar o ano sem um pulinho na papelaria para “completar” meus materiais de escola. Uma vez aprendedor, sempre aprendedor.

Limpar a despensa. Geralmente eu faço compras semanais e tento ficar atenta ao que tem na geladeira e despensa para nada estragar, mas, às vezes acontece. Por isso eu gosto nessa época de dar uma geral na despensa toda em busca de produtos vencidos e coisas que não vamos usar. A limpa vale também para os remédios.

Tomar um banho de ervas para limpeza espiritual. Gosto de fazer um óleo com alecrim, arruda, lavanda, louro, sálvia, mirra e sal grosso.  Coloco uma música legal, velas e realizo uma limpeza pensando no que não quero mais pro próximo ano.

Olhar o meu trânsito astral para o ano que vem. Porque uma mãozinha dos astros não faz mal a ninguém né? Eu uso o Astro para fazer as consultas astrológicas.


E você? O que você gosta de fazer antes do ano começar?

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search