In Vida Simples

Uma das razões pela qual eu gosto de voltar ao trabalho depois das férias é que tudo que está esperando por mim me receberá de cabeça fresca e pronta para dar o meu melhor. Eu chamo isso de efeito pós praia, simplesmente porque pra mim a praia tem o poder de trazer relaxamento, tranquilidade e harmonia, elementos que combinados me trazem motivação, energia e garra para fazer as coisas acontecerem. É claro que o efeito pós praia pode acontecer depois de um passeio a natureza, uma caminhada no parque ou um dia na neve andando de snowboard. A intenção é a mesma: estar em um local gostoso, fazendo algo que carregue a bateria.

Quando alguém passa boa parte do tempo que poderia (e deveria) estar dedicando ao seu relaxamento para realizar coisas do trabalho como responder emails ou escrever propostas, está simplesmente dizendo não às férias, a tranquilidade e ao relaxamento. E claro, quando voltar ao trabalho essa pessoa não estará nada descansada!

O David Allen diz que “muita gente se sente melhor em relação ao seu trabalho na semana anterior às férias, mas não é propriamente por causa das férias”. Por que então? O que acontece é que antes de viajarmos deixamos tudo organizado, limpamos, fechamos, resolvemos, negociamos, colocamos prazos. E isso dá uma tranquilidade imensa, o que permite que o relaxamento encontre espaço na viagem. Allen sugere então que ao invés de realizar isso anualmente antes de sair para uma longa viagem, façamos isso semanalmente. Pois a organização não precisa ser apenas pré férias, ela pode deixar nossa vida simples e prática todos os dias se nos dedicarmos a ela.

O que faz as suas férias serem gostosas e relaxantes? O que você faz nas férias que carrega a sua energia? 

Quando estou de férias eu adoro meditar ao ar livre, andar a pé pela cidade e conhecer lugares novos, comer em restaurantes alternativos, tirar longos cochilos na rede. Já a minha mãe, desde que me entendo por gente, a vejo colocando coisas em ordem nas férias, desde reparos na casa até organização da papelada. Meu pai também sempre teve um pouco disso, quando tinha qualquer tempinho, já ia logo arrumar buraco no telhado.

Cada pessoa tem atividades nas quais gosta de se dedicar nas férias. Eu me dedico bastante ao meu descanso e ao meu lazer, mas acho fundamental que isso também faça parte do meu dia. Sei também que minha mãe não organiza as coisas apenas quando está de férias. Por isso, peço permissão ao David para usar o mesmo raciocínio, mas por um outro ponto de vista:

O que você faz durante as férias? Você curte, você descansa, você relaxa, você reflete sobre sua vida, você coloca as leituras em dia, você cuida da sua casa, você cuida de você e do que é importante na sua vida, você passa mais tempo com quem ama, você carrega a bateria.

Só estou sugerindo que você faça isso com mais frequência na sua vida ao invés de apenas uma vez por ano. #simplesassim

Veja 05 maneiras de trazer as férias para o dia a dia:

  1. Separe um tempo na sua rotina para ler. Se você fosse carregar um  livro para te acompanhar durante alguns dias na praia, que livro seria? Encontre um cantinho gostoso e silencioso em casa, ou saia para ler em um parque. No intervalo do almoço, ao invés de grudar no celular, leia.
  2. Ande a pé pela sua cidade. Quando estamos viajando é comum utilizar o transporte público ou andar na cidade para conhecer os restaurantes, a cultura, ver pessoas. As cidades são livros que se lêem com os pés, eu li numa porta de banheiro nas andanças da minha última viagem. Explore um pouco mais sua cidade indo a pé para academia, pegando rotas diferentes na volta pra casa, observando a loja nova que abriu na esquina. Pergunte a alguém na rua qual o melhor restaurante da região, talvez você possa ser surpreendido ao saber que ao lado de sua casa fazem o melhor risoto do universo (já aconteceu comigo).
  3. Durma mais. Não coloque despertador no celular no final de semana. Durma mais 30 minutinhos. Eu sei que pra quem tem filhos ou outras situações que demandem mais atenção isso é mais complicado, mas muitas vezes esse período de descanso pode ser um cochilo depois do almoço, ou até mesmo a ida pra cama mais cedo ao invés de ficar grudado na televisão. Sempre digo que descansar é produtivo. Todos nós deveríamos atentar para incluir mais períodos de descanso na agenda.
  4. Brinque com sua família. Jogos são clássicos de viagem, né? Desde jogos pra brincar no carro, adedonha, imagem e ação ou aquele jogo que alguém coloca um post it na cabeça com o nome de um personagem para todo mundo adivinhar. Baralho, frescobol, ping pong, sinuca. Tudo isso é divertido e faz com que a família fique reunida, por isso é importante entrar na rotina. Inclua brincadeiras no seu dia e semana, principalmente se você tiver filhos. Você até pode achar que a brincadeira é importante só pra eles, mas o efeito posterior – de alegria e contentamento – claramente será sentida dos dois lados.
  5. Desconecte-se mais. Se nas férias você checa menos o email e nada explode, por que você não pode diminuir sua atividade virtual um pouquinho no seu dia? Desconecte-mais, substitua internet por alguns dos tópicos acima. Muitas pessoas reclamam que não tem tempo no dia mas passam mais tempo do que precisam em redes sociais. E por aqui, nós já sabemos que pra achar tempo não tem mistério e nem mimimi, tem negociação!

A gente não precisa esperar as férias para curtir o nosso dia. Atividades de diversão, curiosidade e relaxamento podem e devem fazer parte da nossa vida sempre.


O que você pode fazer para trazer um pouquinho das férias para o seu cotidiano? Conta aqui pra mim nos comentários!

 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search