In Destaque, Organização do Tempo

Ser produtivo no trabalho traz um bem estar danado, não apenas nos negócios ou dentro das associações, mas também na nossa casa. No entanto, apesar da recompensa positiva, muitos trabalhadores têm dificuldade em manter altos níveis de produtividade ao longo do dia de trabalho. Principalmente quando os fatores fogem do seu controle.

Uma reportagem publicada no site do World Economic Forum, em colaboração com o Business Insider, mostrou uma pesquisa realizada com 1,5 mil profissionais em várias posições, incluindo marketing, TI, contabilidade, recursos humanos, vendas e produção manufatureira, revelando os três principais erros que comprometem a produtividade no trabalho:

1. Trabalhar em muitas coisas ao mesmo tempo

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo prejudica a produtividade, porque o cérebro não pode dar sua atenção total a mais de uma tarefa ao mesmo tempo – é por isso que mandar mensagens de texto enquanto dirige é tão perigoso.

Imagine que você tem que fazer uma coisa que leva cinco dias para ser concluída, e outra coisa, que também leva cinco dias. Ao realizar essas duas coisas ao mesmo tempo, você terá duas coisas feitas num total de 10 dias. Mas se houver priorização e você fizer primeiro uma e depois a outra, então você terá uma coisa já pronta em cinco das e pode começar a colher já os frutos desse resultado.

Sob o estresse do trabalho, começar a trabalhar em muitas coisas ao mesmo tempo vai levar muito mais tempo para se alcançar o resultado desejado.

Portanto, segundo o artigo, os trabalhadores devem aprender a priorizar e fazer uma coisa de cada vez.

2. Esperar pelo outro para agir

Não ser capaz de trabalhar em um projeto porque alguém não fez sua parte é frustrante, mas a solução é simples: certifique-se de que toda a equipe está envolvida e consciente dos processos. Todo mundo precisa saber dos detalhes para que entenda o impacto da “não ação” para o time.

Quando os próximos passos estão claros não é necessário esperar o outro para agir. A equipe se torna mais eficiente e independente.

3. Usar demais o email 

E-mail é um senhor de idade, por isso, se você estiver usando o email em mais de 30% do seu dia, reavalie. Você até pode pensar que está sendo produtivo respondendo emails quando eles chegam na sua caixa, mas na verdade tá rolando é uma contribuição para o problema, pois você está criando outra resposta na caixa de entrada de outra pessoa.

A solução apontada é o uso de ferramentas de mensagens instantâneas, onde todos os membros da equipe possam estar na conversa e ver os histórios. O Slack e o Trello funcionam bem para comunicação da equipe, otimizando o uso do email. E fora que ferramentas assim, podem até tirar a pressão que uma resposta de email pede.

Priorização, compartilhamento e comunicação. Elementos que podem melhorar muito a sua produtividade no trabalho.

Que tal levar esses insights para o seu time e avaliar como todos podem contribuir?

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search