In Eventos, Organização do Tempo

Chega essa época do ano e muita gente fica em busca de soluções de organização para o ano que se aproxima. Nas papelarias, um monte de modelos de agendas, na internet diversas opções de planners para baixar. Opção é o que não falta. E como eu sempre digo, o que mais importa no uso de uma ferramenta é saber o que melhor funciona para quem opera aquela ferramenta.

O Bullet Journal é uma metodologia de produtividade recente, que em poucos anos já ganhou os corações por aí a fora. Aqui no blog você pode encontrar inclusive o meu depoimento sobre o porquê de eu decidir voltar a organizar usando o papel, mais especificamente com a metodologia do Bullet Journal.

Como as Oficinas de Bullet Journal estão prestes a voltar (estarei em Brasília e em São Paulo) neste final de ano, resolvi fazer uma espécie de FAQ aqui no Blog com o que você precisa saber antes de aderir ao Bullet Journal.


Veja 7 coisas que você precisa saber antes de aderir ao Bullet Journal:

1. O Bullet Journal é uma metodologia de organização e não um caderno. 

Você pode usar qualquer caderno pra montar o seu Bullet Journal. Pontilhado, com pauta, sem pauta e até um caderno já usado. Não é preciso nenhum caderno específico e você não precisa gastar horrores em um caderno para desfrutar da metodologia.

2. O Bullet Journal não é apenas para quem quer fazer caligrafia e desenhos.

O próprio autor do método não inclui nenhum desenho no seu Bullet. As pessoas enfeitam os seus cadernos como preferirem, mas não se sinta acanhado de tentar usar a metodologia só porque sua letra não te agrada. Sempre existem reguinhas pra te ajudar. #ficadica

3. O Bullet Journal tem várias funções. 

Pode ser agenda, lista de tarefas e até mesmo diário. O mais legal disso é que quem escolhe é você. E você monta tudo da maneira que preferir.

4. O Bullet Journal não demanda muito tempo. 

Quando você vê esses Bullets com um monte de desenho e caligrafia na internet, pode até ter a impressão que fazer um Bullet pode tomar muito tempo no seu dia. Mas o Bullet é justamente para tornar sua organização mais enxuta e simples. Então não se preocupe com o tempo que irá te tomar. Se preocupe em achar a estrutura que funciona melhor pra você.

5. O Bullet Journal ajuda a retomar o foco. 

Quando organizamos com ferramentas digitais podemos cair no risco da multitarefa porque nossos dispositivos podem chamar a outras redes. Se concentrar e focar no planejamento com o Bullet, de maneira offline, pode ser um ótimo exercício de atenção plena.

6. O Bullet Journal é uma alternativa ao volume de planners e agendas que existem no mercado. 

Diante de tantos modelos e opções diferentes, o Bullet Journal se mostra como uma alternativa simples. Se você acha que mesmo com tanta oferta, nenhuma tem sua cara, o Bullet pode ser uma ótima pra você.

7. Não é preciso esperar o ano começar. 

Você pode começar o seu bullet hoje. A data quem determina é você e não o Start de Janeiro no início das folhas. Não existe época certa pra comprar um Bullet. Você pode montar um modelo de testes em Dezembro (aliás, é o que vamos operacionalizar nas oficinas!) e criar um modelo novinho para usar no ano que vem.

 


Geralmente as pessoas que procuram por essa ferramenta esbarram em algumas barreiras como:

Estratégias Incoerentes com o Tipo de Personalidade – ou seja, são pessoas que podem estar usando ferramentas que não trazem a satisfação que o tipo de personalidade pede.

Falta de Conhecimento Sobre a Ferramenta – já ouviu falar sobre o método, mas sabe pouco sobre o mesmo e não entende por onde começar.

Falta de Tempo para Pesquisar – mesmo que a metodologia seja nova, já existem muitas informações online e esse volume pode confundir quem está buscando algo mais sucinto. A falta de tempo impede a pessoa de fazer uma curadoria de informação.

Falta de Motivação para Começar – por conta da falta de conhecimento ou mesmo receio do trabalho que vai dar, as pessoas deixam de fazer o Bullet Journal.

Mas a verdade é que ao usar uma ferramenta como essa, você pode:

  • Criar um sistema personalizado que permita o acompanhamento de atividades essenciais
  • Pode reencontrar sua criatividade e passar mais tempo offline com seu planejamento
  • Perceber o que funciona no seu dia a dia na prática
  • Ver resultados na organização e na produtividade no dia a dia
  • Se conhecer melhor através da organização analógica

 

Já faz um ano que venho usando essa metodologia e pretendo continuar com meus acordos no papel no ano que vem. As Oficinas de Bullet Journal foram criadas para compartilhar o melhor desse método, junto a toda experiência que tenho com Organização Pessoal. Tenho o conhecimento sobre a ferramenta, fiz uma curadoria power sobre esse assunto e posso te mostrar o passo a passo para criar motivação necessária e engatar na sua organização analógica.

O resultado da minha pesquisa e experiência é um encontro de 4 horas, voltado para teoria e prática juntas, onde te mostro todo o caminho para construir o seu Bullet Journal.

Minha intenção é que você saia da Oficina com um modelo BETA de Bullet para testar durante o mês de Dezembro e validar em um modelo novinho para o seu 2018.

Vamos junt@s?

Oficina Bullet Journal em Brasília: 29/11/2017 – Asa Sul – 19:00 

Inscrições abertas em: http://bit.ly/bulletbsb2

Oficina Bullet Journal em São Paulo: 09/12/2017 – Sumaré – 14:00

Inscrições abertas em: http://bit.ly/bulletsp2

 

Dúvidas sobre a Oficina? Me deixa um comentário.

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search