In Organização Digital

Semana passada saiu aula nova no Patreon sobre Automação Usando o IFTTT, uma ferramenta de automação que eu adoro e uso muito aqui nos meus sistemas para deixar as coisas rodando de maneira mais simples. Acho automação uma frente essencial na organização digital, pois essas técnicas computadorizadas e mecânicas, dinamizam e otimizam os processos no dia a dia.

Visitei a IFTTT aqui no Vale do Silício no início desse ano e foi muito legal saber de todas as novidades que a empresa nos reserva. O foco deles está bem relacionado aos serviços e nós, usuários, acabamos sendo o produto dessa análise, na verdade. A partir do que o consumidor precisa, a IFTTT se relaciona com as empresas e serviços permitindo que a gente automatize o que é importante pra nós.

Confira o post Automatize Suas Tarefas Usando Um Dispositivo Móvel, onde eu e Denys Lessa falamos um pouco mais sobre esse processo de automação e como ele pode ser benéfico pra você. Para se aprofundar mais nesse tema, recomendo também a aula nova no Patreon, onde explico direitinho o funcionamento dessa ferramenta.

Mas bem, a ideia do post de hoje é trazer as minhas receitas favoritas que uso dentro do IFTTT. Coisas que deixam o meu dia mais prático e com um toque de satisfação. Vamos a elas:

1. Se amanhã a previsão for de chuva, adicione um lembrete no meu Todoist para eu pegar um guarda chuva. 

A ideia é simples, sempre que for chover, me avise para que eu possa me programar e não passar perrengue na rua. Como ando muito de bike e a pé por aqui, é uma receita essencial pra mim.

2. Se alguma tarefa for designada a mim no Trello, criar uma tarefa nova na minha inbox do Todoist. 

Pra mim é muito importante que as ferramentas que eu uso conversem entre si. Faço essa conexão entre o Trello e o Todoist porque o Trello é o espaço onde organizo projetos com a equipe. Dessa forma, sempre que alguém me marca no Trello a atividade cai no meu Todoist que é meu gerenciador de tarefas.

3. Se eu falar pra Siri adicionar um lembrete, ela pode mandar pro meu Todoist. 

Antes eu usava muito mais essa receita, porque a Siri não mandava coisas direto pro Todoist, mas agora ela já manda. No entanto, ainda assim acho a receita importante. A Siri ainda não é das melhores assistentes pessoais. Tenho encontrado mais eficiência com a Alexa para esse processo de voz com Todoist, mas acredito que ainda assim essa senha uma receita que vale a pena ter.

4. Salvar meus históricos de Twitter, Facebook e Instagram no Evernote.

Sempre que algum conteúdo novo é postado em minhas redes, tenho receitas no IFTTT que mandam esse conteúdo pro meu Evernote. Dessa forma posso criar um backup de todas as coisas que publiquei online.

5. Se um email chegar na caixa com determinado marcador, me envie um SMS. 

Não tenho notificações habilitadas no  meu celular, exceto para SMS e ligações. Por isso mesmo, quando espero algo importante no meu email, crio um marcador e otimizo com a receita no IFTTT. Um exemplo disso que me deixa muito satisfeita é o uso do marcador “Recebimentos”. Eu uso a Hotmart como plataforma de venda dos meus cursos. Então toda vez que um email da Hotmart chega na minha caixa, já coloquei a regra de marcador “Recebimentos”. No IFTTT configurei para que tudo que chegasse como recebimentos, fosse para o meu SMS. O SMS também fica ligado com o Apple Watch.

É muito gratificante quando estou trabalhando ou até mesmo descansando e recebo uma mensagem de recebimento. É de verdade uma motivação muito grande pra fazer as coisas! Tecnologia me ajudando com meu propósito. Legal demais né?


Bem, essas são minhas receitas preferidas do IFTTT. Você usa essa ferramenta? Quais são suas receitas preferidas? Me conta nos comentários!

Imagem: Wareable

 

 

 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search