4 de agosto de 2018

Organize com os astros: Mercúrio retrógrado e o poder da revisão

Mercúrio aparenta andar para trás. Ficar de olho na comunicação e ter paciência com tecnologia são recomendações básicas desse período. Aproveite a onda para revisar algumas coisas na sua vida.

Tenho estudado muito Astrologia por conta dos meus planejamentos. Quanto mais eu estudo e pratico mais vejo sentido nas análises e consigo lidar melhor com as situações no dia a dia, apenas pela consciência do que está acontecendo no céu. Na data que escrevo este post, mais da metade do ano já passou.  Quando essa época chega, uma atividade muito importante chega junto: a revisão. Estamos em um período super favorável pra ela acontecer.

Neste momento no céu, Marte e Mercúrio estão retrógrados. Quando esse movimento acontece, o planeta retorna alguns passos no jogo. Mercúrio, por exemplo, entra em retrogradação (como está agora) umas três vezes a cada ano. Mercúrio é o planeta que rege gêmeos e virgem, ou seja, ligado a pensamentos, raciocínios e métodos. Mercúrio tem relação com a forma que você se comunica. Ele leva e traz informações, aponta eficiência na comunicação, facilita as respostas. Quando Mercúrio está retrógrado, falhas tecnológicas são comuns e falhas de comunicação podem acontecer. Por isso o double check em tudo é regrinha número um nesse período.

A lógica desse double check foi algo que sempre me acompanhou. Eu sempre tive muita insegurança de sair de casa esquecendo alguma coisa. Sou do tipo que revisa a mochila de noite, revisa tudo antes de viajar, revisa conteúdo antes da prova. Enfim, sempre tive essa necessidade do double check e realmente esse processo é um facilitador. Quando a gente pausa para conferir pode evitar muitos imprevistos e conflitos.

O movimento retrógrado é como se você estivesse engatando a marcha ré e tivesse a oportunidade de revisitar situações e observar o que está acontecendo agora para alinhar processos mais na frente. Quando você encara essas situações e permite-se desapegar e compreender o momento, é possível seguir em frente.

Não é possível andar pra frente com a marcha ré engatada. Click To Tweet

Enquanto Mercúrio estiver retrógrado é importante ficar de olho:

  1. Na comunicação: como você está se comunicando com as pessoas ao seu redor? De quem são as vozes? Como você se sente com essa comunicação?
  2. No raciocínio: esse é um momento interessante para você prestar atenção nas suas ideias, nas mensagens que está pensando em colocar para o mundo, na sua inteligência e na sua capacidade criativa.
  3. Nos pequenos meios de transporte e comunicação: os translados também são afetados por Mercúrio. Por isso, se for viajar já dê aquele check no visto, no vencimento do passaporte, cheque o horário do voo direitinho pra não ter nenhum problema.
  4. Discursos: vai dar uma palestra, conversar com um grupo, revise o seu discurso e como você pode passar essa mensagem. Lembre-se que a comunicação está afetada neste período e as pessoas podem interpretar você de uma maneira errada.
  5. Tecnologia: coloca uma capinha nesse celular aí, tá? Não esquente se a internet pifar, os aparelhos pararem de funcionar sem razão ou você perder algum arquivo. Mas oh! Sem culpar o pobre Mercúrio pela desorganização, hein? Se você conseguir segurar a compra de eletrônicos para outro momento, pode ser uma boa. Mas se não der pra esperar, revise tudo e guarde a garantia.
  6. Contratos: revise bem os contratos, leia com atenção, principalmente se for alguma compra como carros, apartamentos, etc, para evitar alterações contratuais no futuro.
  7. Cirurgias: a retrogradação de Mercúrio pode afetar diagnósticos e resultados de exames e a comunicação com médicos também pode ser prejudicada. Por essas razões, se possível, adie cirurgias não urgentes para outro período.

Um dos aprendizados mais importantes que o Mercúrio Retrógrado ensina é ter paciência nas nossas relações, através da nossa comunicação. Ele nos ensina a respirar fundo e a revisar nossa comunicação dentro das nossas relações, parcerias e negócios. E esse aprendizado a gente leva para além desse período retrógrado.

Durante MR a gente precisa ter alguns cuidados extras com o que expressamos, sabe? Então se algo incomodar você, respire fundo, como se estivesse reiniciando o modem que bugou. Respire fundo. Tenha paciência.

De tempos em tempos nós somos chamados a revisar as nossas atividades. Isso acontece porque mudanças e novos cenários vão aparecendo na vida, ainda mais pra quem está continuamente em movimento. Mudanças pedem revisões porque elas trazem alterações de mindset, de espaço, de expressão, de estilo de vida. A cada estação é interessante que a gente faça uma limpa na casa e retire tudo aquilo que já não faz parte e não contribui para um novo ciclo.

Eu falo muito aqui de revisões pontuais, como revisões mensais para você organizar seus projetos e revisão semanal para você entender como foi sua semana. Acredito de verdade que através da sua revisão você pode evoluir e conhecer mais sobre você mesmo. O que Mercúrio vai fazer é levar você para uma revisão mais intensa, mais interna, mais profunda.

Use o seu tempo para observar esses processos. O retorno dessa revisão pode ser valioso.

Para anotar na agenda! Períodos de Mercúrio retrógrado em 2018:

 

  • 27/07/2018 a 20/08/2018
  • 17/11/2018 a 07/12/2018

Outro ponto que estou levando em consideração neste momento importante de revisão é o Marte retrógrado, que ficará assim até o final de agosto (2018).

 

Marte é o planeta regente de áries, onde está o impulso de vida. Ele fica dois meses em cada signo e neste movimento retrógrado temos a oportunidade de avaliar onde estamos colocando esse impulso de vida, ou seja, a nossa energia. Este momento de análise tem tudo a ver com a revisão porque, nessa oportunidade, você pode se perguntar:

  • Quais são suas áreas de responsabilidade?
  • Quais assuntos precisam da sua maior atenção hoje?
  • Como estão suas rotinas?
  • Onde você está investindo o seu tempo?
  • As coisas que estão na sua lista trazem alegria pra você?
  • Você está satisfeito com a forma que usa o seu tempo hoje?

Com Marte retrógrado, é possível perguntar se você está direcionando a sua energia para seus principais objetivos.

Eu comecei um exercício intenso sobre isso na minha última viagem a Israel e isso tem me ajudado a esclarecer muitas coisas. Entender o que faz parte do nosso dia a dia nos ajuda a ter uma vida mais tranquila.

O outro MR, Marte Retrógrado, questiona se estamos colocando a nossa energia no local correto. É uma ótima fase para revisar projetos porque este movimento faz com que você questione se a sua ação está alinhada com a consciência que você tem de si mesmo.

Você deseja trazer valor pro mundo e expressar sua autenticidade ou está gastando energia para agradar o outro ou ainda, para alimentar o seu ego? Click To Tweet

Marte retrógrado está me ensinando a revisar pra onde está indo minha energia. I like it.

Neste período de mais um MR, pergunte-se:

  1. Como você está atuando para o mundo? Você está se armando para brigar ou está aberto a conversar?
  2. Tudo seu acaba em briga ou seus projetos são levados de uma maneira amorosa?

Marte é sobre iniciativas e, por isso, é muito associado a guerra também. O impulso pode nos levar para um lado bem complexo. E, por isso mesmo esse movimento retrógrado é uma fase tão importante de revisão.

As revisões vão muito além da análise do que é preciso fazer, do que se deve fazer ou do que se quer fazer. Existem movimentos que podem nos ajudar nos nossos processos de desenvolvimento. Se o momento está chamando você para uma revisão, saiba que você pode se entregar a ele.

Estou aqui aprendendo com esse presente dos céus! Muita gente quando escuta sobre Mercúrio Retrógrado já fica assustada. Não precisa ficar! É apenas um momento de revisar e aproveitar esse caminho esclarecedor.


Agradecimentos especiais a minha mãe que me ajudou a revisar esse post para eu não publicar nenhuma bobagem no meio do Mercúrio Retrógrado. ♡

Quer aprender a planejar e revisar o seu dia?

Deixe o seu comentário:

Inscreva-se na minha newsletter!

Inscreva-se na minha newsletter!

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa de e-mail

Você receberá um e-mail para confirmar o seu cadastro. Não se esqueça de verificar a caixa de spam :)

Pin It on Pinterest