27 de fevereiro de 2018

É melhor começar o dia executando a tarefa mais fácil ou mais difícil?

Ao longo do nosso dia vão chegando atividades que precisamos coletar e posteriormente esclarecer e organizar nos devidos lugares para que possamos executar as coisas de uma maneira mais tranquila. Caso esse processo não aconteça, a lista de tarefas tende a virar uma bola de neve. E você sabe que, independente do que você faça no seu dia, haverão atividades para você dar conta, não é? Das mais diversas. Com níveis de dificuldade de toda sorte.

Sabendo que temos uma listinha de atividades para dar conta no dia e que certas coisas demandam maior ou menor energia, fica a pergunta: é melhor começar o dia executando a tarefa mais fácil ou a mais difícil?

Acredito que observação é fundamental para ser mais produtivo, e que para entender qual atividade terá melhor proveito em determinado período, é importante ouvir o nosso corpo e nossa mente no momento de realizá-las. A produtividade acontece a medida que entendemos como o nosso corpo e mente funcionam.

O segredo para se manter constantemente produtivo é entender quanto de energia cada tarefa do seu dia demanda e encaixar as atividades no período que você trabalha melhor.

No momento que você estiver realizando suas atividades, questione-se:

  • No que estou trabalhando agora?
  • Como estou me sentindo?
  • Estou alerta? Estou com sono?
  • Estou feliz ou isso está me deixando estressado?
  • Eu estou tendo problemas para me concentrar?
  • Consigo focar na minha atividade principal?

Corpo e mentem funcionam em conjunto, por isso é fundamental observar os seus níveis de energia ao longo do dia e entender a resposta a cada atividade que esteja sendo realizada.

Claro que todos nós somos diferentes e mesmo que o dia tenha 24 horas para todo mundo, cada um funciona de um jeito. As pessoas possuem suas particularidades. Tem gente que tem mais energia cedo, há quem esteja mais energético a noite e tem pessoas como eu, que possuem períodos de pico no dia.

Meus períodos de pico acontecem às 11 da manhã e às 07 da noite. Tenho uma alta produtividade nesses dois períodos e por isso busco concentrar tarefas importantes e difíceis nesses horários, pois sei que terei mais energia para execução. Já ali no meio da tarde a minha energia cai muito e eu fico meio “de bode”, então nesses horários eu me programo para executar coisas mais simples.

Há quem goste de começar o dia pela tarefa mais difícil e já “engolir o sapo” pela manhã. Matando a dificuldade do dia logo cedo você se sente poderoso e arrasando, é verdade. Esse é o tipo de estratégia que eu uso quando estou procrastinando algo por algum tempo ou quando estou diante de um dia mais complexo. Ou quando a lua está em áries. Rs

Executar a sua atividade mais difícil no início do dia te dá confiança para continuar .

E há também quem goste de começar o dia pela tarefa mais fácil e ir ganhando energia a medida que vai dando o check nas atividades da lista. A cada check mais vontade de realizar o que vem pela frente e novamente, a sensação de estar poderoso e arrasando nas atividades vem.

Executar a sua atividade mais fácil no início do dia te dá motivação para continuar.

Quando você trabalha com pequenas recompensas, a medida que completa as tarefas vai se sentindo mais motivado. Ao atacar o mais complexo no início do dia, dá pra evitar a procrastinação nas tarefas que trazem menos recompensa imediata.

Quem dita o que é melhor é você mesmo, de acordo com as situações que você está inserido e com a energia do seu dia.

Particularmente, eu gosto de praticar essa ordem de realização:

  • Executar tarefas de rotina (processos, atividades recorrentes)
  • Executar tarefas que sejam parte da lista para o dia
  • Executar tarefas que possuem um prazo de entrega mais próximo
  • Executar tarefas que fazem parte de projetos importantes mas com o prazo mais longo

Quando sigo essa ordem no meu dia e trabalho de maneira a respeitar minha energia e meu corpo, as atividades fluem melhor e construo foco para dar conta da lista.

E você? Como prioriza suas atividades? 


Laboratório de Produtividade vem aí!  -O programa que vai te ajudar a organizar o seu tempo e abrir espaço para o que é mais importante em sua vida.

Deixe o seu comentário:

Inscreva-se na minha newsletter!

Inscreva-se na minha newsletter!

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa de e-mail

Você receberá um e-mail para confirmar o seu cadastro. Não se esqueça de verificar a caixa de spam :)

Pin It on Pinterest