3 de fevereiro de 2016

15 coisas que podem ser eliminadas da sua vida hoje

Uma das coisas que sempre me impressionam é a capacidade que temos de acumular coisas. E eu não estou falando apenas de objetos e papéis, mas também de informações e sentimentos. A gente vai armazenando porque pode precisar um dia, porque lembra de uma situação especial, porque pode ser útil para fulano, porque um dia já nos serviu. Com o passar do tempo todo esse acúmulo pode virar algo estressante.

Acúmulo de informações sem critério de seleção não vai adiantar de nada, acúmulo de objetos sem funcionalidade só servem para ocupar espaço. Eu não sei se você possui essa mesma sensação, mas eu não consigo fazer nada em casa quando está tudo bagunçado, por exemplo. Minha mente bloqueia, eu fico perdida. Depois de arrumar o ambiente pareço outra pessoa pronta para produzir durante horas seguidas!

Espaços desordenados podem afetar negativamente o seu humor e sua produtividade. Espaços organizados te dão tranquilidade e clareza.

Clutter é uma palavra em inglês que significa desordem e há um termo muito interessante em inglês – declutter – que significa “remover itens desnecessários de”. Em português, uma tradução deste termo poderia ser destralhar. Tralha é tudo aquilo que não serve mais, que não te pertence, que não tem lugar pra ficar, que não faz mais sentido de ser guardado.

Eu lido com o destralhamento de forma diária. Todo dia durante 15 minutos eu vou caminhando pelos cômodos da casa em busca de papeizinhos, objetos, coisas fora do lugar para poder colocar tudo em ordem. Certifique-se de incluir o destralhamento na sua rotina. Todo mês organize um dia para dar uma geral nas suas coisas: na sua casa, na mesa do trabalho, nas gavetas e até mesmo nos seus ambientes digitais.

Uma vida sem tralha é uma vida mais leve.

Aqui estão algumas coisas que você deve considerar eliminar da sua vida hoje mesmo. Afinal, você sabe que não precisa delas.

1. Comprovantes e faturas

Posso localizar esta informação acessando facilmente minha conta do banco? Então isso vai pro lixo. É claro que cada pessoa tem um fluxo com documentos que considera mais ou menos importante. Agora, vale a pena mesmo guardar aquele monte de papeizinhos de comprovante do cartão na bolsa ou na carteira? 2016 né, gente. Vamos colocar pra receber o comprovante por sms e faturas por email.

2. Revistas velhas

Seja honesto, você vai realmente ler essas revistas? Se sim, quando? Se não, o que dá pra fazer com elas? Encontre lugares onde você possa doar suas revistas. Se há um artigo que você realmente gostou, considere digitalizar e guardar no Evernote, por exemplo.

3. Livros

Vá até a sua estante e recolha os livros que você não toca há meses e aqueles que você nem está pensando em reler. Seja implacável e realista. Será que não tem outras pessoas que podem se aproveitar destes livros? Doe, faça conhecimento girar! Não deixe ele estacionado na sua estante.
Uma boa alternativa é também colocar seus livros para venda na Estante Virtual.

4. Medicamentos

Se você tem uma gaveta ou uma caixinha de remédios dê uma geral neste espaço. Certifique-se de descartar medicamentos com validade vencida ou que estejam desprotegidos. Descarte estes materiais em local apropriado. O FDA (orgão responsável pelo controle de alimentos nos EUA) recomenda misturar medicamentos com pó de café ou areia para gatos quando você for descartá-los, para tornar as drogas menos atraentes.

5. Roupas

Não usou na última estação? Não te serve mais? Está furada? Rasgada? Não combina mais com o seu estilo? Então já é hora de passar pra frente. Doe para pessoas que necessitam ou venda para um brechó. Aquelas peças que pedem conserto, deixe separadas e procure um costureiro pra arrumar. Não é porque o zíper de uma calça quebrou que você precisa comprar outra. Basta arrumar.

A arte do desapego – confira passos para organizar o seu guarda roupa

6. Bijuterias e acessórios

Verifique o que está quebrado, quais brincos estão sem par. Separe para doar o que você não precisa. Se tiver jóias você pode considerar revender. Deixe seus acessórios a vista, porque um monte de bijuterias guardadas em caixas não adianta. Se você não vê, você não usa!

7. Cosméticos

Se livre de maquiagem velha e do que você não usa mais. A MAC, por exemplo, tem um programa que permite que você troque embalagens vazias por produtos novos. A Kiehl também tem um programa pra quem retorna recipientes da marca. A mesma regra dos acessórios vale pra maquiagem, deixe a vista o que você tem e vá usando tudo com frequência. Não adianta guardar itens que você não está usando.

Dicas para organização da maquiagem

8. Alimentos

Há quanto tempo você não dá uma geral na sua despensa e geladeira? Confira estes locais e veja o que está velho, fora da validade, apodrecendo e deixando cheiro ruim. Tenha o costume de fazer isso semanalmente para não ter nenhuma surpresa desagradável.

Confira como organizar a geladeira

9. Cadernos e anotações de aulas antigas

Eu não sei sobre você mas eu tinha uma tonelada de cadernos da escola e da faculdade que simplesmente demorei anos para me livrar! Se você também tem muitos conteúdos de aula e está com pena de jogar fora, considere digitalizar o que é mais importante e descartar o resto. Lembre-se: o que importa é o que fica pra consulta. Você realmente precisa guardar o caderno de química do terceiro ano se já está terminando a faculdade que nem é de química?!

10. Correspondências antigas

Se dentro dessas correspondências houver uma carta, um postal ou uma memória de alguém querido, vale a pena guardar. Mas a cobrança do Visa de 2001 não precisa ocupar espaço nas suas gavetas.

11. Utensílios de cozinha não usados

Quantas coisas estão ocupando espaço nos seus armários e nas suas gavetas da cozinha? É sempre uma novela pra achar algo na gaveta de talheres? Na cozinha, mesmo os pratos mais complicados precisam de itens básicos, leve isso em consideração e destralhe seus utensílios. Pode ter gente precisando desses objetos mais do que você. Doe.

12. Eletrônicos velhos

Disk man? Gravador? Câmera digital quebrada? Laptop que nem liga mais? Celulares sem bateria? É, você realmente não precisa mais disso.

13. Tralha Digital

Da mesma forma que espaços físicos desorganizados podem ser prejudiciais, espaços digitais desorganizados podem ser uma pedra no sapato. Perde-se tempo, energia e dinheiro. Dê uma geral nos seus dispositivos e ambientes digitais.

Veja como destralhar sua vida digital de uma vez por todas

14. Hábitos destrutivos

São os seus pensamentos que determinam seus comportamentos. São seus comportamentos que determinam seus hábitos. São seus hábitos que determinam seus resultados. Hábitos destrutivos só geram resultados negativos. Tire o peso das costas e mude seus hábitos. Só depende de você.

15. Pensamentos negativos

Libere sua mente de pensamentos negativos e de sentimentos que já não fazem mais parte da sua vida. Você é o que você atrai. Desapegue-se da sua insegurança e do seu medo de ser feliz. Abra espaço para uma vida incrível.

E aí? Pronto pra colocar a mão na massa e destralhar?

Deixe o seu comentário:

Inscreva-se na minha newsletter!

Inscreva-se na minha newsletter!

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa de e-mail

Você receberá um e-mail para confirmar o seu cadastro. Não se esqueça de verificar a caixa de spam :)

Pin It on Pinterest