21 de novembro de 2013
Se tem uma coisa que me deixa feliz é ver um espaço organizado. Semana passada uma amiga que mudou para os EUA postou no Facebook a coleção de discos de vinil que tinha acabado de organizar. Passada a inveja pela coleção fabulosa que ela tem, veio o orgulho por ela ter investido um tempinho na organização dessa coleção. Olha só que lindo que ficou!
Manter vinis, CDs e DVDs organizados facilita a localização dos mesmos e garante que você não vai correr o risco de abrir uma caixa e não encontrar o disco que queria. A organização também ajuda na conservação do seu acervo e deixa o espaço muito mais bonito.
Se você também tem uma coleção, que tal se inspirar e organizar?
1. Descarte aqueles álbuns que você nunca ouviu, não gosta ou não sabe mais o que fazer com eles. Você pode doar, vender ou ainda reciclar.
2. Escolha um espaço adequado para acomodar a sua coleção. O ideal é que seja um local sem umidade, que não pegue poeira, longe da luz solar e fumaça. Algumas alternativas para organização são as prateleiras, armários, gavetas, baús e até mesmo caixotes de madeira empilhados (é barato e fica uma graça). Para CDs, você pode arrumar um fichário, que ocupa pouco espaço e funciona bem para o armazenamento.
3. Categorize sua coleção. Pode ser por ordem alfabética, ou ainda por gênero (rock, pop, reggae, alternativo, etc). Caso queira refinar a sua categorização você pode ainda separar seus discos por bandas, intérpretes masculinos e femininos, instrumental, dentre outros.
Recomendo que ao categorizar você vá anotando num papel ou em um arquivo doc. o nome do artista/gênero/ano, criando um banco de dados. Isso funciona bem para quem costuma emprestar os seus vinis (eu sei que essas pessoas são raras), pois mantém o controle do empréstimo.
A coleção da Clara, a amiga da mudança, ficou assim:
4. Ouviu, colocou no lugar. Fazendo uma boa manutenção, não há risco da bagunça voltar ou de você ficar frustrado por não achar o seu disco no envelope certo. Não é apenas guardar um disco, é mantê-lo em seu lugar para que você sempre possa acessá-lo com rapidez e facilidade. Diz se não dá gosto de ver?
Para inspirar você, dá uma olhadinha nessas idéias:
Fica a dica:
– É ok organizar os seus discos pelo título da obra ou pela banda apenas. Faça da forma que funcionar melhor para você.
– Mantenha os discos na posição vertical e dentro das capas. Nunca armazene na horizontal, pois tendem a curvar.
– Limpe os discos ao menos uma vez por ano (com o produto certo, num vá me tacar Veja no negócio, por favor). Você pode aplicar o fluido de limpeza com uma escovinha, enquanto o disco gira. Deixe o disco respirar por cerca de 40 minutos antes de guardá-lo na capa.
Deu até vontade de ter uma coleção, não é?
Beijos e até a próxima!