In Destaque, Organização Digital

O Evernote é um dos aplicativos líderes para gerenciamento de conteúdos e informações. Mas chamá-lo apenas de “aplicativo para anotações” é uma ofensa. O Elefante pode virar uma extensão do seu cérebro, do seu trabalho e também dos seus projetos e planejamentos.

O Evernote está presente em todas as plataformas atuais. Disponível para iPhone, iPad, Android, BlackBerry e Windows Phone. Você pode usar através do site ou baixar o aplicativo para uso no seu desktop.

Muitas pessoas baixam o aplicativo e deixam ele estacionado sem uso porque encontram dificuldades em começar a utilizar no seu dia a dia. Essa dificuldade geralmente reside na falta de compreensão da plataforma ou na falta de uma estrutura de organização atual. Minha recomendação é: não se preocupe em montar uma estrutura perfeita para começar a utilizar o Evernote. Comece a utilizar agora com as suas demandas atuais e vá montando esta estrutura aos poucos. Veja agora algumas razões para você começar a utilizar o Evernote agora mesmo:

1. Começar é simples

O Evernote possui uma estrutura básica de notas,  cadernos  e pilhas. A nota é a unidade principal do Evernote. Imagine ela como uma folha de seu caderno ou como um arquivo novo de Word. Insira um título na nota que corresponde a informação que você vai inserir. Este título deve conter informações chave para localização e identificação desta nota posteriormente.

Utilize palavras que vão te lembrar do conteúdo daquela nota e que na hora de buscar remeta a sua intuição. Por exemplo, se você quer salvar o seu bilhete de uma viagem, um bom título para nota seria:
“Bilhete de Viagem – Rio de Janeiro – Atlanta – 20150815”

2. Organizar é simples

A medida que você vai adicionando notas no Evernote, vai percebendo categorias em comum onde estas notas podem ser armazenadas. Não é a toa que o Elefante trabalhe com o conceito de cadernos. Pense bem, na escola você não usava um caderno para cada matéria? Esta é a ideia. Tudo que corresponde ao mesmo assunto pode ser guardado no mesmo caderno.

Cadernos

Cadernos e pilhas no Evernote

Assim como na nossa estrutura de organização diária nós temos várias frentes de atuação (profissional, pessoal, finanças, viagens, etc), podemos utilizar esta mesma estrutura dentro do Evernote. Então quando você possuir muitos cadernos que se refiram a uma mesma área de atuação, basta arrastar um caderno para próximo do outro e você estará criando uma nova Pilha.

Dessa forma, mesmo que você não possua uma estrutura de organização quando começar a utilizar o Evernote, com o tempo estará com alguns cadernos e pilhas que resumem sua estrutura atual. E aí fica fácil construir a partir dos cadernos e pilhas, novas estruturas de organização. Busque otimizar e experimentar novas maneiras de ordenar suas informações e ideias. Sempre pensando no que funciona pra você.

3. O sistema de busca do Evernote é muito eficiente

O que torna o Evernote tão atraente não é o fato de que você pode ir lá e empilhar todo tipo de arquivo e informação. Na verdade, o Evernote é poderoso porque seu sistema de busca é muito eficiente. Tanto informações escritas quanto digitalizadas, snapshots de fotos, vídeos ou gravações se tornam arquivos pesquisáveis. Então ao digitar palavras que você acha relevante para localizar determinada informação, o Evernote busca e encontra facilmente no texto ou na imagem!

Sim. O aplicativo é tão incrível que até em imagens fechadas ele reconhece texto. Optical Character Recognition é uma tecnologia que reconhece caracteres a partir de um arquivo de imagem e é por meio dele que o Evernote consegue localizar este tipo de informação.

4. O armário do Evernote é espaçoso

No Evernote você pode criar em uma conta gratuita: 250 cadernos, 100.000 etiquetas e 100.000 notas. Imagina o tanto de papel que você pode economizar digitalizando arquivos e quanto espaço no seu armário físico será poupado?

5. O Evernote é seguro

Toda e qualquer troca de dados realizada pelo seu computador, celular ou tablet aos servidores do Evernote será criptografada. O que significa isso? O aplicativo gera uma camada de proteção sobre os seus dados para afastar olhos curiosos. Esta proteção é similar a que usamos nas nossas transações bancárias via internet banking.

Você pode deixar seu Evernote ainda mais seguro usando o sistema de verificação de senhas em duas etapas. O serviço está descrito no site oficial da empresa.

6. Com o Evernote você localiza tudo o que precisa na hora que precisa

Há alguns anos venho tentando diminuir consistentemente a quantidade de papeis que armazeno e com a evolução da tecnologia o sonho do armazenamento digital se tornou real. A verdade é que muitas informações não precisam estar no papel para serem armazenadas. É o caso de receitas culinárias, receitas médicas, anotações de reunião, exames realizados, contas pagas, etc. É muito mais simples manter isso no digital!

Imagine-se no consultório do seu médico. Ele te solicita o último exame de sangue realizado e você não trouxe porque não fazia ideia de onde tinha guardado. Se você tivesse este arquivo no Evernote, bastava abrir o celular e mostrar para o médico. Simples, não?

Salve tudo o que quiser no Evernote. Desde contas pagas até planejamentos de viagem. A estrutura de notas é rica e você pode criar tabelas, checklists e também incluir anexos para consulta.

No Evernote Premium você possui a opção de salvar os seus cadernos offline. Isso significa que mesmo em uma viagem, sem acesso a internet, você pode configurar alguns cadernos offline e ter acesso a informação da mesma maneira. De qualquer lugar.

7. O Evernote também escuta você

O aplicativo pode armazenar áudio também. Você pode salvar áudios de uma reunião ou de uma palestra e consultar isso facilmente depois.

8. O Evernote é detalhista

Quer detalhar mais ainda a sua organização? As etiquetas servem pra isso.

Imagine um grande apreciador de vinhos. Esta pessoa pode ter um caderno no Evernote chamado “Vinhos”. Toda vez que tomar um vinho novo, ele pode fotografar e compor uma nova nota com o dia, local e impressão que teve daquele vinho. Para ajudar na organização, ele pode inserir uma  etiqueta “Vinho Chileno”, por exemplo. Assim, quando quiser verificar sua lista de vinhos chilenos, basta clicar na  etiqueta e conseguirá visualizar todas as notas taggeadas daquela forma.

9. O Evernote salva links externos e emails

Você recebeu um email importante, mas já realizou a ação que o email pede e precisa arquivá-lo para consulta. Dá pra fazer isso diretamente para o Evernote.

Sua conta Evernote possui um email localizado nas configurações de conta. Encaminhe emails para esta conta e eles irão para Caixa de Entrada no Evernote.

Webclipper no Gmail

Webclipper no Gmail

Outra possibilidade interessante é usar uma ferramenta chamada WebClipper, que serve para capturar páginas da web enquanto você navega, mantendo tudo no Evernote para um consulta posterior.

10. O Evernote cuida dos seus anexos

Você pode enviar anexos para o seu Evernote e caso possua um pacote Premium, o volume mensal de anexos aumenta. Então isso poupa uma série de armazenamentos que ficam no computador ou em seus dispositivos móveis.

O Elefante nunca esquece! Deixe ele ajudar na sua organização.

Quanto mais parecida com o mundo real for a sua organização digital, mais fácil será a sua adaptação ao Evernote, então experimente começar e deixar tudo com a sua cara. Não se preocupe se no início tudo parecer meio fora de ordem, lembre-se do poder da busca e construa suas notas. O importante é fazer sentido pra você.

Para começar a usar o Evernote, acesse: http://www.evernote.com

Beijos e até a próxima.

Recommended Posts
Showing 21 comments
  • Kalinka Carvalho
    Responder

    Ameiiii o post! Adoro o evernote é tudo de bom!

  • João Paulo
    Responder

    Vou começar um curso superior na modalidade EAD e pensei em usar o Evernote para me ajudar na organização pessoal, mas achei ele tão “chatinho” de usar.

    Tive muita facilidade para usar o Google Keep (Na verdade não há muito o que dominar no Keep), mas essa possibilidade se cadernos do Evernote me parece TÃO legal! Kkk

    Vou quebrar a cabeça para entender o Evernote!

    Ótimas dicas!!!!

    • Gabriela Brasil
      Responder

      João Paulo,

      Essa possibilidade de cadernos é excelente pra organizar os materiais de estudo! O Evernote vai acabar te conquistando. Rs
      Abraços!

  • Francielli Thays Bianchi
    Responder

    Gabriela, graças a você descobri o Evernote.
    Ele é simplesmente maravilhoso, super útil e quanto mais se usa, mais se descobre o universo de possibilidades que é ter em mãos tudo o que se precisa, através de um único aplicativo, que por sinal foi muito bem definido como extensão de cérebro.
    O post está excelente, super bem explicado.
    Muito obrigada por sempre divulgar informações de forma clara e útil.

    • Gabriela Brasil
      Responder

      Francielli, o Evernote é realmente demais! É sempre muito legal saber que novas pessoas estão usando.
      Obrigada pelo seu comentário! Eu que agradeço pela presença por aqui. 😉
      Abraços.

      • Rafael Henrique
        Responder

        Gabriela, estou gostando muito de usar o Evernote.
        Me tira somente uma duvida, eu consigo editar as tabela inseridas nas notas usando a versão Web (gratuita). Iria me ajudar muito pode configurar a larguras das colunas, igual fazemos no Excel.

        • Gabriela Brasil
          Responder

          Oi, Rafael. Tudo bom?

          Na versão gratuita você também tem acesso as tabelas e você pode editá-las sim.
          Mas no Evernote as tabelas não funcionam como no Excel, elas são apenas de organização e não possuem as mesmas funções como soma e fórmulas.

          No entanto, há uma alternativa: você pode anexar uma planilha do Excel dentro da nota no Evernote. E ao abrir essa planilha anexada e editá-la, as alterações vão ficar salvas dentro do próprio Evernote. Sem você precisar abrir, editar e anexar o documento novamente.

          Espero ter ajudado! 😉

  • Hélio Santos
    Responder

    Gabriela, parabéns pelo excelente trabalho que você presta e pelo post.
    Estou há mais de 1 ano utilizando o Evernote e ainda tenho dúvidas de como realmente posso utilizá-lo de maneira que não vá me atrapalhar.
    Comecei utilizando cadernos e pilhas, mas começou a ficar gigante de tanto caderno e agora estou apenas com um cadernos (Processados) e outro (Entrada) e tudo dividido por Etiquetas, ou seja tentando utilizar o GTD.
    Gostaria de sua opinião a respeito de qual a melhor forma de utilizar esta excelente ferramenta e como você a utiliza para se organizar.

    Abraços.

    • Gabriela Brasil
      Responder

      Oi, Helio! Como vai?

      O Evernote apresenta uma infinidade de possibilidades e cada pessoa pode encontrar a melhor estrutura de acordo com a sua organização pessoal. Sua função é ajudar na organização, mantendo tudo com fácil acesso. Eu pessoalmente gosto de usar Pilhas pra dividir áreas (TRABALHO, VIAGENS, PESSOAL, etc), cadernos por assuntos e etiquetas como contextos. Para mim, a melhor forma de utilizar a ferramenta é como um armário digital. Guardando suas referências e arquivos de consulta. Como tenho muitos cadernos, fica complicado de falar tudo em apenas um comentário. Mas estou programando vídeos e Periscopes pra falar mais de Evernote nos próximos meses. Estou no Periscope como @gabriela_brasil e lá é possível falarmos ao vivo e assim você pode enviar suas dúvidas. Aqui no blog também teremos mais posts sobre o Evernote com certeza e entrarei bem na estrutura que estou trabalhando atualmente.Então é só ficar ligado nas atualizações aqui que em breve teremos várias novidades, inclusive um Workshop de como Organizar a vida com o Evernote.

      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Abraços.

  • Edilaine
    Responder

    Olá!
    Solicito uma ajuda:
    No desktop, quando listo as notas, diferentes detalhes das mesmas podem ser indicados, selecionando-se ou não a exibição das colunas disponíveis: data de criação, de atualização, título, etiquetas, caderno… Uma dessas informações é “Assunto”, o que seria bastante útil para mim. Porém não consegui descobrir como inserir um Assunto referente a nota (além das etiquetas).
    Você poderia me indicar como fazê-lo?

    • Gabriela Brasil
      Responder

      Olá, Edilaine.

      Você usa a versão Evernote pra Windows ou Mac?
      Eu estava navegando aqui pelo meu (Mac) e não encontro essa informação Assunto.
      A única informação Assunto que encontro é a de compartilhamento por email onde podemos alterar o assunto.
      Na verdade, no Evernote você não irá encontrar mais classificações na nota além de etiquetas.

      Você poderia me passar um print screen da tela por email de onde encontrou essa parte? Assim posso te auxiliar melhor.

      Abraços.

      • Edilaine
        Responder

        Oi Gabriela. Obrigada pelo seu retorno.
        Uso Windows.
        Você pode me indicar um endereço para que eu envie o print?
        Abraços.

  • Edilaine
    Responder

    Encontrei o email, Gabriela.
    Vou enviar o print para organize@gabrielabrasil.com
    Abraços.

  • Danielle Costa
    Responder

    Oi, Gabriela!

    Depois de ter o Evernote instalado no PC há um tempinho e ainda não ter parado para entendê-lo, agora estou pondo ele pra rodar pra valer aqui. hehe Este post me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas! Muito obrigada pelas informações sempre tão úteis.

    Beijo 🙂 (aqui é a dani__costa85 lá no Instagram, costumo comentar em alguns posts seus por lá)

    • Gabriela Brasil
      Responder

      Oi, Dani!! Que coisa boa te ver aqui no blog também. <3
      Sinta-se a vontade pra compartilhar suas dúvidas, viu?

      Beijos

      • Danielle Costa
        Responder

        Pode deixar, qualquer coisa grito aqui! hahah Por enquanto, estou me dando bem com ele.

        Bom que estou passando pro Evernote um monte de coisas que eu tinha num caderno físico, com divisórias, e montando os cadernos lá, estou achando bem tranquilo e gostando muito de como está ficando. Dá um belo alívio diminuir a papelada! 😀

        Beijo!

  • Gislaine
    Responder

    Oi Gabriela!

    Preciso proteger informações confidenciais, pesquisando a respeito percebi que tem como Criptografar notas, porém não localizei esta opção, estou acessando de PC com Windows. Você tem alguma dica pra esta situação?

    Abraço.

    • Gabriela Brasil
      Responder

      Oi, Gislaine! Para criptografar conteúdo no Evernote abra uma nota e destaque o texto que você deseja criptografar. Clique com o botão direito do mouse ou dê um control-click no texto destacado e selecione “Criptografar Texto Selecionado”. Insira uma senha no formulário. Você terá que inserir esta senha sempre que quiser descriptografar esse texto. Não se esqueça dessa senha porque o Evernote não armazena essa informação em lugar algum. Depois que você tiver criado uma senha e confirmado, o texto será criptografado.
      Recomendo a leitura desse artigo também sobre backup dos dados: http://codigofonte.uol.com.br/dicas/como-fazer-backup-e-exportacao-de-dados-no-evernote
      Abraços.

      • Gislaine
        Responder

        Oi Gabriela! Abri a nota, destaquei o texto que desejo criptografar, cliquei com o botão direito do mouse no texto destacado porém a opção “Criptografar Texto Selecionado” não aparece na caixa de diálogo para que eu selecione. Tem alguma outra forma de fazer esta ação?

        Abraços. Obrigada!

  • Jackeline Vernill
    Responder

    Parabéns excelente matéria! Estou usando o Evernote a pouco tempo e esse post já me ajudou bastante de como posso organiza-lo melhor, adaptando ele ao meu dia a dia e estou amando! Bjs

    • Gabriela Brasil
      Gabriela Brasil
      Responder

      Obrigada, Jackeline! Curti saber que você está começando com o Evernote! Com certeza ele vai te ajudar muito no dia a dia. Beijos.

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search