In Destaque, Mindset Produtivo

Esse ano eu treinei muito a minha capacidade de prestar atenção nas coisas. É interessante perceber a evolução desse processo e gostaria de compartilhar um pouco com vocês o que eu faço para conseguir desenvolver mais atenção em meio a tantas distrações.

Para começar, acho legal refletir sobre as nossas distrações e divagações no dia a dia. Quando ocorre algum tipo de dispersão na nossa mente, significa que a falta de concentração está acontecendo e isso pode atrabalhar o desempenho das nossas atividades. Essas distrações podem ser externas, quando a origem vem de elementos externos, ou distrações internas, quando são os elementos internos, as divagações da nossa mente, que começam a nos levar para outro  lugar.

Como trabalho Home Office e uso diversas ferramentas para me ajudar a controlar distrações externas, acredito que esse já foi um desafio superado pra mim. Elimino notificações de celular, o que não deixa o mundo ficar gritando no meu ouvido com a última novidade da rede. Também tenho rotinas bem estabelecidas que me permitem ficar tranquila sobre as demandas que quero ver concluídas. Trabalho muito bem com o auxílio de música, principalmente em ambientes externos a minha casa, onde há muito barulho e isso me ajuda a desligar um pouco do que está acontecendo do lado de fora.

Aliás, se você se também gosta de trabalhar com músicas, pode curtir minhas playlists para trabalho no Spotify. 

Vivemos em um mundo distraído. A vida moderna desperta o nosso instinto mais primitivo. São muitas reuniões, engarrafamentos, barulho, bombardeamento de mensagens, notícias ruins, pressão, competição. É realmente muita coisa pra dar conta e o stress pode atingir níveis elevados. Mas por incrível que pareça, entrar em acordo com todo esse volume é muito mais simples do que controlar as nossas distrações internas. Aquela vozinha na nossa mente que diz que tudo precisa ser feito, com perfeição, pra ontem, cheia de cobranças.

Você já ouviu essa voz? 

Hoje liberei no meu Patreon uma aula muito bacana sobre Como eliminar distrações e executar com mais foco. O Patreon é o meu clube VIP, exclusivo para patrocinadores de conteúdo. Por lá libero aulas exclusivas, aulas que estão presentes em meus cursos, acesso a grupo no Whatsapp e muito mais! Vale conhecer.

Nessa aula falo muito sobre o custo de produtividade das nossas distrações. Quanto mais distraídos estamos, menos foco desenvolvemos e menos flow alcançamos. A dispersão então, não combina com nossa felicidade e bem estar. A organização digital pode ajudar muito a controlar essas distrações já que boa parte delas chegam através do ambiente digital. Então se você quer saber mais sobre as estratégias usadas, dá uma olhadinha no conteúdo do Patreon, ok?

Agora, para além disso um pouquinho, vou passar aqui algumas coisas que eu fiz ao longo desse ano para desenvolver mais atenção plena nessa era digital, cheia de volume e correria.

Mas Gabi, o que é atenção plena mesmo? 

Atenção Plena é o processo de trazer a atenção para experiências que estão ocorrendo no momento presente, e pode ser desenvolvida através de práticas de meditação e outros treinos. Essa técnica ou estilo de viver, promove auto conhecimento e sabedoria que pode nos levar a muita liberdade e cortar nosso sofrimento perante diversas dificuldades. 

Ao praticar a atenção plena, é possível observar nossas reações na vida e encarar os desafios de maneira diferente, seja em casa, no trabalho, nos relacionamentos. Essa prática é importantíssima pra mim e me ajuda muito a combater sintomas como os de stress e ansiedade.

Para desenvolver minha atenção plena, eis as práticas que realizo:

# Meditação diária

Durante pelo menos 20 minutos na minha manhã pratico meditação. Não faço mais meditações guiadas, mas quando comecei utilizei muito o aplicativo Headspace. Hoje uso o Timeless no meu Apple Watch, para controlar o tempo da prática. Para saber mais sobre meditação e produtividade, recomendo este vídeo da série Produtividade na Verdade. 

# Pit Stop

Faço pit stops de pelo menos 10 minutos no meio das minhas atividades cotidianas. Pode ser preparar um lanchinho, observar a paisagem pela janela, prestar atenção a minha respiração ou ainda tomar um chá sentindo o cheiro e o calor da caneca.

# Escuto as pessoas

Observo o que as pessoas estão falando com atenção e sou do tipo que busca olhar nos olhos. Ao conversar, presto atenção na maneira que quero interagir para saber se é o meu ego ou minha empatia se posicionando. Vejo quando tenho vontade de intervir e observo se algo me incomoda. É um exercício que tem me feito crescer muito como pessoa. E ah! Importante dizer que não deixo meu celular no meio das conversas.

# Pratico Yoga 

Faço uma série rápida de 30 minutos e tento realizar pelo menos 3 vezes na semana a prática, inclusive em viagens. Durante a prática presto atenção nas sensações corporais que estão acontecendo, tensões musculares, dores, respiração. Não tento mudar nada, apenas observo e continuo praticando.

# Faço um diário de bordo

Ao final do meu dia reservo alguns minutos para tomar nota do que estou sentindo. Escrevo sobre como foi o meu dia. Se estou satisfeita, agitada, estressada ou ansiosa. Não tento modificar nada, só escuto e escrevo sobre o sentimento.

# Faço a Organização Digital funcionar

Como o volume de distrações ocorrem muito no digital e como o ambiente virtual me traz muitos questionamentos e ansiedade, eu coloco mesmo em prática o que eu ensino. A organização digital tem me ajudado demais a desenvolver minha atenção plena, pois me permite abrir espaço para o que realmente importa.

Aliás, vale lembrar que eu tenho um programa online exclusivo para Organização Digital que pode ajudar você a entender todas as técnicas e ferramentas que recomendo. Para saber mais acesse a Academia de Organização Digital.


Todas essas práticas me ajudam a estar presente, relaxar e não julgar o que está acontecendo. Essas últimas semanas do ano vieram com um turbilhão de coisas e minha cabeça está mais agitada do que nunca. É justo nesses momentos que mais preciso da prática, para acalmar minha mente e coração.

E você? O que faz para desenvolver mais atenção nesse mundo tão acelerado? Conta para mim nos comentários!

 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search