In Destaque
Listas são clássicos da organização. Você já deve ter percebido que essa coisa toda de planejar, de colocar objetos e informações em ordem e no lugar, de estruturar um caminho, de pensar nos próximos passos e de facilitar a execução no dia a dia depende muito delas – as listas.
Mas quando as pessoas estão começando a se organizar, uma dúvida sempre surge: quais listas eu preciso ter para ser mais organizado?
Antes de passar a você quais são as listas que você deve incluir no seu sistema, quero fazer uma observação importante. Organização é algo muito pessoal e você deve se empenhar em achar o que melhor funciona pra você. Digo isso porque toda vez que mostro um modelo há quem diga: isso nunca funcionaria pra mim. Claro! Essa é a estrutura de uma outra pessoa e não a sua. Então sempre que estiver pensando em sistemas de organização fique com isso na cabeça, ok? E se responsabilize por achar o que melhor combina com você.
Agora vamos as listas.
Você precisa de uma lista de Próximas Ações
Essa lista diz respeito aos próximos passos que você precisa tomar em relação aos seus projetos. O mais importante para que você não se sinta paralisado em relação aos seus projetos é certificar que a próxima ação seja sempre simples e executável. Listas de próximas ações podem ser divididas por contexto, para facilitar a execução. Use contextos como @nocomputador, @narua, @notelefone, @emcasa, @online e comece a reunir tarefas que possuem o mesmo contexto para trabalhar em blocos de tempo.
proximas acoes
Você precisa de uma lista de Aguardando Resposta 
Pra controlar todas aquelas demandas que você solicitou e que precisa eventualmente, cobrar uma resposta.
waitingfor
Você precisa de uma lista de Checklists
Checklist é aquilo que você faz no piloto automático e que é fundamental conferir o passo a passo para garantir que não esqueceu nada. O conceito de Checklists é muito forte no GTD e facilita uma porrada de processos. Faça checklist de mala de viagem, checklist de revisão do carro, checklist de revisão semanal, etc. É uma forma de aumentar a eficiência e garantir que você não irá esquecer nenhum passo.
routines_organizacao_gborganiza
Você precisa de uma lista de Compras.
Porque sua cabeça não vai lembrar que você tem que comprar shampoo, alho, pimentão e detergente. É sempre bom ter uma lista a mão, então pode usar aqui a minha que eu deixo. Ela está no Evernote, então eu recomendo que você salve e edite acrescentando o que for melhor pra você. Dá também para fazer listas de acordo com os locais que você costuma ir fazer compras, como no exemplo abaixo.
toshop_organizacao_gborganiza
Por fim, você precisa de uma lista de Projetos.
É com essa lista que você vai controlar os projetos que está dando conta agora e os que virão pela frente. Essa lista se comunica diretamente com sua lista de próximas ações. Eu gosto de separar meus projetos por áreas. Mas você pode colocar uma lista única. Novamente, pense no que funciona melhor no seu sistema.
areas_organizacao_gborganiza
Eu monto todas as minhas listas e Checklists usando o Evernote e Todoist. Se você ainda não tem essas listinhas e quer começar a se organizar digitalmente, estas são plataformas que conheço e recomendo. E claro, se você quiser organizar usando papel, nada melhor que o bom e velho caderninho ou folha sulfite! Só não vale colocar lista na agenda, porque lá é território sagrado que só entra compromisso, lembra?
#partiufazerlistinhas
Recent Posts
Showing 10 comments
  • Bruna Diniz
    Responder

    Ótimo, Gabi! Mas por que diabos eu nunca coloquei esses emoticons nas minhas listas? hahaha

    • Gabriela Brasil
      Gabriela Brasil
      Responder

      Num fica lindo? <3

  • Ronise
    Responder

    Vc organiza as listas de compra como projetos? E os checklists vc coloca repetir todo dia? Dai quando risca eles aparecem de novo?

    • Gabriela Brasil
      Gabriela Brasil
      Responder

      Não, lista de compras fica no Evernote. A tarefa das compras fica no Todoist.
      Checklists não coloco para repetir porque já as faço no piloto automático, fica só para conferência. O que não significa que você não possa colocar eles pra repetir. No início quando estamos acostumando com os checklists é uma boa, até ela entrar no piloto automático também. 🙂

  • Raquel Santos
    Responder

    Oi, Gabriela!
    Essa lista de “Waiting for” é no Todoist???

    • Gabriela Brasil
      Gabriela Brasil
      Responder

      Sim, ela está no Todoist. 🙂

      • Raquel
        Responder

        Que massa! Vim reler esse post e vi sua resposta, hahaha. Hj fiz minha assinatura premium no TodoIst e não vi como colocar os emoticons, como faz?

        Bj

        • Gabriela Brasil
          Gabriela Brasil
          Responder

          Oi Raquel, na hora que você for editar tenta pelo celular e você já consegue inserir os emojis facilmente. No computador você precisa ter o teclado do Emoji. Aí é só ver como instalar o teclado do emoji no seu sistema operacional! Beijinho!

  • Ana
    Responder

    Adoro fazer listas, mas fico um pouco perdida nas ferramentas. Quando é melhor usar o evernote e quando é melhor usar o todoist? 😀

    • Gabriela Brasil
      Gabriela Brasil
      Responder

      Evernote para notas, Todoist para tarefas com datas. 🙂

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search