Você sofre de FOMO? Saiba como lidar melhor com o medo de ficar por fora

 In Destaque, Produtividade
Boa parte das reflexões que trago a vocês por aqui são resultados de conversas e trocas com amigos, seguidores, colegas de trabalho e clientes. Nessa vida aprendemos demais com as experiências das pessoas que convivemos, não é mesmo?
Coincidentemente hoje, dia que programei para escrever sobre este assunto, o Max puxou comigo um papo no Facebook sobre o mesmo tema e achei muito interessante a forma como ele descreveu o FOMO.
FOMO é FOME total de tentar estar por dentro de informação que você não sabe se precisa. 
Maximiliam Mendes
FOMO significa “Fear of Missing Out”, ou “medo de ficar por fora”. O termo abrasileirado é conhecido como Porforofobia, ou seja, o receio de perder alguma coisa e ficar de fora, algo que pode levar no mínimo a queda da produtividade, ansiedade em níveis elevados e até mesmo depressão.
Hoje em dia não é incomum vermos alguém sofrendo com a Porforofobia. Para você ter uma ideia, de 2007 até hoje, as formas de armazenamento mudaram muito. Antes tínhamos meios analógicos que ainda guardavam 75% de toda a informação da humanidade,  mas em pouco tempo, quase um suspiro em termos históricos, tudo mudou. Hoje temos um cenário completamente diferente onde boa parte da informação já vem através de formatos digitais e pela internet. O desenvolvimento das tecnologias vem sendo altamente acelerado nos últimos anos. O resultado: acesso fácil a qualquer informação e muita informação nova a cada segundo.
No mundo contemporâneo, é muito simples conseguir as respostas googlando, é difícil ficar por fora quando todo mundo posta todas as atualizações do que acontece no mundo ocupando os #trendingtopics do Twitter e as timelines do Face. Estamos conectados 24/7, nos relacionamos virtualmente. O vínculo a ‘web’ virou não apenas um costume, mas um vício.
Não estar na internet significa estar por fora, perder as novidades, perder oportunidades, ficar pra trás. Ficar ausente provoca pânico e terror em muitas pessoas, que por vezes nem percebem que estão sofrendo com a Porforofobia. Afinal, não está todo mundo aqui conectado também? Por que eu deveria me preocupar?
Você sofre de FOMO quando: 
  • Fica mal porque não consegue acompanhar tudo que está acontecendo dentro e fora das redes;
  • Crê que ter a informação é mais importante do que a informação em si;
  • Deixa de ser você mesmo para assumir um ser social;
  • Tenta ficar acompanhando todos os blogs, tweets e posts do Facebook deixando de fazer o que é prioritário no seu dia;
  • Perde preciosos minutos em redes sociais acompanhando pessoas que de nada te acrescentam;
  • Passa mais tempo no Whatsapp do que cuidando das suas demandas;
  • Acumula informações e mais informações montando pilhas de textos, fotos e conteúdos que você não tem tempo para checar.
Porforofobia é ficar com medo de estar ausente ao que acontece no mundo virtual. A internet é parte do nosso dia a dia e a muito tempo ela vem sendo mais do que um instrumento de trabalho. Mas gente, vamos ser honestos: nós nunca vamos conseguir dar conta de toda a informação produzida na internet pelos nossos amigos, conhecidos, ídolos, etc. É muita coisa pra dar conta! E além disso, todos temos nossos próprios projetos para cuidar e eles também consomem um bom tempo, concorda? O FOMO faz com que a gente deixe de fazer o que deveria estar fazendo pra dar conta de coisas que muitas vezes não vão acrescentar em nada em nossa vida.
Eu não frequento todas as baladas. Eu não consigo ler todos os blogs do momento. Eu não vejo todos os filmes que gostaria. Eu estou atrasada nas séries. Eu não sei o que está acontecendo na política 24 horas por dia. E eu vivo muito bem assim.
Uma coisa que eu quero que você entenda de uma vez por todas é: CONHECIMENTO É DIFERENTE DE INFORMAÇÃO! 
Informação gera custo e não agrega valor. Este custo é seu tempo muitas vezes. É pagar muito caro, não acha?
Conhecimento é informação que foi internalizada por alguém e colocada em prática, agregando valor a sua vida. 
Quem foca apenas em consumir informação está buscando uma alegria passageira. É igual cair de boca no bolo de chocolate quando passou a semana inteira de dieta. Depois bate uma culpa né? Buscar conhecimento é focar em algo permanente, algo que está focado a seu propósito. Consumir informação é focar em receber. Consumir conhecimento é focar em doar. E doar tem tudo a ver com executar a gratidão e cuidar da sua própria felicidade.

Nós estamos em contato frequente com um grande volume de arquivos digitais, sejam eles visualizados, reproduzidos ou compartilhados através de uma rede de informática ou internet. E quando gostamos muito de um assunto queremos saber tudo a respeito e muitas vezes nos perdemos no meio de tanta informação e decisão sobre o que ler.

Muita informação cansa e ter as informações corretas fará mais diferença na qualidade do seu trabalho, transformando informação em conhecimento. Esse tipo de escolha é de extrema importância para melhorar a sua produtividade, ter uma mente mais tranquila e eliminar a Porforofobia da sua vida. 
 
Boas práticas: 
 
  • Relaxe. Você não precisa responder tudo na mesma hora;
  • Tenha horários para checar plataformas específicas como email e Facebook;
  • Elimine distrações: notificações de email, redes sociais, abas do navegador, etc. Qualquer coisa que possa tirar sua atenção;
  • Decida consumir o que realmente quer consumir, o que é realmente importante, o que acrescenta, o que alimenta o seu conhecimento e o seu dia;
  • Elimine o que te causa ansiedade e stress;
  • Leia apenas fontes excelentes. Priorização é a chave.
O único medo que você deveria ter é de ficar por fora da sua própria vida. Vamos olhar um pouquinho pra dentro e encontrar o que de fato é importante?
Recent Posts
Comments
  • Luana Segato
    Responder

    Excelente materia! Parabens e muito obrigada.
    Luana Segato

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search