Simplifique sua vida digital

 In Destaque, Organização Digital

O digital é parte das nossas vidas de tal forma que o celular já virou um item que parece parte do nosso vestuário básico. Esquecê-lo em casa é motivo de desespero, medo e ansiedade. Nos comunicamos digitalmente, trabalhamos, fazemos compras, achamos entretenimento e informação, estabelecemos conexões, aprendemos sobre assuntos diversos, enxergamos o mundo, tudo isso digitalmente. Agora a pergunta que não quer calar é: todo esse tempo digital está sendo bem aproveitado?

Distrações são elementos presentes no nosso dia muito por conta da presença digital. Até nossas distrações internas acabaram sendo associadas com a tecnologia. Ouvir o celular tocando mesmo que ele não tenha emitido nenhum som, com certeza isso não aconteceu só comigo.

Atualmente tenho conversado com cada vez mais pessoas que expressam interesse em simplificar e organizar a vida digital, pra acabar com essa sensação de sobrecarga, pressão e stress. As estratégias para simplificar a vida digital são variadas, já que cada pessoa precisa adaptar essas estratégias ao tipo de vida que leva. Sei de histórias de pessoas que passaram 7 meses desconectadas, como outras que apenas desligam o modem no final de semana. E tem os exemplos mais próximos, de pessoas que colocaram limites na rotina para o acesso às telas, cuidam de suas caixas e evitam ter vários mensageiros instântâneos.

É claro que limpar suas caixas de entrada e manter seu computador organizado é importante, mas não adianta ter um monte de pastinha organizada no computador se o comportamento também não for revisto.

Qual é o seu mindset digital? 

A conscientização do problema é o primeiro passo para resolução do mesmo. Se essa questão já pipocou na sua cabeça, com certeza o seu mindset digital está mudando. Andar na mesma velocidade do mundo online é complicado, se manter por dentro, acompanhando todas as últimas notícias e novidades. Além de complicado, é muito cansativo e o pobre do cérebro nem ao menos tem tempo de processar as informações que recebeu para tentar tirar algo importante dali. No mais, ninguém é obrigado a lidar com esse excesso! Que tal uma vida digital minimalista?

Caso você nunca tenha pensado nesse assunto, eu peço permissão para colocar algumas perguntas na sua cabeça agora:

  • Quanto tempo por dia você precisa passar nos seus dispositivos digitais para  o seu trabalho?
  • Seu trabalho exige que você fique mais tempo conectado do que gostaria?
  • Quanto tempo você gostaria de ficar em redes sociais?
  • Em quais situações você poderia ligar ou estar presente ao invés de mandar uma mensagem?
  • Quando você tem um tempinho livre, quais são as coisas que você costuma fazer? Uma delas é pegar o celular?
  • Como você pode controlar sua vida digital?

Pensar nesses temas é muito importante para criar um sistema digital baseado em valores, onde você pode ressignificar o uso das tecnologias para o que é mais importante para você. As atitudes abaixo te ajudarão a formar um mindset digital produtivo.

  1. Analise o seu comportamento digital prestando atenção ao que você faz no dia usando seus aparelhos digitais. Instale o Rescue Time no seu computador e o Break Free ou Moment no seu celular para saber para onde está indo seu tempo. Questione-se se isso está de acordo com a forma que você quer passar o seu tempo.
  2. Diminua distrações eliminando notificações de mensageiros instantâneos, emails e outras redes. Uma notificação pode ser o suficiente pra te tirar de um estado de flow. Nesse caso, o que os olhos não vêem, a produtividade não sente.
  3. Engaje em atividades diversas como exercícios, criação de algo novo, tempo com a família, conversas com amigos, leitura de um livro. Perceba como você se sente nessas situações e quando estiver nelas evite o uso do seu aparelho celular.
  4. Organize seus dispositivos: computadores, smartphones, tablets. Organize seus arquivos em nuvem. Bagunça digital pode causar muito stress e perda de tempo.
  5. Faça algo real, no momento e que seja positivo, que traga alegria, para que você evite a presença do digital e consequentemente, os sentimentos de culpa e ansiedade que normalmente aparecem a partir disso.
  6. Cerque-se de informações que agregue valor ao seu dia. Elimine a gordura. Pessoas que você segue e não acrescentam em nada na sua vida ou que te deixam incomodada, não vale o espaço nas suas redes. #prontofalei
  7. Estabeleça limites pessoais que ajudarão você a controlar melhor o seu tempo e a bagunça (mental e digital). Por exemplo, estabeleça um limite para quantas vezes acessa o email por dia e atenha-se a ele para acompanhar os resultados.
  8. Esqueça o celular de propósito em casa e aproveite o mundo olho no olho. 😉

 


Quais dessas estratégias podem ser usadas no seu dia para simplificar sua vida digital?

 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search