O método Pomodoro vai ajudar você a focar mais nas suas tarefas

 In Destaque, Organização no Trabalho, Produtividade
Uma das coisas que me ajudou e me ajuda muito ainda a entender como posso produzir melhor foi conhecer como que o meu corpo funciona na hora que preciso dar conta de alguma tarefa. Não consigo por exemplo passar mais de 2 horas na frente do computador, minhas costas começam a doer, minha cabeça começa a ir pra longe, o rendimento cai. Observando os meus hábitos consegui entender como que posso gerenciar melhor o meu tempo e trabalhar de maneira mais eficaz.
Hoje em dia podemos contar com uma série de facilitadores para os nossos planejamentos, organização e produtividade. É claro que eles exigem disciplina para serem colocados em prática. Alguns possuem um nível de comprometimento alto para começar, como é o caso do GTD, mas outros como o Pomodoro tem um nível de comprometimento menor e é perfeito para aquelas pessoas que sentem que vivem na correria, que não possuem tempo suficiente para dar conta de todas as tarefas e que claro, se distraem até com uma mosca passando na frente (prazer, euzinha).
Pomodoro - GBOrganiza
A técnica pomodoro foi criada por Francesco Cirillo e é uma das queridinhas entre os hackers de produtividade. Cirillo criou essa abordagem para ajudá-lo nos estudos da faculdade, que precisavam de sua concentração. Se baseia em usar um timer de cozinha por um determinado período para ajudar a focar nas atividades, dividindo o seu foco com intervalos curtos de descanso.
Então se você é daqueles que vive procrastinando e não consegue se concentrar muito tempo em uma tarefa só, ou ainda, que é sempre atacado pelo vilão da multitarefa, o Pomodoro pode te ajudar bastante.
Como funciona
Com o pomodoro, você trabalha focado durante 25 minutos e tira um intervalo de 5 minutos. Neste intervalo você pode checar suas redes sociais, ir ao banheiro, dar uma alongada, tomar um café. Eu particularmente não gosto de usar o intervalo pra checar emails ou redes sociais, porque pra mim isso é uma armadilha imensa. Mas tenho clientes que adotaram o pomodoro e usam o período de descanso para verificar se chegaram mensagens e isso os deixa mais tranquilos.
Pomodoro - Gabriela Brasil
Depois de 4 pomodoros de 25 minutos você descansará 30. Saia para dar uma caminhada, leia um pouco. Não use os 30 minutos para ficar respondendo emails e mensagens porque isso não significa descansar! É hora de levantar da cadeira, dar uma boa espreguiçada, conversar com um colega de trabalho. Esse período de 30 minutos é ótimo até para ter as sacadas do trabalho que você estava lidando anteriormente. Muitas vezes esse tempo de distanciamento nos ajuda a observar e entender o trabalho com mais clareza.
Na prática, seria assim:
Trabalho Focado – 25 minutos
Descanso – 5 minutos
Trabalho Focado – 25 minutos
Descanso – 5 minutos
Trabalho Focado – 25 minutos
Descanso – 5 minutos
Trabalho Focado – 25 minutos
Descanso – 30 minutos
Quando comecei a utilizar o pomodoro eu trabalhava exatamente com a técnica dos 25 minutos, mas com o tempo fui percebendo que o tempo era pouco. Veja bem, a medida que você vai exercitando o seu foco, sua concentração vai ficando melhor e com o tempo você se sente capaz de concentrar por mais do que 25 minutos. E tudo bem se você ajustar o tempo do seu pomodoro para o que cabe melhor no seu dia. Atualmente eu trabalho com uma estrutura 50/10. Ou seja, trabalho 50 minutos e descanso 10.
A técnica pomodoro é tão bacana que você pode aplicá-la não apenas ao seu trabalho e estudos, mas em outras frentes. Tenho uma cliente que ajuda a filhota com a tarefa de casa usando o pomodoro, outro que usou o pomodoro para dar conta da organização da casa (um pomodoro dá pra colocar tudo no lugar, acredite!). Em 25 minutos é incrível o tanto de coisas que conseguimos fazer estando focados.
O pomodoro permite que você dê atenção ao que está fazendo naquele momento e não se distraia. Mas caso você se seja interrompido, por um pensamento, uma ligação ou até mesmo por alguém, mantenha sempre um caderninho do lado que você possa anotar a demanda, de forma que você não precise interromper o seu pomodoro. Quando o período do timer acabar, você pode dar conta de processar o que veio durante o período do pomodoro.
Atualmente estou usando o App Forest como tática de Pomodoro. Eu gosto do Forest porque ele me força a não mexer no celular (senão a plantinha que estou cultivando na minha floresta da produtividade morrerá). O App se molda ao tempo que você quer focar e está disponível para iOS. Além do timer de cozinha clássico, você pode usar o seu próprio alarme de celular, ou ainda um app específico para trabalhar com o Pomodoro.
There’s an app for that!
Marinara (Web)
Pomodone (Windows e Mac desktop)
ClearFocus (Android)
Você usa o pomodoro no seu dia? Me conta como funciona pra você nos comentários.
Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search