In Destaque

Quem aí aproveitou o carnaval pra estudar? 

Para alguns de nós o feriado foi apenas um stop, porque as aulas já começaram e pela frente ainda vem um longo semestre na escola, na faculdade, no mestrado, na pós graduação…

Muitas pessoas relatam possuirem pouco tempo para estudar. É o caso por exemplo de quem trabalha o dia todo mas estuda pra concurso no final do dia. Essa horinha é preciosa. Todo processo de aprendizado, mesmo o auto didata, passa por fases de pesquisa, interpretação e produção. Todas essas etapas consomem tempo e por isso mesmo, pensar em estratégias para otimizar o tempo de estudos é uma atitude inteligente, afinal, fazendo isso o estudo pode ser mais eficaz, rápido e profundo.

Aprender melhor envolve entender bem os seus ciclos de energia, como funciona a sua concentração, memória, quão motivado você está no momento que realiza suas atividades e quais técnicas melhor funcionam pra você. Hoje eu separei aqui algumas técnicas que podem ajudar.

Organize seus compromissos, tarefas e projetos

É muito mais simples estudar quando você tem um plano e sabe claramente quais atividades precisa se dedicar primeiro. Essa clareza vem quando você organiza os seus compromissos, tarefas e projetos em um local confiável, na qual você possa resgatar as informações no momento que precisar e que possa controlar prazos, datas de provas, entrega de trabalhos, apresentações, aulas, seminários, entre outras atividades.

Entenda a diferença entre compromissos, projetos e tarefas nesse vídeo.

Estabeleça um período para estudar 

Quando você não coloca na agenda não quer ver acontecer. Tempo não se tem, tempo se cria. Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa. Quer que eu continue com as frases clichês ou já podemos passar pra parte que estabelecer um período para estudar é pré requisito para o estudo acontecer? Você é o único responsável por essa decisão. Escolha um período no seu dia para estudar e busque seguir uma rotina de estudos. No início vai ser complicado assim como toda rotina nova que busca-se instaurar na rotina, mas vá analisando o que funciona e o que não funciona pra você até localizar um horário que atenta suas necessidades.

Tenha meta de estudos

Acho muito importante ter um plano de estudos que deixe bem claro qual é a prioridade. Digo isso porque todos os dias somos bombardeados por cursos novos, webinários, vídeos no YouTube e eventos. Ter uma meta de estudos é importante para que você possa focar e dar atenção ao que está estudando. Não adianta nada fazer um monte de cursos e não ter nem tempo de colocar o conhecimento em prática, sabe? Então é sempre bom ser realista levando em consideração o tempo de estudos disponível que se tem semanalmente, o que é prioridade e selecionar o que chega no meio do caminho.

Tome notas

Quando você realiza leituras ou assiste uma aula o seu aprendizado está sendo passivo e você corre o risco de não absorver a informação. Você não precisa reproduzir uma palestra no papel ou anotar tudo que o professor escreveu no quadro, mas fazer anotações é importante para fixar o conteúdo.

A diferença entre ler e estudar.

Preste atenção ao que o palestrante, professor ou mentor está enfatizando e utilize essa informação nas suas anotações. Puxe setas, faça mapas, desenhe, coloque a mão pra funcionar. O aprendizado ativo é importante porque ele estimula o cérebro a realizar novas conexões e dessa forma o aprendizado se consolida.

Revise as notas

Fichamentos, resumos, mapas mentais. Anotações merecem ser revistas e irão ajudar muito você a fixar a conteúdo. Vale a pena inclusive ler as anotações e ensaiar mentalmente o aprendizado como se estivesse explicando a uma outra pessoa.

Elimine distrações 

No momento que você estiver estudando, dentro de uma sala de aula, assistindo uma palestra ou em uma conversa, deixe o seu celular de lado. Essa é uma fonte de distrações e só a presença desse aparelho na mesa já é o suficiente pra te tirar o foco dos estudos. Experimente trabalhar com Pomodoros e acessar o celular nos intervalos.

Se você estuda em casa essa dica é mais importante ainda, pois em casa as distrações aumentam. É a TV, a geladeira, as pessoas, a cama, ou qualquer outra coisa mais interessante. Veja aqui algumas dicas para se organizar para estudar em casa.

Para cada hora aula, uma hora de estudo por dia

Eu gosto dessa lógica 1:1 para estudos. Para cada hora de aula, ou de palestra, uma hora de prática para validar o conhecimento. Aprendizado é conhecimento que foi colocado em prática. Ler é importante, anotar é importante, mas é a prática que consolida tudo isso e é na prática que realmente conseguimos sentir segurança sobre o conhecimento obtido.

Tente estudar de galera

Essa estratégia funciona para aquelas pessoas que gostam de companhia, de tirar dúvidas, de realizar brainstorm ou apenas, se motivam com a presença de outra pessoa realizando a mesma atividade. Muitos dos meus amigos que realizam doutorado possuem grupos de estudos que se reunem semanalmente apenas para “estudar juntos”, quando na verdade cada um fica ali no seu computador realizando o seu trabalho, impulsionados pela presença do outro.

Se você for como eu, pode gostar de ir a cafeterias ver gente e estudar. Uma musiquinha no fone, cheirinho de café e a produtividade aumenta na hora!

Cuide da sua energia 

Quando você não tem energia, dificilmente consegue render em alguma coisa, tô errada? Para se concentrar, memorizar e processar informações você precisa estar com a cuca fresca e energia. Isso é especialmente importante para quem está em tempos de entrega de TCC ou preparação para provas. Não é apenas antes da prova que o aluno precisa estar bem, mas ao longo do seu processo de estudos e entrega. Por isso, cuide do seu tempo e também da sua energia, pois são esses elementos chaves para quem quer não apenas aprender melhor, mas também viver melhor.


O que você faz para aprender melhor?

 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search