In Destaque

Difícil de acreditar que já chegou Dezembro de 2016, mas cá está ele. Apesar de muita gente não aguentar mais esse ano, ainda temos alguns dias pela frente e uma oportunidade de pensar em como fazer diferente e melhor no ano que vem.

Não sei como é este mês pra você, mas geralmente Dezembro é um mês de muita reflexão pra mim. É um momento meio de revisão e projeção ao mesmo tempo que faz com que eu pense na forma como realizei as coisas durante o ano e como a rota pode ser traçada para os próximos meses. Esse tempo é muito valioso porque me permite refletir e realinhar os projetos. Já tem muito tempo que caio neste mesmo ritual todo final de ano e a intenção desse edital é justamente fazer com que você, leitor do blog, possa aproveitar o mês de Dezembro para refletir sobre o ano que passou e traçar um novo plano, simples, personalizado e cheio de intenção para o ano que vem.

Organização é uma habilidade que todo mundo pode aprender. Mesmo. Todo mundo. Mesmo você que vive deixando o seu armário cheio de roupas sem dobrar é capaz de aprender a ser mais organizado. Mas assim como toda nova habilidade que você quiser aprender, organização é algo que precisará do seu empenho e comprometimento. Por mais tutoriais que você veja, modelos de sistemas, dicas de organização no Pinterest e sabe lá mais o quê, só o tempo e a prática vai mostrar o caminho da organização pra você. Por que? Porque todos nós somos diferentes e claro, podemos usar essa habilidade de maneira diferente no nosso dia a dia.

Você já ouviu alguém dizer que se sentiu menos estressado só porque organizou seus armários e gavetas? Uma das sensações mais relatadas pelos meus clientes é essa – a de leveza depois de colocar as coisas em ordem. Neurologicamente isso tem explicação. Quando organizamos os nossos espaços permitimos que o cérebro faça novas conexões, eliminando as coisas que entulham e recategorizando ou ressignificando os objetos que ficaram. Mas é claro que há níveis e níveis. O que é organização para mim poderia facilmente levar outra pessoa a pirar!

“Para um minimalista antimaterialista, a ideia de acumular mil parafusos e porcas que talvez sejam usados algum dia não apenas provoca estresse como contradiz a sua autoimagem. No outro extremo, os que são obcecados por questões de sobrevivência ficam estressados sem vinte galões de água e um suprimento de proteína embalada a vácuo que dure 45 dias. Esses dois tipos de pessoas existem, além de muitas entre os dois. É importante combinar seu estilo de organização com sua personalidade.” – Daniel Levitin

Dito isso, acredito que toda pessoa que esteja em busca de mais organização em sua vida deve começar a se questionar o porquê de desenvolver e se comprometer com essa atividade. Como o meu trabalho é justamente ajudar você a encontrar o que é importante e merece espaço na sua vida, gostaria que você se questionasse verdadeiramente sobre o porquê de querer ser mais organizado em 2017.

o-que-a-organizac%cc%a7a%cc%83o-representa-para-mim

Organização é uma atividade de rotina que você irá acrescentar no seu dia para que você ganhe o hábito de ser mais organizado. E é claro que para mudar um hábito você precisa acreditar que, mudando esse hábito você ganhará muito mais do que ganharia se continuar com sua vida bagunçada. Então vasculhe aí o seu interior, o que te faz querer ser mais organizado?

Eu me organizo porque tenho 24 horas no meu dia e quero aproveitá-las com o que faz diferença na minha vida e na vida das pessoas que eu amo. Me organizo porque quero tomar decisões melhores e de uma maneira mais segura. Me organizo porque quero ter uma vida tranquila, onde coisas não ocupam meus espaços, meu bolso e minha mente. Me organizo porque ao invés de correria, caos, stress e exaustão, eu gosto mesmo é de curtir as pequenas coisas que o meu dia me traz. A organização me proporciona alcançar paz. E eu não estou dizendo aqui que a organização é a cura pra todos os males, mas que ela é uma ferramenta poderosa de esclarecimento e que te ajuda a agir e alcançar os seus sonhos, o que eu não tenho a menor dúvida.

Você quer ser mais organizado porque acha que a tralha está travando você? Muita gente relata que a bagunça é o que impede de dar o próximo passo.

Você quer ser mais organizado porque acha que se organizando poderá aproveitar melhor o seu tempo? Muita gente desfruta de um dia mais tranquilo quando consegue se empenhar na organização de suas tarefas, agenda e projetos.

Você quer ser mais organizado para tocar um projeto grande pra frente? Organizar processos ajuda planos grandes a virarem realidade.

Percebe como encontrar o seu propósito é importante? Quando a gente não sabe o porquê está fazendo as coisas é simples de deixar de lado. Organizar não é apenas colocar coisas em ordem nos armários. Pense no resultado que você pode alcançar. Tenha ele em mente quando estiver realizando qualquer atividade de organização.

Aprender a se organizar é uma jornada que para uns pode ser mais simples e para outros mais complicada. Processos diferentes para pessoas diferentes, é isso aí. No entanto, qualquer pessoa que esteja embarcando nessa jornada, irá passar por 6 fases: o momento de encontrar o seu propósito, o desafio de priorizar e abrir mão de coisas que não fazem mais sentido, a fase de planejar para o futuro, a fase de praticar no presente (e ter cada vez mais claro o que funciona ou não), a fase de persistência onde a disciplina é a melhor amiga e claro a fase de paz onde desfruta-se e compartilha-se o aprendizado.

Jornada da Organização

Eu gravei um Webinário mostrando detalhadamente o que você vai encontrar em cada etapa da sua Jornada de Organização. Ele tem uma horinha e mostro exatamente as estratégias para você desenvolver este hábito e riscar esse objetivo da sua lista de metas para o ano que vem. Vale a pena dar o play!


Você já começou a se planejar para o ano que vem? Me conta nos comentários. 🙂

Recent Posts
Showing 4 comments
  • Eunice Gomes
    Responder

    Olá, Gabriela!
    Conheci o seu blog hoje. 🙂
    Excelente trabalho. Muitos parabéns!
    Também vi o seu webinário, muito obrigada por partilhar seu tempo e conhecimento. Vou implementar muitas das suas sugestões. 😉

    Bjs

    Eunice

    • Gabriela Brasil
      Gabriela Brasil
      Responder

      Olá, Eunice! Bem vinda!
      Muito obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz que tenha curtido o webinar.
      Até a próxima!
      Beijos.

  • Aline Pereira
    Responder

    Gabriela, adoro sua forma de escrever leve e simples sobre o tema, sou uma pessoa que gosta de organização, mas que precisa muito de direcionamento, para poder usar de uma forma que traga ainda mais resultado, gostei muito da questão do propósito e priorização. Obrigada. Beijo

    • Gabriela Brasil
      Gabriela Brasil
      Responder

      Aline, obrigada pelo seu comentário! Espero vê-la mais vezes por aqui. Conte comigo, se quiser deixar suas dúvidas quem sabe elas não viram conteúdo por aqui? Um beijo1

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search