A diferença entre ler e estudar

 In Destaque, Organização Pessoal

Minha mãe me ensinou a estudar apenas com uma dica: anote o que você está aprendendo. 

Leio bastante hoje em dia, cerca de uns 3 livros por mês.  Tomei uma série de atitudes para incluir o hábito da leitura no meu dia a dia e hoje por pelo menos 30 minutos eu consigo ficar com meu Kindle nas mãos e ler tranquilamente. Mas esse tempo é um tempo de leitura, o que não significa que eu estou estudando.

Estou pontuando isso porque vejo que é muito comum a confusão entre tempo de leitura e tempo de estudo, principalmente para quem é estudante, mas leitura e estudo não significa a mesma coisa. Vou explicar melhor.

O aprendizado é uma reunião de habilidades e comportamentos. A leitura é uma forma de estudo passivo, onde você lê e retêm a informação. Mas esse conhecimento pode facilmente ser esquecido dessa forma. É quando entra por um ouvido e sai pelo outro e com certeza já aconteceu com você!

Quando pensamos em estudo falamos de um processo ativo, onde o aprendizado não fica apenas na cabeça, ele é processado, anotado, falado, ensaiado, permitindo que o cérebro realize conexões e faça com que o conhecimento seja consolidado. Aprendizado ativo é quando você se envolve mais. Quando você está apenas lendo um livro ou assistindo uma aula isso é um aprendizado passivo. A partir do momento que você processa é quando o estudo acontece.

A leitura também é uma forma de aprendizado, mas aprendemos muito mais quando o estudo é ativo. E para estudar ativamente é preciso fazer marcações, grifar, anotar, recitar, ler em voz alta, fazer resumos, mapas mentais. Existem diversas técnicas de estudo que exploram o aprendizado ativo.

Várias pessoas relatam facilidade de se lembrar de conteúdos quando estudam ativamente. Eu mesma vivo dizendo que tenho memória visual porque lembro até o formato da letra que escrevi o conteúdo no caderno. Tem gente que gosta de fazer esquemas coloridos em cartolina e deixar tudo bem a vista. Isso também é ótimo! Independente da forma como você faz suas anotações, busque maneiras de estudar ativamente.

E ah! Isso não vale só pra estudos de escola, faculdade ou cursos não! Se você anotar todo final de dia o que aprendeu ao longo do seu dia, vai permitir novas conexões e fundamentar o aprendizado! Para aprender com mais eficácia coloque as mãos pra funcionar.

 


 

 

 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search