Como organizar o Facebook

 In Destaque, Organização Digital

Print

Nas minhas consultorias eu trabalho com todas os setores que abrangem nossa vida digital, incluindo arquivos digitais, aparelhos digitais, emails, redes sociais, backup, entre outras coisas. Gosto de dar atenção especial aos desperdiçadores de tempo digitais, porque sei que isso pode tomar boa parte do tempo precioso que meus clientes possuem.

A presença de brasileiros no Facebook não para de crescer, correspondendo hoje a mais de 45% do total da população (mais de 92 milhões de pessoas). Muitos brasileiros acessam a rede para se conectar com amigos, mas também para mostrar negócios. Porém, no topo da lista dos desperdiçadores de tempo, sabe quem aparece? Ele mesmo.

Não é difícil se perder e ficar navegando sem rumo nas timelines do Facebook. Na verdade, isso é fichinha. Para se perder no Facebook, basta estar vivo.

Ou… desorganizado.

Descubra o tamanho do seu vício no Facebook usando essa ferramenta.

É claro que existem estratégias para ajudar as pessoas a usarem melhor o Facebook, utilizando a ferramenta com mais propósito. Compartilho aqui algumas dessas estratégias:

1. Estabeleça horários e limite o tempo de acesso a rede

Deixar o Facebook aberto é uma armadilha, porque toda hora que chega uma notificação nova você fica tentado a ver. É importante avaliar quanto tempo por dia é necessário ficar no Facebook. Eu por exemplo, preciso de pelo menos 30 minutos para checar a timeline de melhores amigos e família e me atualizar nos grupos que participo. Incluo este intervalo no meu bloco de respostas e durante o dia evito responder coisas no Facebook.

2. Não tenha o app no celular

Primeiro porque o app do Facebook é um super consumidor de bateria, segundo porque o app no celular pode ser mais uma chamada pra distrações desnecessárias. Uma alternativa pra quem quer manter o app no celular é remover todas as notificações para que pelo menos, não seja chamado o tempo todo pelo app.

3. Siga apenas páginas relevantes 

Pra que seguir páginas que só fazem volume de informação que você nem consegue acompanhar? Imagine que cada post de página no seu feed de notícias é uma carta. Como seria isso empilhado? Você dá conta de ler tudo? Se não dá, elimine!

4. Configure sua lista de interesses 

Lista de interesses são uma forma de organizar coisas que você acha interessante no Facebook. Dá pra criar suas próprias listas ou  seguir as listas de outras pessoas. Fazendo listas, as publicações mais relevantes aparecem no seu feed.

5. Evite notícias no Facebook, prefira assinar feeds
Se você acompanha algum blogueiro por Facebook ou qualquer outra página que tenha publicações certinhas, é melhor passar essa assinatura para uma agregador de feeds. Isso vai te deixar menos ansioso, porque não terá o receio de perder alguma informação, já que tudo que está no feed fica salvo até você ver.
6. Automatize ações
Sabe quando alguém te marca em uma foto no Facebook e você quer guardar aquela imagem? Sabia que essa foto pode ser salva automaticamente em uma nota no Evernote ou no Dropbox? O IFTTT ajuda você com essas automatizações, fazendo com que ações que antes nem eram executadas, possam ser.
7. Bloqueie o feed de notícias
Se você é como eu que gosta de prevenir ao invés de remediar, vai curtir a extensão News Feed Eradicator, porque ela esconde seu feed e assim você nem fica tentado a ficar navegando sem rumo.
8. Faça listas de amigos
Quando você cria listas de amigos a sua navegação fica mais direcionada. Diariamente eu acesso minha lista de amigos e família pra saber o que está acontecendo com as pessoas mais importantes pra mim. Semanalmente eu dou uma navegada em outras listas pra não me sentir por fora. Isso dá uma boa otimizada na minha navegação e consigo manter contato com meus amigos do Facebook, afinal, eles não estão lá pra fazer volume.
9. Mantenha seu perfil atualizado
Hoje em dia muitas pessoas usam Facebook como cartão de visita para networking, se esse for o seu caso busque atualizar o seu perfil com frequência e deixe seus contatos acessíveis no perfil. Se o seu perfil estiver bloqueado para assinaturas, considere se vale a pena abrir essa função.
10. Faça uma limpeza com frequência
É natural que mesmo depois de organizar a gente siga novas páginas e adicione novos amigos. Por isso ficar de olho nessa limpeza é sempre importante, pra avaliar se o que está no seu Facebook é algo que traz valor mesmo. Quando me refiro a limpeza quero dizer eliminar o que não faz diferença, o que é inútil.
E para aqueles que tem receio de eliminar algumas páginas ou pessoas do seu perfil, há sempre a opção de “ocultar do feed”, o que já é um super adianto. E bem, o que os olhos não veem, não abala a produtividade.😉

 Você acha importante organizar o Facebook? Conta aqui pra mim nos comentários.
Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search