In Destaque
“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa que você irá focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras coisas boas, ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.”
Steve Jobs


O dia tem as mesmas 24 horas para todo mundo, dessa forma, é complicado dizer que nós administramos o tempo. Não dá pra pegar 4 horinhas de um dia e jogar no outro. Assim como não dá para diminuir as horas do fim de semana e espalhar nos dias úteis. Não não podemos controlar o tempo, mas felizmente, nós podemos controlar as nossas escolhas. Assim, a chave para o sucesso não está nas coisas todas que fazemos e sim naquilo que fazemos com excelência, onde escolhemos depositar nossa energia, o que decidimos priorizar.


Priorizar pode ser difícil no início, mas é onde está toda essência da produtividade. Muitas vezes você vai precisar abrir mão de alegrias passageiras para cuidar da felicidade permanente. O que eu quero dizer com isso é que muitas vezes nós damos atenção ao que traz alegrias imediatas, ou prazeres imediatos: como sentar no sofá e ver um filme ou ainda, ir para a festinha com os amigos no dia que você precisava adiantar o trabalho da faculdade. É legal na hora, dá prazer, mas e o peso que pode bater depois? Quando a gente foca estamos dando atenção ao que é mais importante e fazendo isso trabalhamos para os resultados que nos levarão ao próximo patamar da nossa vida, do contrário a sensação é de sempre estar rodando num carrossel sem sair do lugar.


É preciso saber o que é mais importante. O mundo vai o tempo todo gritar pra você: Ei, isso aqui é importante! Opa, isso daqui também! E mais isso. E isso aqui. A pergunta chave que você precisa se fazer é: quais são as áreas que sou responsável e o que é mais importante dentro de cada uma dessas áreas? Quando você trabalha no que é mais importante em cada área, aos poucos vai saindo do carrossel.


Resumo da história: para melhorar o seu foco é fundamental que você seja criterioso com o que considera mais importante. Ao trabalhar no que é mais importante, você saberá tomar melhores decisões e focar no que realmente fará diferença no seu negócio, no seu emprego, no seu projeto, nos seus estudos. Isso por si só elimina uma série de distrações, dúvidas e tempo perdido. Mas há outras práticas que você pode adotar no seu dia para melhorar o seu foco, vamos a elas:


  1. Desligue as notificações enquanto estiver trabalhando em algo importante, dessa forma você elimina uma série de distrações;
  2. Glicose ajuda o seu cérebro a focar, então uma barrinha de chocolate pode dar uma forcinha;
  3. Use uma boa cadeira. Não é a toa que os chefes / líderes sempre tem aquelas cadeiras lindas e confortáveis;
  4. Deixe o seu pet ficar do seu lado. O carinho deles pode incrivelmente melhorar o seu foco e diminuir o stress;
  5. Seja adepto das listas e mantenha elas sucintas. São as listas que evitam que você fique o tempo inteiro pensando em qual o próximo passo a tomar;
  6. Escute música. Música clássica pode ser uma boa pedida, mas se você concentra bem com eletrônico, tudo bem. Qual o tipo de música que te deixa super produtivo?
  7. Mantenha sua mesa organizada. Porque no meio da bagunça, quem consegue focar mesmo?
  8. Desligue tudo o que você não está usando. Tudo bem, não dá pra desligar o celular, mas dá pra deixar na gaveta, vai?
  9. Trabalhe com pomodoros e ao final do dia avalie o seu desempenho e o quanto conseguiu realizar. O resultado vai te dar energia para os próximos dias de trabalho;
  10. Recompense suas conquistas. Vale se abraçar, tirar um cochilo, parar para olhar a paisagem. Celebre suas vitórias com o que te dá prazer.

Aplicando essas dicas diariamente você estará dando mais brecha para o foco acontecer. Bom trabalho!
Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search