In Mindset Produtivo

De acordo com um estudo realizado em 2012 na Universidade de Miami, feito com profissionais do setor de tecnologia, ouvir música no trabalho pode sim melhorar a produtividade dos funcionários, mostrando que ao escutar canções, conseguiram realizar tarefas mais rapidamente e encontrar ideias melhores. Além de manifestar bom humor ao trabalhar com música.

Na verdade, eu já ouvi diversas opiniões em relação a trabalhar escutando música. Já tive clientes que relataram que o fone de ouvido muitas vezes é um sinal para os colegas de trabalho que aponta “Gente trabalhando por aqui, não incomode!”. Conheci pessoas que inclusive colocaram o fone de ouvido na orelha mesmo sem música apenas para dizer que estava escutando algo e por isso não estava ouvindo os chamados.

A música pode ajudar então a eliminar outras distrações? Sim! Mas ela mesma pode ser uma distração em si. Por isso, se você é do tipo que produz bem com músicas, assim como eu, pode e deve organizar músicas que te motivem a ser mais produtivo.

“A música ativa regiões emocionais do cérebro como concentração, bem estar e foco. No entanto, não existe uma fórmula musical, pois cada pessoa possui um histórico de repertório e os resultados podem ser diferentes para cada um.”
Wanderley Alvez – Musicoterapeuta

Ouvir música no trabalho precisa ser um caso pensado. É preciso avaliar o seu gosto, se o som escutado realmente te trará mais concentração, etc. Pessoalmente, eu gosto de trabalhar com listas específicas para tipos de trabalho específicos. Como trabalho muito com blocos de tempo (criação, estudos, processamento), cada um desses blocos de tempo acabam encaixando em um mood musical diferente, o que me leva a focar nas tarefas e melhorar a minha produtividade.

É tudo questão de escolher a música certa.

Eu uso o Spotify como meu streaming de música. Sou assinante Premium e tenho o aplicativo em todos os meus dispositivos, conseguindo salvar listas offline para diversas situações, e claro, elas vão variando de acordo com meu humor e com o momento que estou passando.

Ultimamente, estas são as listas que venho usando no meu trabalho:

Modo Criação – Uma lista com músicas calmas, acústicas, que me inspiram na hora de escrever, analisar materiais e realizar processos criativos no geral.

Criação

Modo Hard Work – Porque chega aquela hora que bate a Rihanna louca gritando Work Work Work e essa lista dá um gás na produção.
Hard Work
Modo Foco – Quando estou criando algum material para um cliente, ou fazendo propostas e conteúdos que necessitam de uma maior atenção, eu jogo logo essa lista. Não se espante se você encontrar várias batidas eletrônicas aí no meio, o tuntz tuntz faz maravilhas no meu cérebro. Rs
foco
Modo Estudos – Eu tenho duas listas para o modo de estudos. Uma para estudos mais tranquilos, como exercícios de inglês, resumos de materiais de organização e produtividade, etc. Para este momento eu uso uma lista de concentração, com músicas instrumentais (se houver letra na música eu me perco no estudo).
Concentração
Meu outro modo de estudos é o de leitura. Eu lembro bem como eu rendia quando lia na praia (saudades Meu Rio <3). Então, pode parecer meio doido (meu marido riu quando me viu fazendo isso), mas eu leio com essa lista com os sons do mar. Sério, minha concentração fica grata e eu consigo ler muito fazendo isso.
leituras
Modo Revisão – Todo dia eu tenho um momento para revisar as coisas que realizei, responder notificações em aberto e planejar o dia seguinte. Essa é minha lista de revisão atual.
Eu gosto de montar minhas próprias listas, mas estou sempre navegando pelas listas do Spotify para encontrar coisas novas. Nesse sentido, as descobertas da semana me ajuda muito, pois é uma seleção feita de acordo com o que ando escutando. Já acostumei na segunda feira a colocar ela pra tocar enquanto começo a minha semana.
descobertas
O que você escuta quando está trabalhando?
Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search