In Destaque, Organização Digital

Ana acorda todo dia às 07:00 am, contando com a ajuda do despertador do celular. A primeira coisa que Ana faz antes mesmo de levantar da cama é checar suas redes sociais. É comum inclusive, perder a hora e precisar correr mais do que gostaria pela manhã. Enquanto o café fica pronto, ela abre o Google Calendar no celular para checar os compromissos do dia. Tomando o seu café, Ana dá uma olhada nas notícias. No caminho da casa para o ponto de ônibus, Ana coloca os fones de ouvido e escuta uma playlist no Spotify, onde ela pode escolher o tipo de música que deseja ouvir, de acordo com seu humor no dia. No ônibus, Ana aproveita o tempo de deslocamento para responder os seus emails.

Ao chegar no trabalho Ana começa a realizar as demandas do dia, participando de reuniões e se comunicando com a equipe via email, mensagens e redes sociais. Por várias vezes, Ana é interrompida ao longo do dia por mensagens no Whatsapp. Isso a leva a multitarefar e perder o fio da meada em relação ao que estava trabalhando, a fazendo pensar sobre como o celular pode estar interferindo na sua produtividade.

Ao chegar em casa Ana faz uma rápida pesquisa no Google em busca de uma receita prática e rápida de fazer. Deixa o seu celular do lado e vai seguindo o passo a passo da receita.

Antes de ir deitar Ana dá mais uma olhada no Google Calendar para saber dos compromissos de amanhã, navega nas últimas atualizações dos amigos e ansiosa, checa mais uma vez o seu email do trabalho. A última coisa que faz no dia é programar o despertador do celular para o dia seguinte.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

É fácil se identificar com a história acima, não é? A internet e o uso de aparelhos móveis são populares, principalmente nas novas gerações, mudando a forma de trabalho e de relacionamento das pessoas. O trecho ilustra momentos do dia da Ana, mas vários brasileiros seguem este mesmo ritmo.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em 2015 revelou que os brasileiros desbloqueiam o celular, em média, 78 vezes ao dia. A média das mulheres é ainda maior: 89 vezes ao dia. Os homens ficam com 69. De acordo com a faixa etária a frequência também muda: pessoas entre 18 a 24 anos desbloqueiam o celular 101 vezes ao dia e pessoas de 45 a 55 anos, 50 vezes ao dia. Eis mais alguns dados interessantes da pesquisa:

– Nos 5 primeiros minutos ao despertar, 57% dos brasileiros já verificam o celular;
– 81% das pessoas usam smartphone conectado ao Wi-Fi ao invés do 4G (14%);
– Para 67% das pessoas a principal atividade realizada no aparelho é bater fotos, em segundo lugar fica acessar as redes sociais (55%) e visualizar vídeos curtos (40%).
– 56% nunca realizaram uma transação financeira pelo smartphone e somente 17% acessam a conta bancária todos os dias pelo aparelho;
– 70% dos entrevistados diz que o WhatsApp é o aplicativo mais usado.

Quando falamos de organização digital, estamos pensando em colocar arquivos em ordem nos dispositivos e também adequar aplicativos e ferramentas digitais para as demandas do cotidiano. Não é necessário ser um expert em informática e tecnologia para ter seus dispositivos organizados. E mais importante ainda: não é porque você tem um smartphone que sua vida pertence a ele.

A cada dia passamos mais tempo online, conectados, seja via computador ou celular. A organização é uma ferramenta importante que também reduz o impacto desse comportamento online em nossas vidas, em nossas relações e no nosso trabalho. A organização é, inclusive, uma ferramenta importante para otimizar a nossa vida digital, fazendo com que ela trabalhe a nosso favor e percamos menos tempo online.

Para ser mais organizado e produtivo é fundamental que você aprenda a passar mais tempo offline.

Você sabe o que é Organização Digital?

Estamos em contato frequente hoje em dia com um grande volume de arquivos digitais, sejam eles visualizados, reproduzidos ou compartilhados através de uma rede de informática ou pela internet. Dependendo da forma como esses arquivos são recebidos, processados e organizados, eles podem trazer benefícios ou prejuízos ao nosso cotidiano.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem, realizada pelo IBGE em 2015, o crescimento da utilização de smartphones vem crescendo nas casas dos brasileiros. A posse de telefone celular para uso pessoal aumentou 4,9% em 2014, ou seja, 6,4 milhões de pessoas a mais em relação ao total de 136,6 milhões de pessoas.

O celular nos permite uma série de benefícios quando usado de forma adequada no nosso dia a dia, nos ajudando a ter controle sobre nossas vidas e atividades. Mas pelo fato de ter o mundo nas mãos, muitas pessoas se comprometem com muito mais coisas que conseguem lidar. Não adianta ter um super smartphone na mão se tudo que ele faz é sugar o seu tempo!

Aprender a organizar sua vida com o smartphone significa:

1. Utilizar um aparelho que seja adequado as suas demandas. Isso não significa ter sempre o último modelo de smartphone. Muitas vezes um aparelho de R$ 500,00 já pode fazer maravilhas pela sua produtividade.

2. Usar redes sociais de forma consciente, de forma a perder menos tempo e energia. O celular é que precisa estar disponível para você usá-lo quando quiser e não o contrário. Não fique disponível para responder no tempo que ele quiser, ou seja, de acordo com a demanda de outras pessoas.

3. Aprender a lidar com notificações. Esse aspecto complementa o item anterior. Você precisa ativar notificações apenas para o que interessa. E não me venha com essa de que todo grupo do Whatsapp é importante porque eu sei que não é!

4. Conhecer os aplicativos que melhor funcionam na sua rotina. Simplesmente porque não há necessidade se termos uma coleção de aplicativos que não usamos. Aplicativos no celular ficam muitas vezes, rodando em segundo plano e consumindo recursos de processamento, bateria e espaço no seu aparelho.

5. Entender o seu papel ativo quanto ao uso da tecnologia. O smartphone é para te ler o que gosta, olhar o que quer, administrar suas rotinas. Quanto você tem um papel passivo em relação a tecnologia ela vai te sugar para um buraco negro difícil de sair.

É claro que ter uma vida digital organizada abrange muitos aspectos, desde entender quais são seus problemas a serem tratados, como conhecer bem o seu dispositivo digital, como lidar com o volume de informações diárias, como evitar a multitarefa, como estruturar um sistema de organização eficiente que fique acessível em todos os seus dispositivos, a forma correta de se utilizar uma agenda, como evitar distrações, como se planejar e executar diariamente, como organizar arquivos digitais diversos (fotos, textos, vídeos), como assegurar suas memórias, como utilizar aplicativos para te ajudar em diversas áreas da sua vida. A organização digital abrange uma série de tópicos de tudo o que diz respeito a sua Vida Digital, afim de trazer mais produtividade e tempo no dia a dia.

Pensando nisso, elaborei em parceria com a OZ! Organize sua Vida um novo curso, online, para te ajudar a colocar ordem na sua vida digital de uma vez por todas! Este curso conta com mais de 11 horas de conteúdo em vídeo e um material abrangente para que você consiga se organizar com a ajuda do seu smartphone. O curso ficará disponível em breve para compra.

Cadastre-se para receber o meu Ebook Gratuito Organização Digital na Prática, onde você encontrará 40 dicas sobre como Organizar sua Vida Digital e receberá mais informações sobre o Curso Online Aprenda a Organizar sua Vida Digital com o Smartphone, que será lançado em pouco tempo. Só clicar aqui.

Estou ansiosa para compartilhar com você tudo que venho aprendendo e aplicando junto aos meus alunos e clientes. Nos últimos anos venho recebendo feedbacks positivos sobre como a organização digital trouxe melhorias na produtividade e relacionamento das pessoas. Que tal também fazer parte desse time?

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search