In Vida Simples

Moro dentro de uma universidade e a convivência constante com estudantes e pesquisadores me leva a observar bastante a forma que as pessoas estudam e se organizam para estudar. Aqui na Universidade tem de tudo: biblioteca que ninguém dá um pio, gente de computador e livro aberto na grama tomando sol, aluno em cubículo cercado de monitores, gente escrevendo na cafeteria.

As pessoas são diferentes e estudam de maneiras diferentes. O que é  importante mesmo é que cada pessoa encontre o ritual que permita o estudo ser efetivo. Em relação ao espaço, ele deve agradável e receptivo. Para organizar o seu espaço de estudos leve em consideração o seguinte:

Identificação do espaço de estudos

Dê preferência a um local que possibilite que você se concentre, que seja silencioso e que tenha possibilidade de fechar a porta. É importante que este ambiente seja bem iluminado e bem ventilado, para que seja agradável de permanecer nele. Caso a iluminação não seja muito boa, providencie luminárias. A iluminação é essencial e pode afetar a sua performance. Procure colocar sua mesa em um lugar que a luz venha do seu lado esquerdo se você for destro. Dessa forma a luz não vai bloquear a sua escrita. Ter plantas no ambiente também é uma boa, pois deixa o ar mais puro.

Veja um painel cheio de inspirações para organizar um Home Office

Uso de uma cadeira confortável 

Ficar sentado usando uma cadeira desconfortável causa danos a curto e a longo prazo. Se você passa boa parte do seu dia sentado estudando, providencie já uma boa cadeira. Dê preferência a uma cadeira que tenha um bom suporte para suas costas, que seja levemente reclinável e que permita os braços de descansar. É importante que seus pés encostem no chão e a cadeira tenha um bom suporte para sua lombar.

E que tal estudar usando uma bola de Pilates? Tenho visto muitas pessoas aqui estudando dessa forma. Outro dia desses eu experimentei e gostei bastante! É um pouco desajeitado no início mas você acaba pegando o jeito e treinando a postura. Retomar a consciência a respeito do corpo no momento de trabalho e estudos é um ótimo exercício.

Organização do material de suporte

Todo estudante tem muito material de referência e suporte. Anotações de aula, apostilas, livros, resenhas, xerox. No momento que uma referência precisa ser localizada é bom que ela esteja em um arquivo bem organizado. Esse arquivamento pode ser digital ou físico e a dica é válida para os dois suportes. No entanto, se você tem papelada, pense bem na forma como essa papelada é guardada nos seus espaços, se fica em cima da mesa, jogada em caixas ou em pilhas, porque isso pode tirar sua atenção enquanto você está estudando. Use pastas, tenha ficheiros, digitalize e organize seus materiais de suporte para que eles sempre estejam fáceis de serem acessados.

Aromatização do ambiente

O cheiro do local que você estuda também é muito importante e você pode aromatizar o seu ambiente de acordo com o que você tiver necessidade e gostar. A lavanda por exemplo, ajuda a aliviar o stress. Aromas cítricos transmitem energia. Alecrim é bom para retenção da memória e por aí vai.

Elimine o mofo do ambiente de estudo e como citado na primeira dica, deixe o ambiente ventilado para que o ar seja agradável. Plantas ajudam muito a melhorar a qualidade do ar. Enquanto algumas pessoas preferem purificadores de ar, outras vêem nas plantas uma alternativa mais em conta, além de deixar o ambiente  mais bonito!

Organização da mesa

Deixe na sua mesa apenas os itens que você utiliza com frequência, como canetas e post its. Usar cestinhos e organizadores é interessante e pode deixar não apenas a mesa organizada, mas também as gavetas. Separe os materiais de forma a localizar com facilidade no momento que precisar deles. Evite colocar muitos objetos que te distraiam na sua mesa e também evite deixar papelada acumulada sobre ela.

Garrafinha de água a disposição

Água faz bem pra concentração. Dizem que se colocar um limãozinho a energia e o ânimo aumentam. Eu não sou expert em nutrição pra saber, mas se há algum efeito placebo, ele de fato funciona comigo. Rs

É muito importante ter a garrafinha que fica na mesa e que ela não saia de lá pra não correr o risco de você esquecer. Antes de começar a estudar encha a garrafinha e deixe ao seu lado.

Todas essas dicas são para deixar o seu ambiente de estudos mais agradável e confortável para você aprender e produzir melhor. O seu ambiente de estudos está organizado ou merece mais atenção?


Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search