4 dicas para montar um planejamento eficiente para o novo ano

 In Cursos e Workshops, Destaque, Gestão do Tempo
Se você é uma dessas pessoas que fazem listas de resoluções no ano novo mas nunca consegue cumprir as promessas que fez, então este post é pra você. Nessa época de fim de ano ficamos animados querendo começar o ano com uma energia nova e aproveitar essa motivação em alta para tocar os nossos projetos. Mas isso já aconteceu antes e já falhamos antes. Por que seria diferente no novo ano?

 

Não quero substituir sua motivação por desânimo, longe disso. Quero primeiro que você visualize que apenas reclamar não vai te levar a lugar nenhum e que é um plano eficiente e não apenas desejos que vão te levar a realização dos seus objetivos. Essas informações que eu vou te dar são valiosíssimas e evitará que você chegue novamente em dezembro com essa sensação que não fez nada o que queria.

 

Eu não gosto de lista de resoluções. Há alguns anos eu trabalhei com essas listas e mais de uma vez acabei incluindo algo que eu ACHAVA que queria pro meu ano, e não algo que eu de fato PLANEJEI pro meu ano. É claro que muitas vezes esses achismos foram promessas não cumpridas que me geraram frustrações, mas ao mesmo tempo, aprendizado. Aprendi que há algumas razões que fazem com que a gente não cumpra as promessas da lista, como:

 

Estabelecer metas muito abrangentes. Se uma das suas metas for, por exemplo: “se tornar mais organizado”, esta é uma meta muito ampla. Uma meta mais realista seria “estabelecer um fluxo de organização que funcione diariamente para execução de tarefas”. Outro exemplo, “passar mais tempo com a família” é abrangente, mas “passar x horas com a família durante a semana” é mais palpável.

 

Estabelecer muitas metas não é uma boa ideia. Tem gente que no mesmo ano quer parar de beber, ser mais organizado, parar de fumar, arrumar um namorado, correr uma maratona, escrever um livro, terminar o mestrado, começar a tocar um instrumento, reformar a casa. CALMA, AMIGO. Você é só um! Se você tem um monte de coisas na sua lista, pode correr o risco de não fazer nada!

 

Estabelecer metas não realistas também não dá. Se você gosta muito de doces como eu, não vai conseguir parar de comer açúcar de uma hora pra outra! É bom colocar o pé no chão pra entender como começar aos poucos. Ao invés de “parar de comer açúcar”, que tal um “substituir chocolate por frutas na hora da sobremesa”?

 

Ser pessimista faz com que você desista dos seus planos. Você precisa de metas realistas para acreditar e fazer de tudo para que elas aconteçam. Quando você aproxima suas metas da realidade, você traz elas pro seu mundo e consegue ser mais positivo em relação a realização.

 

Sabendo disso, aqui vão 4 dicas para você montar um planejamento de ano novo prático e eficiente:

 

1. Se comprometa com os seus sonhos. Se não for você, quem mais fará com que os seus sonhos se tornem realidade? Pare de viver a vida dos outros e se comprometa com os seus sonhos.

 

2. Estabeleça quais são seus principais objetivos para o ano. Você precisa pensar a longo prazo para entender o que será necessário realizar no próximo ano para chegar lá. Por exemplo, daqui há 2 anos eu quero começar a fazer uma especialização nos EUA. Como o processo de seleção aqui é bem diferente, eu tenho que fazer um monte de coisas antes para chegar neste objetivo. Primeiro, eu preciso aprimorar muito meu Inglês, tenho que trabalhar aqui pra construir recomendações, tenho que construir uma carreira aqui e montar uma nova rede de clientes. Eu não vou realizar esta especialização em 2016, mas eu posso fazer muita coisa esse ano que vai me ajudar neste processo lá na frente. Isso sim é se comprometer com os seus sonhos – saber onde você quer estar a curto e a longo prazo.

 

3. Tenha um mapa. O seu mapa é o seu plano de ação com as próximas ações que você precisa executar para alcançar seus objetivos. O que você faz hoje precisa estar de acordo com o seu mapa, assim como o que você fará no próximo ano precisa estar de acordo com este mapa também. Caso você esteja cumprindo tarefas que não estejam relacionadas as suas metas é porque você não está seguindo o seu plano.  Não desperdice o seu tempo vivendo uma vida que não é a sua. Defina os próximos passos e inclua prazos no seu calendário. Este plano de ação é adaptável e você pode modificá-lo sempre que precisar. Até porque, estamos sempre mudando, então nosso planejamento também pode mudar.

 

4. Tente focar em novos hábitos. Hábitos que você pode começar aos poucos e ir se acostumando ao longo de 2016, até que se tornem algo rotineiro.

 

Resolução de ano novo? Eu tenho uma:

 

 

Foco nos objetivos!

 

 
Eu quero que você comece a viver seus sonhos e que 2016 seja um ano cheio de conquistas pra você. Eu acredito fortemente que quando você se organiza, você aprende a aproveitar o caminho e vive seus dias com muito mais felicidade. Pensando nisso eu preparei um Webinário gratuito com dicas para você montar o seu planejamento para 2016. Se você gostou dessas dicas de hoje, não pode perder o Webinário Planejando 2016 que acontecerá nessa sexta feira, dia 18/12 às 19:00, neste link.

 

Não espere que a felicidade caia do céu. Crie o melhor ano pra você e faça acontecer. Eu acredito e você?

 

Um beijo e até a próxima.

 

 

Recent Posts

Leave a Comment

Receba minhas dicas de organização pessoal em sua caixa
INSTAGRAM
FACEBOOK
Contato

Envie um e-mail e entrarei em contato em breve

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search